Estudo de Salmos 135:6 – Comentado e Explicado

O Senhor faz tudo o que lhe apraz, no céu e na terra, no mar e nas profundezas das águas.
Salmos 135:6

Comentário de Albert Barnes

Tudo o que o Senhor quisesse – Deus é um soberano absoluto. Ele formou um plano e o executou. Ele fez o mundo como ele escolheu e ordenou todos os arranjos de acordo com seu próprio prazer. Como soberano universal, ele tem direito à adoração universal. Veja as notas no Salmo 115: 3 .

No céu e na terra … – Estes são colocados para o universo; estes são o universo. Nesses lugares – em todos os mundos – na terra e no oceano – mesmo nas profundezas do mar, não há nada que não tenha sido colocado ali por sua vontade e que ele não tenha organizado de acordo com seu plano eterno.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 135: 6 . Tudo o que o Senhor quisesse – na criação ou no governo do mundo; o que ele fez no céu e na terra – Seu poder e jurisdição são universais, e não como os dos deuses pagãos, confinados, como permitiam seus adoradores, a seus vários países; nos mares e em todos os lugares profundos – nos mares visíveis e nas profundezas invisíveis, tanto da terra como das águas. Aqui, então, o salmista evidencia a preeminência de Jeová acima dos deuses das nações, por essa consideração, que ele no início “criou e formou os poderes da natureza cujas operações nos céus, na terra e nas águas, levou o mundo pagão, depois de ter perdido o conhecimento do Criador, a adorar a criatura como independente. ”

Comentário de E.W. Bullinger

céu e na terra. A expressão de Ezequias. Veja App-67.

Comentário de Adam Clarke

Tudo o que o Senhor quisesse – Tudo o que ele fez é certo e, portanto, é agradável aos seus olhos. Ele é o autor de toda a existência. Anjos, homens, espíritos, os céus, a terra e todo o seu conteúdo foram feitos por ele e estão sob seu controle.

Comentário de John Calvin

6. Tudo o que lhe agrada, etc. Essa é a grandeza imensurável do ser divino, do qual ele acabara de falar. Ele não apenas fundou o céu e a terra a princípio, mas governa todas as coisas de acordo com seu poder. Possuir que Deus criou o mundo, mas sustentar que ele fica ocioso no céu, e não se preocupa em administrá-lo, é lançar uma ímpia aspersão sobre seu poder; e, no entanto, a ideia, por mais absurda que seja, obtém ampla moeda entre os homens. Eles não diriam, talvez, em tantas palavras, que eles acreditavam que Deus dormia no céu, mas imaginando, como eles fazem, que ele renuncia as rédeas ao acaso ou fortuna, eles deixam para ele a mera sombra de um poder, como como não se manifesta em efeitos; enquanto as Escrituras nos ensinam que é um poder prático real, pelo qual ele governa o mundo inteiro como ele faz de acordo com sua vontade. O salmista afirma expressamente que todas as partes do mundo estão sob os cuidados divinos e que nada acontece por acaso, ou sem determinação. De acordo com uma opinião muito comum, todo o poder necessário para ser atribuído a Deus no assunto é o de uma providência universal, que não pretendo entender. A distinção aqui feita entre os céus, a terra e as águas denota um governo específico. O termo cha? , chaphets, é enfático. O Espírito Santo declara que ele faz o que lhe agrada. Esse tipo confuso de governo divino, do qual muitos falam, não passa de uma certa manutenção da ordem no mundo, sem o devido conselho. Nenhum relato é feito dessa vontade, pois a vontade implica conselho e método. Consequentemente, existe uma providência especial exercida no governo das várias partes do mundo, não existe o acaso, e o que parece mais fortuito é, na realidade, ordenado por sua sabedoria secreta. Não somos chamados a perguntar por que ele deseja eventos que contradizem nosso senso de como deveria ser sua administração, mas se não desestabilizarmos os próprios fundamentos da religião, devemos sustentar isso como um princípio firme, de que nada acontece sem o divino. vontade e decreto. (161) Sua vontade pode ser misteriosa, mas deve ser vista com reverência, como a fonte de toda justiça e retidão, inquestionavelmente intitulada como é para nossa consideração suprema. Para mais informações sobre esse assunto, o leitor pode consultar os Salmos 115: 0 .

Comentário de John Wesley

Tudo o que o Senhor quis, ele fez no céu, e na terra, nos mares e em todos os lugares profundos.

Mares – Nos mares visíveis e nas profundezas invisíveis da terra e das águas.

Referências Cruzadas

Salmos 33:9 – Pois ele falou, e tudo se fez; ele ordenou, e tudo surgiu.

Salmos 33:11 – Mas os planos do Senhor permanecem para sempre, os propósitos do seu coração, por todas as gerações.

Salmos 115:3 – O nosso Deus está nos céus, e pode fazer tudo o que lhe agrada.

Salmos 136:13 – Àquele que dividiu o mar Vermelho O seu amor dura para sempre!

Isaías 46:10 – Desde o início faço conhecido o fim, desde tempos remotos, o que ainda virá. Digo: Meu propósito ficará de pé, e farei tudo o que me agrada.

Daniel 4:35 – Todos os povos da terra são como nada diante dele. Ele age como lhe agrada com os exércitos dos céus e com os habitantes da terra. Ninguém é capaz de resistir à sua mão nem de dizer-lhe: “O que fizeste? “

Amós 4:13 – Aquele que forma os montes, cria o vento e revela os seus pensamentos ao homem, aquele que transforma a alvorada em trevas, e pisa sobre as montanhas da terra; o SENHOR, o Deus dos Exércitos, é o seu nome.

Amós 9:6 – Ele constrói suas câmaras altas, e firma a abóbada sobre a terra; ele reúne as águas do mar e as espalha sobre a superfície da terra. SENHOR é o seu nome.

Mateus 8:26 – Ele perguntou: “Por que vocês estão com tanto medo, homens de pequena fé? ” Então ele se levantou e repreendeu os ventos e o mar, e fez-se completa bonança.

Mateus 14:25 – Alta madrugada, Jesus dirigiu-se a eles, andando sobre o mar.

Mateus 28:18 – Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *