Estudo de Salmos 36:11 – Comentado e Explicado

Não me calque o pé do orgulhoso, não me faça fugir a mão do pecador.
Salmos 36:11

Comentário de Albert Barnes

Não venha o pé do orgulho contra mim – O pé do homem orgulhoso. A palavra traduzida “venha contra mim” significa mais apropriadamente: “não venha sobre mim”; e o significado é: não me deixes pisar, porque os vencidos na batalha são pisados ??pelos seus conquistadores. Compare as notas no Salmo 18:40 .

E não me remova a mão dos ímpios – Não façam isso esforços dos ímpios. A “mão” é o instrumento pelo qual realizamos qualquer coisa, e a referência aqui é aos esforços que os iníquos podem fazer para destruí-lo. A oração é que ele seja “firme” e “imóvel” em meio a todas as tentativas que possam ser feitas para tirar sua vida.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 36:11 . Que o pé do orgulho não caia sobre mim Não me deixes pisar no pé do orgulho, nem abalado em pedaços pelo braço da violência. Parece haver uma beleza particular nessa expressão, pela qual Davi intimamente sugere a arrogância arrogante e a insolência desdenhosa de seu inimigo; quem, se o tivesse em seu poder, o desprezaria e pisaria nele.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 36:11 . Não deixe o pé do orgulho – Ou seja, dos meus inimigos orgulhosos e insolentes; venha contra mim – ou contra mim, ou seja, de modo a me derrubar ou me remover, como na próxima cláusula; ou 1º, da minha confiança e obediência a ti; ou 2d, do meu lugar e posição; da terra da minha natividade e do lugar da tua adoração. Ou como ????? , tenedeeni, pode ser traduzido, sacudido ou abatido, ou seja, subjugado e destruído. Alguns traduzem a cláusula anterior; Não me deixes pisar sob o pé do orgulho. “Parece”, diz o Dr. Dodd, “haver uma beleza particular nessa expressão, pela qual Davi intimamente sugere a arrogância arrogante e a insolência desdenhosa de seu inimigo; quem, se estivesse em seu poder, o desprezaria e pisaria nele. ”

Comentário de Adam Clarke

Que o pé do orgulho não caia sobre mim – Não seja pisado por homens orgulhosos e altivos.

Não permita que a mão dos ímpios me remova – ????? tenideni , não me sacuda, nem me faça vagar. Ambos os versículos podem ter respeito imediato pelos cativos na Babilônia. Os judeus eram, quando comparados aos babilônios, o povo que conhecia a Deus; porque nos judeus era conhecido Deus, Salmo 76: 1 ; e o salmista ora contra o tratamento que os judeus haviam recebido dos orgulhosos e insolentes babilônios durante os setenta anos de seu cativeiro: “Restaura-nos a nossa terra; e que o pé orgulhoso ou a mão violenta nunca nos remova de nosso país. e suas bênçãos; o templo e suas ordenanças “.

Comentário de John Calvin

11. Que o pé do orgulho não caia sobre mim Como já observei um pouco antes, o salmista aqui aplica às suas próprias circunstâncias a oração que ele havia oferecido. Mas, ao incluir em sua oração no verso anterior todos os filhos de Deus, ele pretendia mostrar que não pedia nada a si próprio além dos outros, mas apenas desejava que, como um dos piedosos e retos, que têm os olhos voltados para Deus, ele pode apreciar seu favor. Ele empregou as expressões, o pé do orgulho (12) e a mão dos ímpios, no mesmo sentido. Enquanto os ímpios correm corajosamente para a destruição de bons homens, levantando os pés para pisar sobre eles e tendo as mãos prontas para praticá-las erradamente, Davi pede a Deus que restrinja suas mãos e pés; e assim ele confessa que corre o risco de ser exposto à insolência, abuso e violência deles, a menos que Deus venha rapidamente em seu auxílio.

Comentário de John Wesley

Não venha o pé da soberba contra mim, nem a mão dos ímpios me remova.

O pé – Dos meus inimigos orgulhosos e insolentes.

Venha – Para me derrubar.

Referências Cruzadas

Jó 40:11 – Derrame a fúria da sua ira, olhe para todo orgulhoso e lance-o por terra,

Salmos 10:2 – Em sua arrogância o ímpio persegue o pobre, que é apanhado em suas tramas.

Salmos 12:3 – Que o Senhor corte todos os lábios bajuladores e toda língua arrogante

Salmos 16:8 – Sempre tenho o Senhor diante de mim. Com ele à minha direita, não serei abalado.

Salmos 17:8 – Protege-me como à menina dos teus olhos; esconde-me à sombra das tuas asas,

Salmos 21:7 – O rei confia no Senhor: por causa da fidelidade do Altíssimo ele não será abalado.

Salmos 62:6 – Somente ele é a rocha que me salva; ele é a minha torre alta! Não serei abalado!

Salmos 119:51 – Os arrogantes zombam de mim o tempo todo, mas eu não me desvio da tua lei.

Salmos 119:69 – Os arrogantes mancharam o meu nome com mentiras, mas eu obedeço aos teus preceitos de todo o coração.

Salmos 119:85 – Cavaram uma armadilha contra mim os arrogantes, os que não seguem a tua lei.

Salmos 119:122 – Garante o bem-estar do teu servo; não permitas que os arrogantes me oprimam.

Salmos 123:3 – Misericórdia, Senhor! Tem misericórdia de nós! Já estamos cansados de tanto desprezo.

Salmos 125:1 – Os que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não se pode abalar, mas permanece para sempre.

Isaías 51:23 – Eu a porei nas mãos dos seus atormentadores, que lhe disseram: ‘Caia prostrada para que andemos sobre você’. E você fez as suas costas como chão, como uma rua para nela se andar”.

Daniel 4:37 – Agora eu, Nabucodonosor, louvo e exalto e glorifico o Rei dos céus, porque tudo o que ele faz é certo, e todos os seus caminhos são justos. E ele tem poder para humilhar aqueles que vivem com arrogância.

Romanos 8:35 – Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *