Estudo de Salmos 48:9 – Comentado e Explicado

Ó Deus, relembremos a vossa misericórdia no interior de vosso templo.
Salmos 48:9

Comentário de Albert Barnes

Pensamos na tua benignidade, ó Deus – refletimos ou meditamos. A palavra usada aqui significa literalmente “comparar, comparar”; e essa idéia talvez esteja sempre implícita quando usada no sentido de pensar ou meditar. Talvez o significado aqui seja que eles “compararam” em suas próprias mentes o que ouviram de seus pais com o que haviam visto agora; eles chamaram todas essas coisas para sua lembrança e compararam uma com a outra.

No meio do teu templo – Veja as notas no Salmo 5: 7 . A alusão aqui provavelmente é ao “templo”, propriamente chamado, pois essas transações deveriam ter ocorrido após a construção do templo por Salomão. A expressão aqui também tornaria provável que o salmo fosse composto após a derrota e a derrubada dos exércitos mencionados, para que pudesse ser usado no templo para celebrar a libertação.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 48: 9 . Pensamos na tua benevolência Estávamos à espera da tua benevolência. Verde.

Comentário de E.W. Bullinger

pensamento = ficou calado (hebraico. damah) ou ficou parado ( Salmos 46:10 ) e descansou no pensamento. meio. A mesma palavra que nos Salmos 46: 5 .

Comentário de Adam Clarke

Pensamos na tua benignidade – Fomos ao teu templo para te adorar; meditamos na tua bondade; esperamos por uma demonstração disso; e o pânico que em primeira instância nos atingiu, foi transferido para nossos inimigos; e o medo tomou conta deles, maravilharam-se, ficaram perturbados e se apressaram.

Comentário de John Calvin

9 Ó Deus! esperamos por tua misericórdia. Este versículo nos ensina que os fiéis foram preservados pelo poder de Deus; pois, quando todas as coisas estavam em um estado de maior confusão, elas continuaram tranquilas e pacientes até que Deus finalmente, tendo piedade delas, lhes trouxe ajuda. A palavra hebraica ??? , damam, que esperamos esperar, significa apropriadamente estar em silêncio, e é aqui usada para denotar tranquilidade da mente. A partir disso, concluímos que o povo de Deus estava tão assediado por perigos que, se tivessem ouvido o julgamento do sentido e da razão carnais, ficariam sobrecarregados de terror; mesmo que saibamos que os homens estão em um estado de inquietação contínua e são levados de um lado para outro por ondas contrárias, até que a fé tranqüilize suas mentes e as estabeleça com verdadeira paciência. A quantidade do que o salmista diz é que os fiéis, apesar de severamente afligidos, não foram expulsos de seus propósitos e impedidos de confiar na ajuda de Deus; mas que, pelo contrário, por sua paciência e esperança, eles abriram o portão da sua graça. Serviu para ampliar e ilustrar a grandeza da graça de Deus, que suas expectativas de assistência dele não foram decepcionadas. A partir disso, também podemos deduzir o aviso proveitoso de que, se o auxílio de Deus é retirado de nós, é porque desconfiamos de suas promessas e, por nossa impaciência, impedimos sua graça, que é estabelecida para aqueles que esperam em paciência, de fluir sobre nós. Mas o que se quer dizer com a expressão No meio do templo? Será que o povo de Deus manteve sua fé somente naquele lugar e que cada um deles deixou de ter esperança assim que ele voltou para sua própria casa? Não; pelo contrário, é certo que eles levaram consigo para casa a esperança que tinham recebido no templo, para que pudessem continuar firmemente a segui-lo. Mas Deus tendo prometido que este lugar, no qual ele seria chamado, seria o assento e a morada de seu poder e graça, seu povo aqui afirma que, confiando nessa promessa celestial, eles foram persuadidos além de qualquer dúvida que Deus se mostraria misericordioso e misericordioso com eles, pois eles tinham uma promessa real e segura de sua presença. Não devemos conceber, apenas porque nossa própria fantasia sugere, que Deus será nosso libertador. Devemos acreditar que ele o será apenas na medida em que ele, livre e voluntariamente, se oferecer a nós nesse caráter. Agora, se esse símbolo ou promessa da presença de Deus, que era apenas uma sombra, tivesse tido tanta influência nas mentes dos verdadeiros crentes sob a antiga dispensação, que os fizesse esperar pela vida no meio da morte, certamente quando Cristo agora desceu entre nós, para nos unir muito mais próximo de seu Pai, temos terreno suficiente para continuar em um estado de tranqüilidade imperturbável, embora o mundo deva estar envolvido em confusão e virado de cabeça para baixo. Somente deve ser nosso esforço que o serviço de Deus floresça puro e completo entre nós, e que assim a glória de seu templo possa brilhar no meio de nós.

Comentário de John Wesley

Pensamos na tua benignidade, ó Deus, no meio do teu templo.

Pensamento – Este tem sido o assunto de nossa meditação séria e profunda, quando temos adorado em teu templo.

Referências Cruzadas

2 Crônicas 20:5 – Então Josafá levantou-se na assembléia de Judá e de Jerusalém, no templo do Senhor, na frente do pátio novo,

Salmos 26:3 – pois o teu amor está sempre diante de mim, e continuamente sigo a tua verdade.

Salmos 40:10 – Não oculto no coração a tua justiça; falo da tua fidelidade e da tua salvação. Não escondo da grande assembléia a tua fidelidade e a tua verdade.

Salmos 63:2 – Quero contemplar-te no santuário e avistar o teu poder e a tua glória.

Salmos 63:3 – O teu amor é melhor do que a vida! Por isso os meus lábios te exaltarão.

Salmos 77:10 – Então pensei: a razão da minha dor é que a mão direita do Altíssimo não age mais.

Salmos 77:12 – Meditarei em todas as tuas obras e considerarei todos os teus feitos.

Salmos 104:34 – Seja-lhe agradável a minha meditação, pois no Senhor tenho alegria.

Salmos 105:5 – Lembrem-se das maravilhas que ele fez, dos seus prodígios e das sentenças de juízo que pronunciou,

Cânticos 1:4 – Leve-me com você! Vamos depressa! Leve-me o rei para os seus aposentos! Estamos alegres e felizes por sua causa; celebraremos o seu amor mais do que o vinho. Com toda a razão você é amado!

Isaías 26:8 – Também no caminho das tuas ordenanças esperamos em ti, Senhor. O teu nome e a tua lembrança são o desejo do nosso coração.

Lucas 22:19 – Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: “Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *