Estudo de Salmos 50:7 – Comentado e Explicado

Escutai, ó meu povo, que eu vou falar: Israel, vou testemunhar contra ti. Deus, o teu Deus, sou eu.
Salmos 50:7

Comentário de Albert Barnes

Ouça, ó meu povo, e eu falarei – o próprio Deus agora é apresentado como falando e como declarando os princípios sobre os quais o julgamento prosseguirá. Os versículos anteriores são introdutórios ou são projetados para trazer a cena do julgamento à mente. A cena solene agora se abre, e o próprio Deus fala, especialmente como repreendendo a disposição de confiar nas meras formas de religião, enquanto sua espiritualidade e seu poder são negados. O objetivo do todo é, perguntando como essas coisas aparecerão no julgamento, implicar a vaidade de “meras” formas de religião agora. O endereço específico é feito ao “povo” de Deus, ou a “Israel”, porque o objetivo do salmista era repreender a tendência predominante de confiar em formas externas.

Ó Israel, e eu testificarei contra ti – No julgamento. Em vista dessas cenas, e como “naquele momento”, “agora” prestarei este testemunho solene contra as opiniões que você nutre sobre o assunto da religião e as práticas que prevalecem em sua adoração.

Eu sou Deus, mesmo o seu Deus – eu sou o Deus verdadeiro e, portanto, tenho o direito de falar; Sou o “teu” Deus – o Deus que tem sido o Protetor do teu povo – reconhecido como o Deus da nação – e, portanto, reivindico o direito de declarar os grandes princípios que pertencem à adoração verdadeira e que constituem a religião verdadeira.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 50: 7-8 . Ouça, ó meu povo O profeta aqui, como nos Salmos 50: 5, apresenta Deus Pai, falando à igreja. Testificarei contra ti, é prestado por Castalio, enquanto te aviso; ou seja, “de estabelecer uma nova lei com os membros da igreja cristã e firmar uma aliança de misericórdia com eles, ratificada e selada pela morte de meu filho”. Pois eu sou teu Deus; isto é , de uma maneira mais particular, o Deus dos fiéis; Ver Romanos 6: 8 . No oitavo e cinco versículos seguintes, é expressa a rejeição dos sacrifícios de animais e do culto legal. Não te reprovarei, etc. significa: “Não reclamo de nenhuma negligência pela qual você tenha sido culpado, em relação a sacrifícios que eram continuamente diante de mim; pontual e regularmente oferecidos a mim, de acordo com a lei; (Ver Números 28:31 .) testifique e admoesta que esses sacrifícios devem cessar; já que eram apenas tipos do sacrifício perfeito de Cristo “.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 50: 7 . Ouça, ó meu povo, & c. – Tendo trazido a Deus, ao entrar em julgamento com eles, ele agora faz um relato do processo e da sentença do juiz, cujas palavras estão contidas neste e nos seguintes versículos. Ó Israel, testificarei contra ti – suplicarei contra ti e declararei minha acusação ou sentença contra ti. Eu sou Deus, mesmo teu Deus – Não apenas em geral, mas de uma maneira especial, por aquela aliança solene feita no Sinai; pelo qual te avoquei para ser meu povo peculiar, e tu me avocaste para ser teu Deus.

Comentário de Adam Clarke

Ouça, ó meu povo – Como eles agora estavam amplamente informados sobre a natureza e certeza do julgamento geral, e ainda estavam em estado de provação, Asaph passa a mostrar-lhes o perigo a que foram expostos e a necessidade de arrependimento e emenda, que quando esse grande dia chegasse, eles poderiam ser encontrados entre aqueles que fizeram um pacto com Deus por sacrifício. E ele lhes mostra que o sacrifício com o qual Deus ficaria satisfeito era bem diferente dos novilhos, bodes etc., que eles tinham o hábito de oferecer. Em resumo, ele mostra aqui que Deus pretendia revogar esses sacrifícios, como não sendo mais de nenhum serviço: pois quando as pessoas começaram a confiar neles, sem olhar para a coisa significada, era hora de colocá-los fora. Quando o povo começou a prestar honras divinas à serpente de bronze, embora fosse originalmente uma ordenança da nomeação de Deus para a cura dos israelitas, foi ordenada a sua retirada; chamado nehushtan, um pouco de bronze; e quebrado em pedaços. Os sacrifícios sob a lei judaica eram da nomeação de Deus; mas agora que o povo começou a confiar neles, Deus os desprezou.

Comentário de John Calvin

7. Ouça, ó meu povo! e eu vou falar. Até agora, o profeta falou como o arauto de Deus, lançando várias expressões destinadas a alarmar a mente daqueles a quem ele se dirigia. Mas disso, até o fim do salmo, Deus é apresentado como o orador; e para mostrar a importância do assunto, ele usa termos adicionais para despertar a atenção, chamando-os de seu próprio povo, para que ele possa desafiar a autoridade superior às suas palavras, e sugerindo que o endereço a seguir não é uma mera descrição comum, mas uma exposição com eles pela infração de sua aliança. Alguns leem, testificarei contra ti. Mas a referência, como podemos deduzir do uso comum das Escrituras, parece antes ser uma discussão de reivindicações mútuas. Deus os lembraria de sua aliança, e solenemente exigia deles, como seu povo escolhido, o que era devido de acordo com os termos dela. Ele se anuncia como o Deus de Israel, para que possa lembrá-los de lealdade e sujeição, e a repetição de seu nome é enfática: como se ele dissesse: Quando você quer que eu me submeta às suas invenções, até que ponto é isso? audácia daquela honra e reverência que me pertencem? Eu sou Deus e, portanto, minha majestade deve reprimir a presunção, e fazer toda a carne calar quando falo; e entre vocês, a quem me tornei conhecido como seu Deus, tenho ainda mais fortes reivindicações de homenagem.

Comentário de John Wesley

Ouve, ó meu povo, e eu falarei; Ó Israel, e testificarei contra ti: eu sou Deus, sim, o teu Deus.

Ouvir – Tendo trazido a Deus, como um julgamento, ele agora dá uma descrição do processo e da sentença do juiz.

Testifique – declararei minha acusação contra ti.

Teu Deus – Não apenas em geral, mas de uma maneira especial, por aquela aliança solene feita no Sinai; pelo qual te avoquei para ser meu povo peculiar, e tu me avocaste para ser teu Deus.

Referências Cruzadas

Exodo 19:5 – Agora, se me obedecerem fielmente e guardarem a minha aliança, vocês serão o meu tesouro pessoal dentre todas as nações. Embora toda a terra seja minha,

Exodo 20:2 – “Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirou do Egito, da terra da escravidão.

Deuteronômio 26:17 – Hoje vocês declararam que o Senhor é o seu Deus e que vocês andarão nos seus caminhos, que guardarão os seus decretos, os seus mandamentos e as suas ordenanças, e que vocês lhe obedecerão.

Deuteronômio 31:19 – “Agora escrevam para vocês esta canção, ensinem-na aos israelitas e façam-nos cantá-la, para que seja uma testemunha a meu favor contra eles.

1 Samuel 12:22 – Por causa de seu grande nome o Senhor não os rejeitará, pois o Senhor teve prazer em torná-los o seu próprio povo.

2 Reis 17:13 – O Senhor advertiu Israel e Judá por meio de todos os seus profetas e videntes: “Desviem-se de seus maus caminhos. Obedeçam às minhas ordenanças e aos meus decretos, de acordo com toda a Lei que ordenei a seus antepassados que obedecessem e que lhes entreguei por meio de meus servos, os profetas”.

2 Crônicas 28:5 – Por isso o Senhor, o seu Deus, entregou-o nas mãos do rei da Síria. Os arameus o derrotaram, fizeram muitos prisioneiros entre o seu povo e os levaram para Damasco. Israel também lhe infligiu grande derrota.

Neemias 9:29 – “Tu os advertiste que voltassem à tua Lei, mas eles se tornaram arrogantes e desobedeceram aos teus mandamentos. Pecaram contra as tuas ordenanças, pelas quais o homem vive se lhes obedece. Com teimosia te deram as costas, tornaram-se obstinados e recusaram-se a ouvir-te.

Salmos 81:8 – “Ouça, meu povo, as minhas advertências; se tão-somente você me escutasse, ó Israel!

Salmos 81:10 – Eu sou o Senhor, o seu Deus, que o tirei da terra do Egito. Abra a sua boca, e eu o alimentarei.

Isaías 1:18 – “Venham, vamos refletir juntos”, diz o Senhor. “Embora os seus pecados sejam vermelhos como escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; embora sejam rubros como púrpura, como a lã se tornarão.

Jeremias 2:4 – Ouçam a palavra do Senhor, ó comunidade de Jacó, todos os clãs da comunidade de Israel.

Jeremias 2:9 – “Por isso, eu ainda faço denúncias contra vocês”, diz o Senhor, “e farei denúncias contra os seus descendentes.

Ezequiel 20:5 – e diga a eles: ‘Assim diz o Soberano Senhor: No dia em que escolhi Israel, jurei com mão erguida aos descendentes da família de Jacó e me revelei a eles no Egito. Com mão erguida eu lhes disse: “Eu sou o Senhor, o seu Deus”.

Ezequiel 20:7 – E eu lhes disse: “Desfaçam-se, todos vocês, das imagens repugnantes em que vocês puseram os seus olhos, e não se contaminem com os ídolos do Egito. Eu sou o Senhor, o seu Deus”.

Ezequiel 20:19 – Eu sou o Senhor, o seu Deus; ajam conforme os meus decretos e tenham o cuidado de guardar as minhas leis.

Miquéias 6:1 – Ouçam o que diz o Senhor: “Fique de pé, abra processo perante os montes; que as colinas ouçam o que você tem a dizer.

Zacarias 13:9 – “Colocarei essa terça parte no fogo, e a refinarei como prata, e a purificarei como ouro. Ela invocará o meu nome, e eu lhe responderei. É o meu povo, direi; e ela dirá: ‘O Senhor é o meu Deus’. “

Malaquias 3:5 – “Eu virei a vocês trazendo juízo. Sem demora vou testemunhar contra os feiticeiros, contra os adúlteros, contra os que juram falsamente e contra aqueles que exploram os trabalhadores em seus salários, que oprimem os órfãos e as viúvas e privam os estrangeiros dos seus direitos, e não têm respeito por mim”, diz o Senhor dos Exércitos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *