Estudo de Salmos 85:5 – Comentado e Explicado

Acaso será eterna contra nós a vossa cólera? Estendereis vossa ira sobre todas as gerações?
Salmos 85:5

Comentário de Albert Barnes

Você ficará com raiva de nós para sempre? Tua raiva é tão longa que parece que nunca cessaria.

Despertarás a tua ira – Irás prolongar ou prolongar? A idéia é a de um propósito determinado, retendo sua raiva, como se sua ira deixasse de ser necessária, a menos que houvesse um exercício direto da vontade.

Para todas as gerações – literalmente, “de geração em geração”. Ou seja, – para que não apenas a geração que pecou e que derrubou esses sinais de desagrado sofra, mas a próxima, a próxima e a próxima, para sempre. O argumento é que o julgamento possa terminar e não alcançar as gerações vindouras.

Comentário de Adam Clarke

Despertarás a tua ira – Já sofremos muito e muito tempo; nossos pais sofreram e fomos bem-sucedidos. Não desperte a sua ira contra nós de geração em geração.

Comentário de John Calvin

5 Irás indignar-te contra nós para sempre? Aqui os piedosos lamentam a longa continuação de suas aflições, e derivam um argumento em oração da natureza de Deus, como é descrito na lei:

“O Senhor, o Senhor Deus, misericordioso e misericordioso, longânimo e abundante em bondade e verdade, guarda misericórdia para milhares, perdoa iniqüidade, transgressão e pecado”
( Êxodo 34: 6 )

– uma verdade que também foi trazida sob nossa observação nos Salmos 30: 5: “Porque a sua ira dura apenas um momento; a seu favor está a vida: o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. ” Assim, quando nos envolvemos em oração, torna-se meditar sobre as promessas divinas de que podemos receber expressões adequadas. Pode parecer, à primeira vista, que esses judeus devotos encontram falhas em Deus, como se ele lhes exibisse seu caráter sob uma luz muito diferente daquela em que ele costumava exibi-lo; mas o objetivo que eles tinham em vista, sem dúvida, era obter, na luta que mantinham resolutamente contra a tentação, a esperança de alívio da contemplação da natureza de Deus; como se eles o definissem como um princípio fixo, que é impossível para Ele ficar com raiva para sempre. Podemos observar, a propósito, que é evidente, pelas orações dessa maneira, que eles foram sobrecarregados com uma carga opressiva de calamidades, a ponto de ficarem quase incapazes de suportá-las. Portanto, aprendamos que, embora Deus não possa nos conceder imediatamente sinais manifestos de seu favor que volta, ainda assim não devemos deixar de perseverar em fervorosa oração. Se for contestado, que Deus prometeu em vão que sua ira seria de curta duração, eu respondo, que se tivermos uma visão adequada de nossos próprios pecados, sua ira certamente parecerá sempre de curta duração; e se recordarmos o curso eterno de sua misericórdia, confessaremos que sua raiva perdura por um momento. Como nossa natureza corrupta está sempre recaindo na indulgência arbitrária de suas propensões nativas, várias correções são indispensáveis ??para subjugá-la completamente.

Referências Cruzadas

Salmos 74:1 – Por que nos rejeitaste definitivamente, ó Deus? Por que se acende a tua ira contra as ovelhas da tua pastagem?

Salmos 77:9 – Esqueceu-se Deus de ser misericordioso? Em sua ira refreou sua compaixão? ” Pausa

Salmos 79:5 – Até quando, Senhor? Ficarás irado para sempre? Arderá o teu ciúme como o fogo?

Salmos 80:4 – Ó Senhor, Deus dos Exércitos, até quando arderá a tua ira contra as orações do teu povo?

Salmos 89:46 – Até quando, Senhor? Para sempre te esconderás? Até quando a tua ira queimará como fogo?

Isaías 64:9 – Não te ires demais, ó Senhor! Não te lembres constantemente das nossas maldades. Olha para nós! Somos o teu povo!

Miquéias 7:18 – Quem é comparável a ti, ó Deus, que perdoas o pecado e esqueces a transgressão do remanescente da sua herança? Tu que não permaneces irado para sempre, mas tens prazer em mostrar amor.

Lucas 21:24 – Cairão pela espada e serão levados como prisioneiros para todas as nações. Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos deles se cumpram.

Apocalipse 18:21 – Então um anjo poderoso levantou uma pedra do tamanho de uma grande pedra de moinho, lançou-a ao mar e disse: “Com igual violência será lançada por terra a grande cidade da Babilônia, para nunca mais ser encontrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *