Estudo de Salmos 96:5 – Comentado e Explicado

Porque os deuses dos pagãos, sejam quais forem, não passam de ídolos. Mas foi o Senhor quem criou os céus.
Salmos 96:5

Comentário de Albert Barnes

Pois todos os deuses das nações são ídolos – todos os deuses adorados pelo povo de outras terras são meros “ídolos”. Nenhum deles pode afirmar ter uma existência real como deuses. A palavra aqui traduzida como “ídolos” é traduzida pela Septuaginta, da?µ???a daimonia “demônios”. Assim, a Vulgata Latina “daemonia”. A palavra hebraica – ???? ‘^li^yl – significa propriamente “de nada, nada, vazio, vão”. Veja Jó 13: 4 . O significado aqui é que eles eram meras nada; eles não tinham existência real; elas eram criações da imaginação; não podiam, em nenhum sentido, ser vistos como aquilo que se fingia que eram; eles não tinham pretensão de reverência e adoração como deuses. Na maioria deles, era fato que eles não tinham existência, mas eram meras criaturas de fantasia. Daqueles que realmente existiram, como o sol, a lua, as estrelas, os animais ou os espíritos das pessoas que partiram, embora fosse verdade que eles tinham uma existência real, mas também era verdade que eles não existiam “como deuses”. ou com direito a adoração; e, portanto, também era verdade que a adoração oferecida a eles era tão vaidosa quanto a oferecida a meros seres da imaginação. Este versículo é extraído literalmente de 1 Crônicas 16:26 . O hebraico é o mesmo.

Mas o Senhor fez os céus – o Senhor criou as hostes celestiais e, portanto, ele é o Deus verdadeiro e tem o direito de adorar. O poder da “criação” – de fazer com que tudo exista onde não havia nada antes – deve pertencer somente a Deus e é o mais alto ato da Divindade. Nenhum deus pagão fingido tem esse poder; ninguém tem esse poder. O verdadeiro Deus reservou o exercício desse poder para si mesmo e nunca, em nenhum caso, o concedeu a um ser criado.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 96: 5 . Os deuses das nações são ídolos coisas do nada. Mudge. Vaidades; coisas que não têm substância ou ser. As palavras força e beleza, ou glória, no versículo seguinte, são as mesmas palavras pelas quais a arca é descrita nos Salmos 78:61 .

Comentário de E.W. Bullinger

todos os deuses. . . ídolos. Figura do discurso Paronomasia. App-6Hebrew. kalelohey. . . “elilim.

nações = povos.

ídolos = nada. Compare 1 Coríntios 8: 4 .

Comentário de Adam Clarke

Todos os deuses das nações são ídolos – ???? elohey . Todos aqueles reputados ou adorados como deuses entre os pagãos são ?????? elilim , vaidades, vazios , coisas de nada. Em vez de serem Elohim, eles são elilim; eles não são apenas não Deus, mas não são nada. “” Jeová fez os céus. “Quem é o criador é o único digno de adoração.

Referências Cruzadas

Gênesis 1:1 – No princípio Deus criou os céus e a terra.

Salmos 115:3 – O nosso Deus está nos céus, e pode fazer tudo o que lhe agrada.

Salmos 115:15 – Sejam vocês abençoados pelo Senhor, que fez os céus e a terra.

Salmos 135:15 – Os ídolos das nações não passam de prata e ouro, feitos por mãos humanas.

Salmos 135:18 – Tornem-se como eles aqueles que os fazem e todos os que neles confiam.

Isaías 42:5 – É o que diz Deus, o Senhor, aquele que criou o céu e o estendeu, que espalhou a terra e tudo o que dela procede, que dá fôlego aos seus moradores e vida aos que andam nela:

Isaías 44:8 – Não tremam, nem tenham medo. Não anunciei isto e não o predisse muito tempo atrás? Vocês são minhas testemunhas. Há outro Deus além de mim? Não, não existe nenhuma outra Rocha; não conheço nenhuma. “

Isaías 46:1 – Bel se inclina, Nebo se abaixa; os seus ídolos são levados por animais de carga. As imagens que são levadas por aí, são pesadas, um fardo para os exaustos.

Jeremias 10:3 – Os costumes religiosos das nações são inúteis: corta-se uma árvore da floresta, um artesão a modela com seu formão;

Jeremias 10:11 – “Digam-lhes isto: ‘Esses deuses, que não fizeram nem os céus nem a terra, desaparecerão da terra e de debaixo dos céus’. “

Jeremias 10:11 – “Digam-lhes isto: ‘Esses deuses, que não fizeram nem os céus nem a terra, desaparecerão da terra e de debaixo dos céus’. “

Jeremias 10:14 – Esses homens todos são estúpidos e ignorantes; cada ourives é envergonhado pela imagem que esculpiu. Suas imagens esculpidas são uma fraude, elas não têm fôlego de vida.

Atos dos Apóstolos 19:26 – e estão vendo e ouvindo como este indivíduo, Paulo, está convencendo e desviando grande número de pessoas aqui em Éfeso e em quase toda a província da Ásia. Diz ele que deuses feitos por mãos humanas não são deuses.

1 Coríntios 8:4 – Portanto, em relação ao alimento sacrificado aos ídolos, sabemos que o ídolo não significa nada no mundo e que só existe um Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *