Estudo de Salmos 97:6 – Comentado e Explicado

Os céus anunciam a sua justiça e todos os povos contemplam a sua glória.
Salmos 97:6

Comentário de Albert Barnes

Os céus declaram sua justiça – Veja as notas no Salmo 50: 6 . Compare as notas no Salmo 19: 1 .

E todo o povo vê a sua glória – Como manifestada nos céus e no poder que ele exerce sobre a terra. Isto é, (eles têm a oportunidade de vê-lo; é manifestado em todas as suas obras. Eles vêem o que de fato é uma manifestação de sua glória, isto é, suas grandes e maravilhosas obras. Não é afirmado que eles “apreciam ”Tudo isso, ou que eles veem isso como uma manifestação de sua glória – o que não seria verdade -, mas que eles vêem o que é de fato uma revelação de sua grandeza, sua sabedoria e seu poder.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 97: 6 . Os céus declaram sua justiça – É tão visível e ilustre quanto os próprios céus. Ou os anjos, sim, o próprio Deus dá testemunho do céu para a justiça de Cristo. E todo o povo vê sua glória – Judeus e gentios devem participar dos gloriosos frutos e benefícios de sua vinda. O Dr. Horne, no entanto, interpreta esse versículo de maneira diferente: “Os céus, pela manifestação de vingança dali, revelam, declaram e proclamam os justos julgamentos do Messias; e todo o povo da terra é testemunha da glória de sua vitória sobre tudo o que se opõe ao estabelecimento de seu reino. ”

Comentário de E.W. Bullinger

Os ceús. Colocado pela Figura do discurso Metonímia (do Adjunto), App-6, para Aquele que mora lá.

pessoas = povos.

Comentário de Adam Clarke

Os céus declaram sua justiça – Eles também, nessa descrição poética, tornam-se seres inteligentes e proclamam a majestade e a misericórdia do Altíssimo. Metaforicamente, pode-se dizer que declaram sua glória. Sua magnitude, número, revoluções, ordem, influência e harmonia proclamam a habilidade maravilhosa, a sabedoria incomparável e o poder ilimitado do Soberano do universo. Veja as notas no Salmo 19: 1-14 ; (Nota).

E todas as pessoas vêem sua glória – tudo o que Deus fez proclama seu poder eterno e divindade; e quem, pela contemplação do trabalho de suas mãos, pode ignorar seu ser e providência?

Comentário de John Calvin

6 Os céus declararam sua justiça Aqui ele declara que haveria uma demonstração tão ilustre da justiça de Deus, que os próprios céus a anunciariam. O significado não é o mesmo que no começo do décimo nono salmo, “Os céus declaram a glória de Deus” etc. etc. Nesse salmo Davi não quer dizer mais do que que a sabedoria e o poder de Deus sejam tão conspícuos no tecido do céus, como se Deus os afirmasse com uma voz audível. O significado da passagem diante de nós é que a justiça espiritual de Deus deve ser tão manifestada sob o reinado de Cristo que preenche o céu e a terra. Há muita força nessa personificação, na qual os céus, como se fossem penetrados com um senso da justiça de Deus, são representados como falando disso. É igualmente provável, contudo, que os céus signifiquem aqui os anjos, que estão contidos no céu, pela figura da metonomia ou da sinédoque, enquanto, na cláusula correspondente, em vez de mencionar a terra, ele fala dos povos que habitam sobre isso. Pode-se dizer muito bem que os anjos anunciam e comemoram a glória Divina.

Comentário de John Wesley

Os céus declaram a sua justiça, e todo o povo vê a sua glória.

Céus – Os anjos, sim, o próprio Deus do céu.

Referências Cruzadas

Números 14:21 – No entanto, juro pela glória do Senhor que enche toda a terra,

2 Samuel 22:47 – “O Senhor vive! Bendita seja a minha Rocha! Exaltado seja Deus, a Rocha que me salva!

Salmos 19:1 – Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos.

Salmos 36:5 – O teu amor, Senhor, chega até os céus; a tua fidelidade até as nuvens.

Salmos 50:6 – E os céus proclamam a sua justiça, pois o próprio Deus é o juiz. Pausa

Salmos 67:4 – Exultem e cantem de alegria as nações, pois governas os povos com justiça e guias as nações na terra. Pausa

Salmos 89:2 – Sei que firme está o teu amor para sempre, e que firmaste nos céus a tua fidelidade.

Salmos 89:5 – Os céus louvam as tuas maravilhas, Senhor, e a tua fidelidade na assembléia dos santos.

Salmos 98:3 – Ele se lembrou do seu amor leal e da sua fidelidade para com a casa de Israel; todos os confins da terra viram a vitória do nosso Deus.

Isaías 1:2 – Ouçam, ó céus! Escute, ó terra! Pois o Senhor falou: “Criei filhos e os fiz crescer, mas eles se revoltaram contra mim.

Isaías 6:3 – E proclamavam uns aos outros: “Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos, a terra inteira está cheia da sua glória”.

Isaías 45:6 – de forma que do nascente ao poente saibam todos que não há ninguém além de mim. Eu sou o Senhor, e não há nenhum outro.

Isaías 60:2 – Olhe! A escuridão cobre a terra, dessas trevas envolvem os povos, mas sobre você raia o Senhor, e sobre você se vê a sua glória.

Habacuque 2:14 – E a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas enchem o mar.

Mateus 6:9 – Vocês, orem assim: ‘Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome.

Apocalipse 19:2 – pois verdadeiros e justos são os seus juízos. Ele condenou a grande prostituta que corrompia a terra com a sua prostituição. Ele cobrou dela o sangue dos seus servos”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *