O Amor de Deus: Passado e Presente

Deus demonstra Seu próprio amor por nós, quando ainda éramos pecadores, Cristo morreu por nós.

Observe que “ demonstra ” está no presente e “ morreu ” no passado. “Deus demonstra Seu próprio amor por nós quando ainda éramos pecadores, Cristo morreu por nós.” O tempo presente implica que esse “demonstrar” é um ato contínuo que continua acontecendo no presente de hoje e no presente de amanhã, que chamamos de futuro.

O pretérito “ morreu ” implica que a morte de Cristo aconteceu de uma vez por todas e não se repetirá. “Cristo morreu uma vez por todas pelos pecados , o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus” 1 Pedro 3:18 ).

Por que Paulo usou o tempo presente (“Deus demonstra…”)? 

Eu teria esperado que Paulo dissesse: “Deus demonstrou (passado) Seu próprio amor por nós, em que, enquanto ainda éramos pecadores, Cristo morreu por nós”. A morte de Cristo não foi a demonstração do amor de Deus? E essa manifestação não aconteceu no passado? Então, por que Paulo diz: “Deus demonstra . . .” em vez de dizer: “Deus demonstrou . . .”?

Eu acho que a pista é dada alguns versos antes. Paulo acaba de dizer que “as tribulações produzem a perseverança, e a perseverança produz o caráter comprovado e o caráter comprovado produz a esperança , e a esperança não nos envergonha” (3-5). Em outras palavras, o objetivo de tudo o que Deus nos faz é a esperança. Ele quer que nos sintamos inabalavelmente esperançosos em todas as tribulações.

Mas como podemos? Tribulações por definição são anti-esperança. Se eles se sentissem esperançosos em si mesmos, não seriam tribulações. Qual é o segredo subjacente de realmente crescer em esperança através da tribulação?

Paulo responde na próxima linha:

Porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (v.5). O amor de Deus “ foi derramado em nossos corações”. O tempo deste verbo significa que o amor de Deus foi derramado em nossos corações no passado (na nossa conversão) e ainda está presente e ativo.

Assim, o ponto de Paulo é que a garantia dada pelo Espírito e o desfrute do amor de Deus é o segredo para crescer na esperança através da tribulação. A tribulação produz perseverança paciente, caráter comprovado e esperança sem vergonha porque, em cada ponto do caminho, o Espírito de Deus está nos assegurando do amor de Deus em e através de todos os problemas.

Agora podemos ver por que Paulo usa o tempo presente no versículo 8: “Deus demonstra o seu próprio amor para conosco . . .” Esta é a própria obra do Espírito Santo mencionada no versículo 5: Deus, o Espírito Santo, está derramando em nossos corações o amor de Deus.

Deus demonstrou seu amor por nós ao dar seu próprio Filho para morrer de uma vez por todas no passado por nossos pecados (v. 8). Mas ele também sabe que esse amor passado deve ser experimentado como uma realidade presente (hoje e amanhã) se quisermos ter paciência, caráter e esperança. Portanto, ele não apenas demonstrou no Calvário, ele continua demonstrando agora pelo Espírito. Ele faz isso abrindo os olhos de nossos corações para “provar e ver” a glória da cruz e a garantia que ela dá de que nada pode nos separar do amor de Deus em Cristo Jesus ( Romanos 8:39 ).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *