De onde vem a alegria?

Paulo era um homem extraordinário. Ele sabia como se alegrar quando as coisas iam bem. Mas, como disse o Senhor, até os gentios se alegram quando as coisas vão bem. Nada de especialmente cristão nisso. O que é extraordinário em Paulo é como sua alegria era inacreditavelmente duradoura quando as coisas não estavam indo bem. Por exemplo: “Estou transbordando de alegria em todas as nossas tribulações ” ( 2 Coríntios 7:4 ). Ou “ agora me alegro em meus sofrimentos por vocês ” ( Colossenses 1:24 ).

De onde veio isso? 

Antes de tudo, foi ensinado por Jesus: “Bem-aventurados sois quando os homens vos odeiam… Alegrai-vos naquele dia e exultai, porque eis que é grande o vosso galardão no céu ” ( Lucas 6:22-23 ). Os problemas para Jesus aumentam seu interesse no céu – que dura muito mais do que a terra.

Segundo, vem do Espírito Santo, não de nossos próprios esforços, imaginação ou educação familiar. “ O fruto do Espírito é … alegria ” ( Gálatas 5:22 ). “Vocês receberam a palavra em muita tribulação com a alegria do Espírito Santo ” ( 1 Tessalonicenses 1:6 ).

Terceiro, vem de pertencer ao reino de Deus. “O reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, pazalegria no Espírito Santo ” ( Romanos 14:17 ).

Quarto, vem pela , isto é, por crer em Deus. “Ora, o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz na vossa fé ” ( Romanos 15:13 ). “Sei que permanecerei e continuarei com todos vocês para o seu progresso e alegria da fé ” ( Filipenses 1:25 ).

Vem de ver e conhecer Jesus como Senhor.

“ Alegrai-vos sempre no Senhor ” ( Filipenses 4:4 ).

Vem de concrentes que trabalham duro para nos ajudar a focar nessas fontes de alegria, em vez de circunstâncias enganosas. “Somos coobreiros convosco para a vossa alegria ” ( 2 Coríntios 1:24 ).

Vem dos efeitos santificadores das tribulações. “Também exultamos em nossas tribulações , sabendo que a tribulação traz perseverança; e perseverança, caráter comprovado; e caráter comprovado, esperança” ( Romanos 5:3-4 ). “ Meus irmãos, considerem com grande alegria quando passarem por várias provações , sabendo que a prova de sua fé produz perseverança. E que a perseverança tenha o seu resultado perfeito, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em nada” ( Tiago 1:2-4 ).

Se ainda não somos como Paulo, ele nos chama para ser. “Sede meus imitadores como eu sou de Cristo” ( 1 Coríntios 11:1 ). E para a maioria de nós este é um chamado para uma oração fervorosa. É uma vida sobrenatural.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *