O impedimento “tudo ou nada” para a oração

Fiz uma descoberta nos últimos três meses que está revolucionando minha vida de oração. Devo isso ao livro de Francis MacNutt, The Power to Heal . A descoberta é que uma mentalidade de “tudo ou nada” na oração impede a perseverança. Por exemplo, se eu orar: “Deus, por favor, converta e salve meu próximo”, e ele não se converte por um ano ou dois, é difícil continuar orando esta mesma oração dia após dia. Então eu costumo desanimar. Mas se eu perceber que existem inúmeros passos que Deus pode usar a cada dia para influenciar meu próximo, então posso levar um dia de cada vez e pedir a Deus que faça algo naquele dia que o aproxime um passo. A alternativa de “todos” não é “nada”. É alguma coisa.”

Isso permitiu que a expectativa de minha aumentasse. Em vez de sentir que minhas orações estão sendo recebidas por um pétreo “Não” de Deus a cada dia que meu vizinho não se converte, agora tenho coragem de acreditar que Deus está fazendo algo na vida do meu próximo e que no tempo de Deus a oração perseverante será o vencedor .

Acho que a mentalidade do “tudo ou nada” é uma das principais razões pelas quais nossas orações ficam estagnadas e se tornam repetitivas. Tendemos a pedir a Deus toda a bola de cera em todas as áreas. Dizemos: “Senhor, por favor, salve Bill”. “Senhor, cure Maria.” “Senhor, faça sua vontade na vida de Jim.” “Senhor, supri as necessidades de Jane.” Cada uma delas é um tipo de oração do tipo “tudo ou nada”. Não é ruim orar assim (veja o Pai Nosso). É ruim quando você  ora dessa maneira.

Tome a cura, por exemplo. Acredito que Deus cura as pessoas através da medicina e, às vezes, de maneiras mais incomuns e sobrenaturais. Acredito que poderíamos ver mais disso se orássemos com mais expectativa e se não impedíssemos nossa fé com uma mentalidade de “tudo ou nada”. Certa vez, Jesus tirou um cego da cidade, tocou-lhe os olhos e perguntou: “Vês alguma coisa?” Imagine isso! Ele disse: “ qualquer coisa ”, não “tudo”? E, de fato, o homem não podia ver tudo. Ele disse: “Eu vejo os homens, pois os vejo como árvores andando”. Então Jesus o tocou novamente. E Marcos 8:25 diz: “Ele foi restaurado e começou a ver tudo claramente”. E se Jesus tivesse a mentalidade de “tudo ou nada”? Ele poderia ter deixado o homem meio curado e dito: “Ai de vocês de pouca fé!”

Portanto, ao orar por cura (assim como por salvação espiritual), não devemos ser encorajados a quebrar o hábito do “tudo ou nada” e orar para que hoje algo poderoso seja feito por Deus no corpo de nosso ente querido? E amanhã algo mais? E no dia seguinte algo mais? Se Jesus tocou um homem duas vezes, não deveríamos esperar tocar os doentes muitas vezes antes de serem curados?

Estou achando útil ver minhas orações como injeções designadas por Deus de seu poder de cura. E como muitos antibióticos, a dosagem (da oração) deve ser continuada ao longo do tempo. Cada oração faz sua contribuição. Uma pílula antibiótica não é um tratamento “tudo ou nada”. Você continua tomando até a garrafa ficar vazia. E cada oração carrega uma medida de poder divino – às vezes mais, às vezes menos, mas sempre efetuando “algo” bom se rezado com fé.

Portanto, não deixe que uma mentalidade de “tudo ou nada” impeça sua perseverança. Ore por cura total e salvação total. Mas não prejulgue o tempo de Deus. Até que o trabalho total seja feito, continue orando para que Deus faça “algo” hoje para ajudar, e acredite que ele fará. Ore sempre e não desanime.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *