O segredo para estar contente

O desejo é uma coisa interessante.

Alguns desejos são bons. Desejo ser mais disciplinado na oração. Desejo ser mais rápido para ouvir e mais lento para falar. No entanto, outros desejos estão ligados ao pecado. Desejo o louvor do homem. Também desejo a segurança de um salário maior. Sejam bons ou ruins, os desejos não satisfeitos quase sempre levam à mesma coisa – descontentamento.

E o descontentamento é uma ladeira escorregadia. Uma vez que se sente em casa, abre a porta para a raiva, o ciúme, o ressentimento e até o ódio. Talvez seja por isso que Judas tem uma palavra tão forte para o descontentamento nos versículos 14-16. Ele lista “resmungões e descontentes” como indesculpavelmente ímpios e merecedores do julgamento do Senhor.

Todos enfrentamos desejos que não são satisfeitos. É inevitável. Mas como podemos evitar o descontentamento que tão facilmente se segue? Como podemos ficar fora de Judas 1:14-16? Devemos afastar-nos da tentação e voltar-nos para a verdade.

Afaste-se do medo e busque a confiança

Quando bons desejos, ou desejos que nos parecem bons e puros, não são atendidos, o medo borbulha. Queremos saber por que o Senhor não respondeu a uma oração da maneira que desejávamos, por que permitiu que algo amado fosse tirado ou por que parece reter uma necessidade. E tememos que seja porque ele não consegue, ou pior, porque ele não quer.

O pecado aqui é a dúvida. Questionamos o próprio caráter de Deus. Duvidamos de sua capacidade e/ou desejo de cumprir suas promessas. Nós o pintamos como um Deus incompetente parado com as mãos amarradas, ou como um Deus caprichoso que brinca conosco enquanto gaguejamos para encontrar a palavra mágica. Como poderíamos nos contentar com um Deus assim?

Felizmente, nosso Deus é todo-poderoso e amoroso. Podemos confiar que ele realmente é capaz de fazer muito mais do que pedimos ou pensamos (Efésios 3:20). Podemos saber que se buscarmos ao Senhor, nada de bom nos faltará (Salmos 34:10). Essas verdades são confiáveis ​​mesmo quando o que nos falta parece maior do que o que temos, quando o que perdemos obscurece o que resta.

O medo sufoca a confiança. Se temermos ao Senhor, no sentido de duvidar ansiosamente, não podemos confiar nele. Se não pudermos confiar nele, não poderemos nos contentar com as circunstâncias que ele considera adequadas nos dar. Em vez disso, oremos pela confiança que Jó possuía quando disse: “Aceitaremos o bem de Deus e não os problemas?” (Jó 2:10)

Afaste-se do orgulho e aproxime-se da humildade

Como pessoas, temos essa tendência equivocada de equiparar coisas que acontecem ou não acontecem, coisas que recebemos ou não, a um senso de merecimento. O orgulho funciona como medida de medição para nossas circunstâncias. Faz sentido, então, que Judas descreva ainda os descontentes como “presunçosos que falam alto” (Judas 1:16).

Se nos orgulhamos de nossas habilidades e pontos fortes percebidos, isso significa que nos consideramos muito bem. Não temos uma compreensão adequada da nossa condição de pecadores fracos, totalmente dependentes do Senhor. Isso nos deixa incapazes de aceitar qualquer coisa do Senhor com a humildade necessária para o contentamento. Em vez disso, ficaremos amargurados com a falsa noção de que merecemos mais bem ou menos mal do que recebemos.

A humildade, por outro lado, permite-nos receber do Senhor com ações de graças e abençoar o seu nome, quer ele dê ou tire (Jó 1:21). Se formos humildes, podemos descansar sabendo que é o Senhor quem nos exaltará de acordo com a sua vontade e tempo (Tiago 4:10).

Afaste-se da impaciência e busque a perseverança

Vemos repetidamente nas Escrituras como é bom esperar no Senhor (Lamentações 3:26). Mas esperar bem – paciência – é uma habilidade que poucos possuem. É difícil vermos valor em esperar por algo desejado, necessário, almejado. Perdemos o ânimo rapidamente e, assim, perdemos o contentamento.

Mas se aprendermos a perseverar durante longos períodos de espera, não só o nosso contentamento será preservado, mas a nossa fé será fortalecida. Não há melhor prova disso do que Hebreus 11. Noé, Abraão, José, Moisés: todos eles são considerados heróis da fé por causa de sua perseverança durante anos e vidas de espera. Todos morreram na fé, sem terem recebido as tão esperadas promessas de Deus (Hebreus 11:13).

O contentamento parece impossível para o impaciente porque é mal compreendido como algo passivo, como não fazer nada. Na realidade, perseverar esperando com contentamento requer grande força e coragem (Salmo 27:14). Para esperar bem, temos que buscar ativamente o Senhor, de quem tiramos nossas forças (Lamentações 3:25).

Aprenda o segredo do contentamento

Em sua vida, Paulo experimentou os mais altos e os mais baixos dos altos e baixos. Ele teve desejos realizados em glória incomparável e desejos retidos através de provações dolorosas. Mas foi Paulo quem disse: “Em toda e qualquer circunstância, aprendi o segredo para estar contente” (Filipenses 4:11-12).

Qual era o seu segredo? Cristo.

O versículo que se segue é popular: “Posso todas as coisas naquele [Cristo] que me fortalece” (v. 13); é mais frequentemente empregado quando há alguma esperança de grande vitória ou realização. Embora isso seja muito bom, Paulo está falando desse fortalecimento sobrenatural de Jesus especificamente no que se refere a estar contente . Então quase poderíamos substituir “face” por “do” nesse versículo. “Posso enfrentar todas as coisas através de Cristo.”

O evangelho de Jesus Cristo, a sua obra salvadora através da fé na sua morte e ressurreição, não nos garante um determinado conjunto de circunstâncias. O que isso garante é que podemos enfrentar qualquer circunstância com o poder de Cristo operando em nós.

Se é aí que a nossa fé está amarrada, somos libertos dos obstáculos do pecado que roubariam o nosso contentamento, e somos fortalecidos para esperar pela misericórdia do nosso Senhor que conduz à vida eterna (Judas 1:21).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *