Por que Jesus disse Vá e não peque mais se isso é impossível?

E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais. João 8:11

Jesus realmente quis dizer o que Ele disse? Por que ele diria isso se fosse impossível parar de pecar?

Muitas explicações diferentes são encontradas, seja por comentaristas, teólogos, em graus variados de discrepância. Alguns dizem que Jesus quis dizer isso da mesma maneira que um pai dirá a seus filhos para parar de morder as unhas – esperando que ele pare, mas, de maneira realista, sabendo que ele irá continuar.

Quase ninguém se atreveu a olhar para o verso desta maneira: e se Jesus quisesse dizer o que Ele disse?

O que significa “não pecar mais?”

E se “ir e não pecar mais” é realmente um comando para sair e parar de viver no pecado? Isso é impossível? O que Jesus quis dizer? Afinal, João escreve que somos mentirosos se dissermos que não temos pecado. (1 João 1:8).

Os versículos de Tiago dão uma boa descrição desse pecado que todos nós temos:

Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido. Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte. Tiago 1:14-15.

O pecado está dentro de todos nós. São nossos próprios desejos que nos atraem e tentam. Isso também é o que João está dizendo quando escreve que temos pecado. Mas ter pecado em nosso corpo não significa que devemos ceder a essas tentações.

É somente quando o desejo é concebido que cometemos pecado. Em outras palavras, é somente quando concordo com os pensamentos e tentações que surgiram que eu pequei.

Então, quando Jesus diz: “Vá e não peque mais”, Ele não espera que esta mulher deixe sua carne pecaminosa e nunca mais seja tentada novamente. Ele está dizendo a ela para dizer não ao pecado que habita nela e impedir o desejo de ser concebido; interrompa a tentação de se tornar pecado.

E este não é o mesmo comando que Ele nos dá ao resto de nós?

O Poder da Cruz

Jesus dizia a todos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me. Lucas 9:23.

O que Ele quis dizer é que devemos negar esses pensamentos e desejos que tentam e nos atraem. Para que possamos pegar nossa cruz e matar esses pensamentos antes de se tornarem pecado. Desta forma, seguimos o exemplo de Jesus de ser tentado como somos, porém ainda sem pecado. (Hebreus 4:15).

Tomando nossa cruz – essa é a chave. Se fizermos isso – se nunca permitirmos que esses desejos se tornem pecado – então estamos seguindo Jesus, assim como Ele ordenou. Então estamos cumprindo o comando de “ir e não pecar mais”.

Pois se vocês viverem de acordo com a carne, morrerão; mas, se pelo Espírito fizerem morrer os atos do corpo, viverão, Romanos 8:13

Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria. Colossenses 3:5

Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. Gálatas 5:24

Então é possível?

Quando você tenta viver essa vida de superação do pecado, você descobrirá rapidamente que é mais fácil dizer do que fazer. Apesar das nossas boas intenções, caímos e caímos e caímos novamente.

A chave é andar no Espírito. E andar no Espírito significa ser obediente ao Espírito. Se fizermos isso, então é escrito com bastante clareza o que acontecerá. Não cumpriremos a concupiscência da carne. E se não cumprimos a concupiscência da carne – a tentação de pecar – então não pecamos!

É fácil encontrar uma série de razões por que é impossível “ir e não pecar mais”. Você pode pensar que Jesus estava falando especificamente para a mulher em questão, e especificamente sobre adultério.

Você pode dizer que Ele disse isso apenas para ensinar aos fariseus uma lição e nem sequer significou o que Ele disse. Você pode dizer que Ele quis dizer isso como uma exortação para tentar o nosso mais difícil até que inevitavelmente caíssemos.

Mas o fato é que Jesus não disse nenhuma dessas coisas.

O que ele disse foi: “Vá e não peque mais”. E eu, por um lado, estou convencido de que Jesus quis dizer o que Ele disse. Imagine por um segundo que Jesus sabia exatamente como as coisas iriam acontecer.

Imagine que ele sabia que Suas palavras seriam registradas, compartilhadas e pregadas entre os cristãos por 2000 anos após o fato.

Imagine que ele escolheu dizer: “Vá e não peque mais”, porque Sua intenção era que devêssemos ir e não pecar mais.

Não uma vez. Não é uma única vez. E ele não quis dizer apenas para essa mulher, apenas nesta situação, mas todos nós.

A Bíblia é a Palavra de Deus, escrita por homens temerosos de Deus inspirados por Deus. Não há nada lá que não deveria estar lá.

Fonte: ActiveChristianity.org