Porque Ele é Nosso Pai?

Mas ame seus inimigos
faça o bem.
empreste, sem esperar nada em troca;
e será grande a vossa recompensa,
sereis filhos do Altíssimo ;
porque ele é benigno para com os ingratos e egoístas.
Seja misericordioso, assim como seu Pai é misericordioso.

1) As duas frases em negrito apontam para uma verdade profunda na vida cristã. 

“Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso” implica claramente que Jesus está tratando seus discípulos como filhos de Deus. Deus é o Pai deles. Eles são seus filhos. Então eles devem ser misericordiosos porque eles têm um Pai que é misericordioso.

2) Mas e as palavras: “Ame seus inimigos . . . e vocês serão filhos do Altíssimo”? 

Isso soa como amar seus inimigos é a condição de ser filhos de Deus e não o resultado. É como se Jesus dissesse por um lado: “Ame seus inimigos porque é assim que seu Pai é”; e por outro lado: “Ame seus inimigos para que ele seja seu Pai”.

3) Há um problema semelhante em João 15:8

“Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos”. Ele diz isso mesmo tendo acabado de dizer que ele é a videira e eles são os ramos (versículo 5). E: “Você já está limpo pela palavra que eu falei para você”. Portanto, o ponto não é que nos tornemos discípulos pela primeira vez dando frutos, mas que nos “tornamos” discípulos no sentido de viver o que realmente somos. Tornamo-nos em ação e praticamos o que somos por nosso chamado e por nossa fé.

4) Isso é o que eu acho que Jesus quer dizer em Lucas também. 

“Ame seus inimigos. . . e vocês serão filhos do Altíssimo”, significa: “Quando você age dessa maneira, você prova ser lascas do Velho Bloco”. Assim é o seu Pai. Então você mostra que você é nascido de Deus. Você tem a natureza dele. Você prova ser seus filhos. Então, novamente: o que você é por chamado e adoção (versículo 36) é a base do que você está se tornando em ação (versículo 35)—ou seja, pessoas que amam seus inimigos.

5) E se não amarmos nossos inimigos? 

Há uma implicação muito sóbria. Nesse caso, não provamos ser “filhos do Altíssimo”. Isso é muito sério. Jesus considera a possibilidade real de que alguns daqueles que ouvem seu mandamento de amar não o farão e serão como o homem que construiu sua casa na areia e perdeu tudo no dilúvio do julgamento ( Lucas 6:49 ).

6) Mas isso não significa que amar nossos inimigos é o que faz de Deus nosso Pai. 

Ter os traços faciais de seu pai terreno não faz de você um filho dele. Isso mostra que você é filho dele. Assim é com o amor. Não nos torna filhos de Deus. O amor é a maneira como agem as pessoas nascidas de Deus. Seja misericordioso como seu Pai é misericordioso.

7) Portanto, sejamos filhos de Deus. 

Como? Primeiro, confiando em Deus como nosso Pai para cuidar de nós em todos os riscos do amor. “Seu Pai sabe o que você precisa antes que você peça a ele” ( Mateus 6:8 ). E segundo, amando nossos inimigos e sendo misericordioso como nosso Pai é.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *