Quem ajuda você a desfrutar de Deus?

Jesus não veio a este mundo para salvar indivíduos isolados espalhados aqui e ali. Ele veio para reunir para si uma nova comunidade – um novo tipo de comunidade, uma bela comunidade, separada pela graça de Deus, aqui em um mundo movido pela idolatria e fervendo de raiva.

Claro, o cristianismo é mais do que comunal. Também é pessoal. Mas quem acusaria Davi de ter escrito um salmo narcisista? O evangelho corretamente nos leva a um relacionamento pessoal com Jesus, para sua glória, nossa salvação e o bem dos outros. Se nosso cristianismo não é profundamente pessoal, então é nominal , o que é irreal e não é bom para ninguém.

Mas o que estou enfatizando neste artigo é o seguinte: o cristianismo original, apostólico e autêntico é, na sabedoria de Deus, ricamente comunitário. Nossa solidariedade relacional juntos não é um enfeite opcional para extrovertidos. Como ousamos banalizar o que Cristo valoriza? “Cristo amou a igrejae se entregou por ela” ( Efésios 5:25 ). É o nosso amor aberto um pelo outro que se torna mais visível no mundo de hoje ( João 13:34-35 ). Jesus é suficiente para nos aproximar mais do que jamais estaríamos sem ele. o

A Comunhão dos Santos

O Novo Testamento repete e aprofunda essa ênfase. Estamos “unidos” como “templo santo” no Senhor, “sendo edificados juntamente para morada de Deus” ( Efésios 2:21-22 ). Juntos, incorporamos a contracultura de seu reino, uma radiante “cidade situada sobre uma colina” ( Mateus 5:3-14 ). Somos como as partes de um corpo humano, vitalmente interligadas ( 1 Coríntios 12:12-13 ). Eu poderia continuar e continuar.

Não é de admirar, então, que o Credo dos Apóstolos nos ensine a declarar, como essencial à ortodoxia cristã: “Creio na santa igreja católica, a comunhão dos santos”. Se não estivermos pressionando mais profundamente essa realidade sagrada juntos, então nosso cristianismo não é apenas deficiente; está com defeito.

Às vezes eu me pergunto sobre nós. O que mantém nossa geração de cristãos reformados de mente séria de uma experiência de comunidade mais vivificante? Nossa admiração para nas doutrinas familiares às quais continuamos retornando? Talvez seja apenas eu, mas a vitalidade relacional do verdadeiro cristianismo parece pouco desenvolvida entre nós. Onde estão os calvinistas que são conhecidos por valorizar e nutrir e guardar e desfrutar e espalhar as glórias relacionais de nossa vida compartilhada em Cristo?

As amizades duradouras, profundas e honestas estão incluídas no que realmente nos importa? Boa pregação, sim. Mas bela comunidade? Eu não conheço um único cristão em qualquer lugar que se oponha a isso. Mas então me pergunto por que muitas vezes parecemos estar mais ocupados com outras preocupações.

Deus é mais glorificado em nós

O tema central do hedonismo cristão é maravilhosamente declarado com palavras que muitos de nós conhecemos e respeitamos: “Deus é mais glorificado em nós quando estamos mais satisfeitos nele”. Muitos de nós abraçamos essa visão e nos regozijamos profundamente com ela.

Mas em um nível prático, como essa convicção ousada funciona melhor? Ganhamos um insight quando nos concentramos em duas palavras: nós e nós . Obviamente, não estaríamos errados em dizer: “Deus é mais glorificado em mim quando estou mais satisfeito nele”. Mas há sabedoria em articular o hedonismo cristão em termos de nós e nós . Consistente com todo o cristianismo autêntico, o hedonismo cristão brilha mais intensamente quando preenche não apenas um coração, mas uma sala inteira.

Sim, o prazer no Senhor pode ser visto em mim ou em vocês como indivíduos. Mas é visto de forma mais cativante em nós juntos . Quando Cristo é visível não apenas em você, e não apenas em mim, mas também na dinâmica relacional entre você e eu, então somos mais proféticos. Então podemos atrair a atenção de nossa geração.

Onde a fraqueza pertence

Pessoalmente, não consigo imaginar tentar trilhar este caminho terreno para a glória, exceto ombro a ombro com outros tropeços fracos e fracos como eu. Aqui está o porquê. Mais cedo ou mais tarde, todos nós descobrimos que nossos corações podem enlouquecer com impulsos opostos ao evangelho que reverenciamos.

E não é somente a pregação, os livros e os artigos que nos levam de volta aos trilhos. Precisamos dessas ajudas, com certeza. Mas uma grande parte de nossa própria teologia está nos apontando, repetidamente, para a vida e caminhada que podemos compartilhar juntos. Que maravilhoso! É tão bom não estar sozinho em nossas fraquezas e fracassos. Deus misericordiosamente nos colocou entre seu povo, onde ainda pertencem aspirantes a hedonistas cristãos que às vezes são péssimos no hedonismo cristão . O hedonismo cristão não existe para afastar os fracos; existe para atrair mais pecadores – e mantê-los, e mantê-los crescendo, mantendo-os encorajados.

Aqui, então, é como todos nós podemos crescer. Nós nos reunimos, graças ao nosso pertencimento dado por Deus e sustentado pela graça . Aceitamos com fé e entramos. Então, novamente graças à graça de Deus, ousamos enfrentar nossa fraqueza. Atrevemo-nos a caminhar juntos em corajosa honestidade. Ideais abstratos não podem nos ajudar, por mais admiráveis ​​que sejam. Mas a honestidade consistente sobre nossas deficiências reais ajuda.

Quem ouve suas confissões?

Como começamos a entrar nesse tipo de comunidade? Tiago 5:16 salta da página bíblica como um caminho realista a seguir: “Confesse seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros, para que sejam curados”. Esse comando simples levanta uma questão pessoal e prática: A quem devo confessar meus pecados?

Claro, se você e eu estamos sempre glorificando totalmente a Deus por estarmos plenamente satisfeitos nele, então não precisamos de Tiago 5:16 . Mas nós precisamos disso. Amamos Jesus, deleitamo-nos nele, ansiamos por ele. Ele conquistou nossos corações, lá no fundo. Mas, infelizmente, nos complicamos. Às vezes ficamos entediados e “blah” com ele, ou inquietos para fugir dele, ou orgulhosamente ressentidos com ele, e assim por diante. Tanta tolice, tantas contradições, dentro! Nós somos pecadores sérios . Somos profundamente falhos. Somos amplamente fracos. Não somos?

Essa é uma grande parte da razão pela qual Jesus nos colocou em sua igreja, onde somos todos pecadores sérios, profundamente falhos, amplamente fracos. Vamos falar sobre isso juntos, com especificidades concretas, entre as pessoas às quais pertencemos em nossas próprias igrejas.

Que possamos ser curados

Respeito o realismo de Martinho Lutero:

Que um Deus misericordioso me preserve de uma Igreja Cristã em que todos são santos! Quero ser e permanecer na igreja e pequeno rebanho dos fracos de coração, dos fracos e doentes, que sentem e reconhecem a miséria de seus pecados, que suspiram e clamam a Deus incessantemente por conforto e ajuda, que crêem no perdão de pecados. ( Obras de Lutero , 22:55)

Com Lutero, ansiamos por santidade. Mas ele entendeu que a verdadeira santidade ganha força na comunhão dos pecadores que saem do esconderijo e começam a confessar. Eles vivem em Tiago 5:16 . Não é ciência de foguetes. É basicamente simples. Confessamos, oramos e começamos a curar. Que chance tem a santidade do hedonismo cristão, então, se escondermos nossas falhas particulares enquanto acenamos uma bandeira pública de correção teológica? Nossa própria força de vontade privada nos falha. Precisamos nos reunir, em nossas igrejas e pequenos grupos, e, sem coerção ou vergonha, esclarecer como não estamos vivendo fielmente.

Então podemos nos curvar juntos. Podemos orar uns pelos outros. E a promessa das Escrituras é que experimentaremos cura, renovação e alegria, tudo para a glória de Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *