Top 3 sinais de um coração maligno para observar

Em nossa cultura, o coração tem um papel de destaque. Damos crédito ao nosso coração pelas coisas que sentimos e por que as sentimos. Consideramos o coração a sede do amor, da compaixão, da amizade e da inspiração. Dizemos que amamos os outros com ‘todo o nosso coração’ e, quando nos deparamos com decisões difíceis, perguntamos ‘o que seu coração está lhe dizendo?’ Tristeza e rejeição são descritas como um ‘coração partido’, e quando perdemos o interesse, podemos dizer que foi apenas porque nosso ‘coração não estava nele’.

3 – Um coração maligno nega a Deus

“Pois, embora conhecessem a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, mas seus pensamentos se tornaram fúteis e seus corações insensatos se obscureceram”. – Romanos 1:21 

Cada vez mais, nossa cultura está cheia de corações que questionam se Deus existe mesmo e se ele existe, se ele é bom e digno de louvor. Mesmo quando confrontados com a verdade clara das Escrituras e os milagres da Criação, muitos ainda negam a própria existência de Deus. Esse pensamento é ‘fútil’, ‘escuro’ e completamente desprovido de alegria e significado. Paulo escreve que isso se aplica àqueles que ‘conheciam a Deus’. Isso nos diz que mesmo quando confrontados com a verdade inegável de Deus, um coração mau continuará a rejeitá-la. Este coração maligno cria dor e tristeza onde poderia haver verdadeira alegria.

Quão fácil pode ser para nossos corações serem enganados em acreditar em pequenas mentiras sobre Deus e, eventualmente, assumir essas mentiras como nossas! Enganos como ‘há mais do que apenas um caminho para Deus’, ‘um Deus amoroso nunca puniria alguém’ ou ‘todas as religiões são iguais’ soam bem e aceitam. No entanto, essas mentiras sutis gradualmente transformam nosso coração em um que nega Deus pouco a pouco até que nosso relacionamento com ele seja impossível de encontrar. É por isso que devemos guardar nossos corações através da oração , discipulado e tempo gasto em Sua Palavra.

2 – Um coração maligno mantém pensamentos pecaminosos

“Pois é de dentro, do coração do homem, que vêm os maus pensamentos: imoralidade sexual, roubo, homicídio, 22 adultério, ganância, malícia, dolo, lascívia, inveja, calúnia, arrogância e loucura”. – Marcos 7:21-22 

O que você pensa o dia todo? Estas palavras de Jesus nos asseguram que um coração mau gerará maus pensamentos. É fácil pensar que podemos de alguma forma manter nossos maus pensamentos ‘sob controle’. Justificamos esses pensamentos como corretos, desde que não ajamos de acordo com eles. No entanto, Jesus diz em Mateus 5:27-28 que secretamente ter um pensamento lascivo é exatamente o mesmo que cometer o ato. Ter um pensamento de ganância é o mesmo que roubar por ganância. Deus conhece nossos pensamentos e conhece a profundidade do mal que tentamos esconder onde pensamos que só nós conhecemos. Pensamentos pecaminosos são um sintoma de um coração mau.

Em nossa natureza pecaminosa, nossos corações gravitarão em direção ao que é mau. Quanto mais pensamos no mal, mais confortáveis ​​ficamos com ele, até que esses maus pensamentos se tornem ações malignas e um estilo de vida perverso. Não podemos impedir que todos os maus pensamentos entrem em nossas mentes, mas podemos estar cientes deles e redirecioná-los para as coisas de Deus. Paulo encoraja os crentes a recalibrar nossos pensamentos em direção ao que Deus nos mostrou ser benéfico e gratificante, e ao fazê-lo alinhar nossos corações com o coração de Deus. 

1- Um coração maligno é enganoso

“O coração é enganoso acima de todas as coisas e incurável. Quem pode entender isso?” –  Jeremias 17:9

De acordo com este versículo em Jeremias, a condição padrão do nosso coração não é o amor, mas o engano. Enquanto tendemos a associar o coração com emoções verdadeiras e puras, a Bíblia ensina que o coração sem Cristo está fadado à desonestidade e ao mal. Em uma época em que ouvimos palavras como ‘desinformação’ e ‘notícias falsas’ diariamente, fica claro que nossos corações estão muito felizes em não apenas criar, mas aceitar prontamente coisas que podem ou não ser verdade. O engano de um coração impenitente nos levará a mentir para nós mesmos, mentir para os outros e manipular a verdade de maneiras sutis para obter o que pensamos que queremos. 

Jeremias diz que nossos corações estão ‘além da cura’ e, fora de Cristo, isso certamente é correto. Quando nos encontramos e outros ao nosso redor confiando em emoções cruas para apoiar falsidades, podemos ver os efeitos de um coração maligno.  

Quando oramos para que Deus limpe nossos corações do engano, ele é fiel para nos revelar nossos pecados, nos perdoar e renovar nossos corações. Nada que possamos fazer irá ‘limpar’ nossos corações. Toda a humanidade está caída, pecaminosa e quebrada diante de Deus. No entanto, pela graça e misericórdia de Cristo, nossos corações enganosos podem ser revigorados, renovados e curados. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *