Top 3 motivos que fazem os Cristãos ter certeza da Salvação

Um estudo de pesquisa de 2017 mostrou que dois terços de todos os cristãos passam por momentos de dúvida. Tal estatística não deveria ser tão surpreendente. Embora gostaríamos de acreditar que  é igual a certeza, sabemos que esse não é o caso. Todos nós lutamos com nossa . Todos nós já enfrentamos dúvidas, perguntas e incertezas. Isso é natural. 

Dúvidas ocorrem por todos os tipos de razões. Para alguns, pode ocorrer como resultado de uma tragédia pessoal; uma perda de emprego, uma doença, um acidente. Levantamos nossas mãos e gritamos “Por quê?!” Outras vezes, nossas dúvidas podem surgir do processo natural de crescimento. À medida que nossa fé cresce, naturalmente encontramos questões mais profundas. A questão é que todo cristão já passou por esse tempo. 

No entanto, se é natural passar por momentos de questionamento, isso significa que não há segurança em nossa fé? E a nossa salvação? O que dizemos se alguém duvida de sua própria salvação? Não há como silenciar essas dúvidas? Não há garantia?

A boa notícia é que sim, podemos ter certeza de nossa salvação. Nossa fé é construída sobre verdades bíblicas. Essas verdades nos acalmam em nossos medos, acalmam nossas perguntas, respondem às nossas dúvidas.

3 – Podemos ter certeza porque a salvação é uma experiência diária.

Muitas vezes vemos a salvação como algo que só ocorre no fim dos tempos. A salvação pertence àquele momento em que fechamos os olhos para este mundo e abrimos os olhos para o próximo. Em suma, a salvação ocorre após a morte. Nós “vamos para o céu”, poderíamos dizer. No entanto, não é assim que a Bíblia fala de salvação.

Sim, os cristãos acreditam na era vindoura. Não importa onde você esteja nas questões do fim dos tempos, os cristãos acreditam na ressurreição e na vida eterna. No entanto, a vida eterna não é o que nos espera quando morremos, ela começa no momento em que entramos em um relacionamento com Jesus. A salvação, portanto, não é algo que você espera e, portanto, pode perder; define sua vida neste exato momento.

Isso naturalmente flui de tudo o que foi escrito acima. Se a salvação é baseada na presença amorosa de Jesus, então esta é uma realidade em que os cristãos vivem hoje. Jesus deixa claro que o benefício de sua presença permanece conosco em nossas vidas. A certeza de nossa salvação, portanto, não é algo que se aplique a nós em um futuro distante. Isso a torna uma realidade nebulosa da qual nunca temos certeza. Em vez disso, a certeza da salvação pertence à nossa vida aqui e agora. Porque os cristãos vivem hoje na presença amorosa do Senhor, podemos ter certeza da realidade de nossa salvação.

2 – Podemos ter certeza porque Jesus nos ama.

A salvação não é algo que ganhamos. Na verdade, a salvação não é uma coisa ; é um relacionamento com o Deus vivo. Os cristãos são salvos entrando em uma comunhão vivificante com Jesus. Esta é a raiz de toda atividade espiritual. Não importa se oramos corretamente, doamos generosamente ou vivemos vidas perfeitas; sem um relacionamento contínuo com Jesus, nossa vida espiritual desmorona.

Isso não quer dizer, no entanto, que o amor do cristão por Jesus é a certeza da salvação. A salvação não é encontrada dentro de nós mesmos. Em vez disso, a certeza da salvação é o amor que Jesus tem por nós. O amor divino é o coração de quem Jesus é. As Escrituras ensinam que “Deus não enviou seu filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por meio dele” ( João 3:17 ). A missão de Jesus é estender a relação de salvação a todos os que se voltam para ele. 

Embora possamos amar imperfeitamente, Jesus nos ama com um amor eterno. O amor de Jesus é lindamente expresso em sua morte na cruz. A cruz é a demonstração final do amor inflexível de Cristo por nós. Jesus diz: “Ninguém tem maior amor do que este; dar a vida pelos amigos. Vocês são meus amigos” ( João 15:13-14 ).

A certeza de nossa salvação está enraizada em um relacionamento amoroso com Jesus; um relacionamento em que seu amor é eternamente estendido a nós. Jesus nunca revogará este amor. Assim, se duvidarmos de nossa salvação, precisamos simplesmente lembrar que o amor de Cristo é revelado na cruz, e não há nada no céu ou na terra que possa reverter seus efeitos.

1 – Podemos ter certeza porque Jesus está conosco.

Em que se baseia a salvação? É baseado nos ritos da igreja? Somos salvos na medida em que fazemos a oração certa da maneira certa? Olhamos para as bênçãos externas como evidência de nosso status de salvação? 

Por melhores que sejam todas essas coisas, elas não nos asseguram nossa salvação. A certeza que temos é a presença de Jesus. Em outras palavras, a certeza da salvação não é o quê , é quem. Nossa certeza na salvação é encontrada em um relacionamento vivificante com Jesus. Como Paulo escreve “agora já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus” ( Romanos 8:1 ). A presença de Jesus faz toda a diferença. 

Jesus está conosco; este é o próprio coração da encarnação. De fato, foi a disposição de Jesus de entrar na bagunça da vida humana que causou conflito com o establishment religioso. Jesus era conhecido como um “amigo de publicanos e pecadores” ( Mateus 11:19 ).  Sua entrada no reino de Deus, portanto, baseia-se unicamente em sua disposição de receber Jesus pela fé. Jesus ensina que a salvação não é encontrada por meios humanos. A salvação é encontrada em receber Jesus. Esta é a verdade clara e simples do evangelho.

Para ter certeza de nossa salvação, devemos clamar a Jesus. Ele é o “fiador de uma melhor aliança” ( Hb 7:22 ). Quanto mais clamamos a Jesus, mais podemos ter certeza de nossa salvação. Além disso, porque Jesus é fiel a nós e promete estar conosco “até os fins dos tempos” ( Mateus 28:20 ), podemos confiar que, nele, nossa salvação está garantida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *