Top 5 personagens Bíblicos que tiveram depressão

Nós convivemos todos os dias com pessoas que estão desesperadas, sofrendo e solitárias. Podemos nem estar cientes da estrada escura que eles percorrem. Às vezes percebemos, mas muitas vezes não. Talvez estejamos muito ocupados, preocupados ou sobrecarregados. Para ser honesto, muitos dias, podemos ser essas pessoas, os desesperados, os feridos, os solitários.

Só precisando de alguém para notar.

A Bíblia não usa a palavra “depressão”, exceto em algumas traduções e versículos, ela é frequentemente referenciada por outras palavras semelhantes, como “abatido”, “coração partido”, “perturbado”, “miserável”, “desesperado”, e “luto”, entre outros. 

5 – Moisés ficou triste com o pecado de seu povo

Em seus sentimentos de raiva e traição de seu próprio povo, Moisés, como líder, estava prestes a desistir. Ele desceu de sua experiência no topo da montanha com Deus, mandamentos em mãos, apenas para encontrar os israelitas em completo caos e pecado. Seu clamor de coração a Deus em favor deles era desesperado:

4 – Jó sofreu grandes perdas

Este justo homem de Deus perdeu literalmente tudo. Tão grande foi seu sofrimento e tragédia que até sua própria esposa disse: “Você ainda mantém sua integridade? Amaldiçoe a Deus e morra!” 

Embora tenha mantido sua fidelidade a Deus ao longo de sua vida, ele ainda lutou profundamente pelas trincheiras da dor:

“Por que não morri ao nascer e não morri ao sair do ventre?” 

“Não tenho paz, nem sossego, não tenho descanso, apenas tumulto.” 

“Eu detesto minha própria vida, portanto, darei rédea solta à minha queixa e falarei na amargura de minha alma.” Jó 10:1

3 – Jonas estava com raiva

Depois que Deus chamou Jonas para ir a Nínive para pregar ao povo, ele fugiu o mais longe que pôde. E depois de uma tempestade no mar, sendo engolido por um peixe gigante, e depois sendo salvo e tendo uma segunda chance, ele obedeceu. Ele pregou a mensagem de Deus ao povo de Nínive. A misericórdia de Deus alcançou todas as pessoas que se voltaram para Ele. Mas em vez de se alegrar, Jonas ficou bravo:

“Agora, ó Senhor, tira-me a vida, pois é melhor para mim morrer do que viver”. Jonas 4:3

2 – Elias estava desanimado

Após grandes vitórias espirituais sobre os profetas de Baal, este poderoso homem de Deus temeu e correu para salvar sua vida, longe das ameaças de Jezabel. E lá no deserto, ele se sentou e orou, derrotado e desgastado

1 – Davi estava perturbado

Em muitos dos Salmos, ele escreve sobre sua angústia, solidão, medo do inimigo, seu clamor pelo pecado e a culpa com a qual lutou por causa disso. Também vemos sua enorme dor pela perda de seus filhos em 2 Samuel 12:15-23 e 2 Samuel 12:18-33 . Em outros lugares, a honestidade de Davi com suas próprias fraquezas dá esperança a nós que lutamos hoje:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *