Estudo de 1 Coríntios 10:6 – Comentado e Explicado

Estas coisas aconteceram para nos servir de exemplo, a fim de não cobiçarmos coisas más, como eles as cobiçaram.
1 Coríntios 10:6

Comentário de Albert Barnes

Agora estas coisas – Os julgamentos infligidos a eles por Deus por seus pecados.

Foram nossos exemplos – grego: “tipos” ( t?p?? tupoi). Margem, “figuras”. Eles não foram projetados para ser nosso tipo, mas devem ser considerados uma advertência para nós ou um aviso de que não pecamos da mesma maneira. O mesmo Deus dirige nossos assuntos que ordenaram os deles; e se pecarmos como eles fizeram, também devemos esperar ser punidos e excluídos do favor de Deus e do céu.

Desejo de coisas más – Deseje aquelas coisas que são proibidas e que seriam prejudiciais. Eles cobiçavam carne, e Deus lhes concedia seus desejos, e a conseqüência foi uma praga e a destruição de multidões Êxodo 11: 4 . Assim, Paulo deduz que os cristãos de Corinto não devem desejar ou desejar a carne oferecida em sacrifício aos ídolos, para que não os leve também ao pecado e à ruína.

Comentário de E.W. Bullinger

were = tornou-se.

nossa . ou seja, para nós.

exemplos = tipos. Grego. tupos. A mesma palavra que “amostra” ( 1 Coríntios 10:11 ). Veja a primeira ocorrência: João 20:25 .

para a intenção . Grego. eis . App-104.

desejo depois . Literalmente deseje. Grego. epitumetes. Só aqui.

mal . Grego. kakos . App-128.

cobiçado . Grego. epithumeo, para desejar. Ocorre dezesseis vezes, nem sempre em um sentido ruim. Compare Mateus 13:17 . Lucas 17:22 ; Lucas 22:15 . A referência é Êxodo 32: 6-25 . App-107.

Comentário de John Calvin

6. Agora, essas coisas eram tipos para nós. Ele nos adverte, em termos ainda mais explícitos, de que temos a ver com a punição que lhes foi infligida, para que sejam uma lição para nós, para que não possamos provocar a ira de Deus como eles. “Deus”, diz ele, “ao puni-los, colocou-nos diante de nós, como em uma figura, sua severidade, que, instruída pelo exemplo deles, podemos aprender a temer”. Do termo tipo falarei atualmente. Somente no presente desejo que meus leitores saibam que não é sem consideração que dei uma interpretação diferente daquela da tradução antiga (540) e do Erasmus. Pois eles obscurecem o significado de Paulo, ou pelo menos não trazem com clareza suficiente essa idéia – que Deus naquele povo apresentou uma imagem para nossa instrução.

Para que não desejemos coisas más. Ele agora enumera casos particulares, ou certos exemplos, que ele pode ter ocasião disso para reprovar alguns vícios, sobre os quais era apropriado que os coríntios fossem admoestados. Sou de opinião que a história aqui mencionada é o que está registrado em Números 11: 4 , etc., embora outros a refiram ao que está registrado em Números 26:64 . As pessoas, depois de algum tempo alimentadas com maná, acabaram por detestá-lo e começaram a desejar outros tipos de comida, aos quais estavam acostumados a comer no Egito. Agora eles pecaram de duas maneiras, pois desprezavam o dom peculiar de Deus, e desejavam ansiosamente uma variedade de carnes e iguarias, contrariando a vontade de Deus. O Senhor, provocado por esse apetite sem lei, infligiu ao povo um duro golpe. Portanto, o lugar foi chamado de

sepulturas de luxúria, (541) porque ali enterraram aqueles a quem
o Senhor havia ferido. ( Números 11:34 .)

O Senhor, por este exemplo, testemunhou o quanto ele odeia aqueles desejos que surgem da aversão a seus dons e de nosso apetite sem lei, pois tudo o que vai além da medida que Deus prescreveu é justamente considerado mau e ilegal.

Comentário de Adam Clarke

Essas coisas foram nossos exemplos – Os castigos que Deus infligiu a eles nos fornecem evidências do que Deus infligirá a nós, se pecarmos após a semelhança desses transgressores.

Não devemos cobiçar coisas más – É mais evidente que o apóstolo se refere aqui à história em Números 11: 4 , etc .: E a multidão mista caiu em cobiça e disse: Quem nos dará carne para comer? No mesmo espírito, os coríntios evidentemente haviam caído; eles cobiçavam a carne nas festas dos ídolos e, portanto, as freqüentavam no grande escândalo do cristianismo. O apóstolo mostra a eles que o pecado deles era da mesma natureza que o dos israelitas rebeldes e murmurantes que Deus puniu tão severamente; e se ele não poupasse os galhos naturais, não havia probabilidade de ele poupá-los.

Comentário de Thomas Coke

1 Coríntios 10: 6 . Coisas más A culpa dos israelitas aqui mencionados parece ser o desejo deles de carne, Números 11 que custaram a vida a muitos deles; e, portanto, o que ele guarda contra os coríntios deve ser sua grande propensão para as festas pagãs em seus sacrifícios. Ver Salmos 78: 30-31 . Locke e Clarke.

Comentário de John Wesley

Agora, essas coisas eram nossos exemplos, com a intenção de não desejarmos as coisas más, como elas também desejavam.

Agora, essas coisas foram nossos exemplos – Mostrando o que devemos esperar se, desfrutando dos benefícios semelhantes, cometermos os mesmos pecados. Os benefícios são estabelecidos na mesma ordem que Moisés em Êxodo; os pecados e punições em uma ordem diferente; o desejo do mal primeiro, como sendo o fundamento de todos; a seguir, idolatria, 1 Coríntios 10: 7,14 ; depois fornicação, que geralmente a acompanhava, 1 Coríntios 10: 8 ; a tentação e murmuração contra Deus, nos versículos seguintes.

Como eles desejavam – Carne, desprezando o maná. Números 11: 4

Referências Cruzadas

Números 11:4 – Um bando de estrangeiros que havia no meio deles encheu-se de gula, e até os próprios israelitas tornaram a queixar-se, e diziam: “Ah, se tivéssemos carne para comer!

Números 11:31 – Depois disso, veio um vento da parte do Senhor que trouxe codornizes do mar e as fez cair por todo o acampamento, a uma altura de noventa centímetros, espalhando-as em todas as direções até num raio de uma caminhada de um dia.

Salmos 78:27 – Fez chover carne sobre eles como pó, bandos de aves como a areia da praia.

Salmos 106:14 – Dominados pela gula no deserto, puseram Deus à prova nas regiões áridas.

Sofonias 3:6 – “Eliminei nações; suas fortificações estão devastadas. Deixei desertas as suas ruas. Suas cidades estão destruídas; ninguém foi deixado; ninguém!

Romanos 5:14 – Todavia, a morte reinou desde o tempo de Adão até o de Moisés, mesmo sobre aqueles que não cometeram pecado semelhante à transgressão de Adão, o qual era um tipo daquele que haveria de vir.

1 Coríntios 10:11 – Essas coisas aconteceram a eles como exemplos e foram escritas como advertência para nós, sobre quem tem chegado o fim dos tempos.

Hebreus 4:11 – Portanto, esforcemo-nos por entrar nesse descanso, para que ninguém venha a cair, seguindo aquele exemplo de desobediência.

Hebreus 9:24 – Pois Cristo não entrou em santuário feito por homens, uma simples representação do verdadeiro; ele entrou no próprio céu, para agora se apresentar diante de Deus em nosso favor;

1 Pedro 3:21 – e isso é representado pelo batismo que agora também salva vocês — não a remoção da sujeira do corpo, mas o compromisso de uma boa consciência diante de Deus — por meio da ressurreição de Jesus Cristo,

2 Pedro 2:6 – Também condenou as cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo-as a cinzas, tornando-as exemplo do que acontecerá aos ímpios;

Judas 1:7 – De modo semelhante a estes, Sodoma e Gomorra e as cidades em redor se entregaram à imoralidade e a relações sexuais antinaturais. Estando sob o castigo do fogo eterno, elas servem de exemplo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *