Estudo de 1 Coríntios 12:6 – Comentado e Explicado

Há também diversas operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
1 Coríntios 12:6

Comentário de Albert Barnes

De operações – De obras; ou seja, de milagres, como Deus produz na igreja, no estabelecimento e na defesa de sua religião. Existem diferentes operações na mente e no coração; e diferentes poderes dados ao homem, ou diferentes qualificações na construção e defesa de sua causa. Ou pode ser, possivelmente, que Paulo aqui se refira às obras de Deus principalmente para meras “ilustrações” e pela palavra “operações” significa as obras que Deus realizou na criação e providência. Suas obras são diversas. Eles não são todos iguais, embora venham da mesma mão. O sol, a lua, as estrelas, a terra são diferentes; as árvores da floresta, os animais do campo, as aves do ar, os habitantes das profundezas são diferentes; as flores, arbustos e ervas são diferentes entre si; ainda. por mais que possam variar, são formados pela mesma mão. são as produções do mesmo Deus, devem ser consideradas como provas da mesma sabedoria e poder. O mesmo deve ser esperado em sua igreja; e devemos antecipar que as investiduras de seus membros seriam diversas.

Mas é o mesmo Deus – o mesmo Pai; todas essas operações são produzidas pelo mesmo Deus. Portanto, eles não devem ser subvalorizados ou desprezados; nem alguém deve estar excessivamente feliz, ou se orgulhar do que foi conferido apenas por Deus.

Em suma – Todas essas operações devem ser rastreadas até ele. Sua agência está em todo lugar. É tão realmente visto na asa do inseto quanto nos membros do mamute; tão na violeta mais humilde quanto no carvalho mais alto da floresta. Todos, portanto, devem considerar-se sob sua direção e devem se submeter aos seus arranjos. Se as pessoas considerarem suas investiduras como um dom de Deus, elas serão gratas por elas e não estarão dispostas a desprezar ou subestimar outras pessoas que foram colocadas em uma condição e posição mais humildes na igreja.

Comentário de E.W. Bullinger

operações = funcionamento. Grego. energema. Somente aqui e 1 Coríntios 12:10 .

trabalha . Grego. energeo. Ver Romanos 7: 5 .

apesar de tudo . ou seja, todos os presentes em todos os membros. Figura do discurso Elipse. App-6.

dentro App-104. Observe a figura do discurso Symploke nesses três versículos: cada um começando com “diversidades” e terminando a frase com “o mesmo”.

Comentário de John Calvin

6. Um Deus que trabalha. Onde usamos a palavra poderes, o termo grego é ??e???µata , um termo que contém uma alusão ao verbo funciona , como no latim effectus (um efeito) corresponde ao verbo effectus (para efetuar.) O significado de Paulo é que, embora os crentes possam ser dotados de poderes diferentes, todos se elevam de um mesmo poder da parte de Deus. Portanto, a expressão empregada aqui – opera todas as coisas ao todo – não se refere à providência geral de Deus, mas à liberalidade que ele exerce em relação a nós, concedendo a cada um um presente. A soma é esta – que não há nada na humanidade que seja bom ou digno de louvor senão o que vem de Deus somente. Portanto, está fora de lugar aqui agitar a questão – de que maneira Deus age em Satanás e em réprobos.

Comentário de Adam Clarke

Diversidades de operações – ??e???µat?? · Influências milagrosas exercidas sobre os outros; tais como a expulsão de demônios, infligindo punições extraordinárias, como no caso de Ananias e Safira, Elimas, o feiticeiro, etc., a cura de diferentes doenças, ressuscitando os mortos, etc .: tudo isso procedeu de Deus Pai, como o fonte de toda bondade e poder, e o distribuidor imediato de todo presente bom e perfeito.

Nos três versículos anteriores, encontramos mais do que uma referência indireta à doutrina da sagrada Trindade.

    Presentes são atribuídos ao Espírito Santo, 1 Coríntios 12: 4 .

    Administrações ao Senhor Jesus, 1 Coríntios 12: 5 .

    Operações para Deus Pai, 1 Coríntios 12: 6 .

Quem pensa que isso é fantasioso deve dar conta das distinções muito evidentes aqui, de uma maneira mais satisfatória.

Comentário de Thomas Coke

1 Coríntios 12: 6 . De operações. O que foram esses, aprendemos de 1 Coríntios 12: 8-11 . Eles são muito apropriadamente chamados e?e???µata, em trabalho, porque eles estavam acima de todo poder humano. Homens de si mesmos não podiam fazer nada deles; mas foi Deus, como o apóstolo nos diz aqui, que, nesses dons extraordinários do Espírito Santo, fez tudo o que foi feito: foi o efeito de sua operação imediata, como São Paulo nos assegura naquele lugar paralelo, Filipenses. 2:13 em que capítulo, 1 Coríntios 12: 3 ; 1 Coríntios 12:14 , descobrimos que os filipenses precisavam um pouco do mesmo conselho que São Paulo dá aqui amplamente aos coríntios.

Comentário de John Wesley

E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.

Operações – Efeitos produzidos. Esta palavra é de uma extensão maior do que qualquer uma das primeiras. Mas é o mesmo Deus que opera todos esses efeitos em todas as pessoas envolvidas.

Referências Cruzadas

Jó 33:29 – “Deus faz dessas coisas ao homem, duas ou três vezes,

João 5:17 – Disse-lhes Jesus: “Meu Pai continua trabalhando até hoje, e eu também estou trabalhando”.

1 Coríntios 3:7 – de modo que nem o que planta nem o que rega são alguma coisa, mas unicamente Deus, que efetua o crescimento.

1 Coríntios 12:11 – Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, conforme quer.

1 Coríntios 15:28 – Quando, porém, tudo lhe estiver sujeito, então o próprio Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, a fim de que Deus seja tudo em todos.

Efésios 1:19 – e a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força.

Efésios 1:23 – que é o seu corpo, a plenitude daquele que enche todas as coisas, em toda e qualquer circunstância.

Filipenses 2:13 – pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele.

Colossenses 1:29 – Para isso eu me esforço, lutando conforme a sua força, que atua poderosamente em mim.

Colossenses 3:11 – Nessa nova vida já não há diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo e livre, mas Cristo é tudo e está em todos.

Hebreus 13:21 – os aperfeiçoe em todo o bem para fazerem a vontade dele, e opere em nós o que lhe é agradável, mediante Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *