Estudo de 1 Reis 12:15 – Comentado e Explicado

E o rei não atendeu ao povo, porque assim o dispusera o Senhor, para realizar a palavra que tinha dito a Jeroboão, filho de Nabat, por meio de Aías, de Silo.
1 Reis 12:15

Comentário de Albert Barnes

A causa era do Senhor – ou seja, “a virada dos acontecimentos era do Senhor”. Paixões humanas, raiva, orgulho e insolência exercitaram a realização dos desígnios divinos. Sem interferir no livre arbítrio do homem, Deus guia o curso dos eventos e realiza Seus propósitos.

Comentário de E.W. Bullinger

a causa = a mudança (de eventos) ou a substituição.

Comentário de Adam Clarke

– God left him to himself, and did not incline his heart to follow the counsel of the wise men. A causa era do Senhor – Deus o deixou para si mesmo e não inclinou seu coração a seguir o conselho dos sábios. Isso está tirando o melhor partido da nossa versão atual; mas se chegarmos a investigar o significado da causa de toda essa confusão e anarquia, descobriremos que foi a loucura, a crueldade e a tirania despótica de Roboão: e isso foi do Senhor? Mas o texto fala essa má doutrina? Não: diz que ??? sibbah , a Revolução, era do Senhor. Isso é consistente com todas as declarações anteriores. Deus incitou o povo a se revoltar contra um homem que não tinha habilidade nem humanidade para governá-lo. Tivemos uma revolução desse tipo nessas nações em 1688; e, graças a Deus, nunca mais precisamos de outro. Nenhuma de nossas traduções antigas entendeu a palavra como a nossa versão atual: eles a consideram que o Desviar era do Senhor ou era a Ordenança do Senhor; a saber, que eles deveriam se afastar desse rei tolo.

Comentário de John Wesley

Pelo que o rei não deu ouvidos ao povo; porque a causa era do SENHOR, para que ele cumprisse a sua palavra, que o SENHOR falou por Aías, o silonita, a Jeroboão, filho de Nebate.

Do Senhor – Que desistiu de Roboão a um erro tão tolo e fatal, e afastou dele as afeições dos povos; e ordenou todas as circunstâncias por sua sábia providência para esse fim.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 2:30 – Mas Seom, rei de Hesbom, não quis deixar-nos passar; pois o Senhor, o Deus de vocês, tornou-lhe obstinado o espírito e endureceu-lhe o coração, para entregá-lo nas mãos de vocês, como hoje se vê.

Juízes 14:4 – Seus pais não sabiam que isso vinha do Senhor, que buscava ocasião contra os filisteus; pois naquela época eles dominavam Israel.

1 Samuel 15:29 – Aquele que é a Glória de Israel não mente nem se arrepende, pois não é homem para se arrepender”.

2 Samuel 17:14 – Absalão e todos os homens de Israel consideraram o conselho de Husai, o arquita, melhor do que o de Aitofel; pois o Senhor tinha decidido frustrar o eficiente conselho de Aitofel a fim de trazer ruína sobre Absalão.

2 Samuel 24:1 – Mais uma vez, irou-se o Senhor contra Israel. E incitou Davi contra o povo, levando-o a fazer um censo de Israel e de Judá.

1 Reis 11:11 – Então o Senhor disse a Salomão: “Já que essa é a sua atitude e você não obedeceu à minha aliança e aos meus decretos, os quais lhe ordenei, certamente lhe tirarei o reino e o darei a um dos seus servos.

1 Reis 11:29 – Naquela ocasião, Jeroboão saiu de Jerusalém, e Aías, o profeta de Siló, que estava usando uma capa nova, encontrou-se com ele no caminho. Os dois estavam sozinhos no campo,

1 Reis 12:24 – ‘Assim diz o Senhor: Não saiam à guerra contra os seus irmãos israelitas. Voltem para casa, todos vocês, pois fui eu que fiz isso’ “. E eles obedeceram à palavra do Senhor e voltaram para as suas casas, conforme o Senhor tinha ordenado.

1 Reis 22:23 – “E o Senhor pôs um espírito mentiroso na boca destes seus profetas. O Senhor decretou a sua desgraça”.

2 Reis 9:36 – Então voltaram e contaram isso a Jeú, que disse: “Cumpriu-se a palavra do Senhor, anunciada por meio do seu servo Elias, o tesbita: Num terreno em Jezreel cães devorarão a carne de Jezabel,

2 Reis 10:10 – Saibam, então, que não deixará de se cumprir uma só palavra que o Senhor falou contra a família de Acabe. O Senhor fez o que prometeu por meio de seu servo Elias”.

2 Crônicas 10:15 – E o rei não ouviu o povo, pois esta mudança nos acontecimentos vinha da parte de Deus, para que se cumprisse a palavra que o Senhor havia falado a Jeroboão, filho de Nebate, por meio do silonita Aías.

2 Crônicas 22:7 – Por meio dessa visita, Deus provocou a queda de Acazias. Quando ele chegou, saiu com Jorão ao encontro de Jeú, filho de Ninsi, a quem o Senhor havia ungido para destruir a família de Acabe.

2 Crônicas 25:16 – Enquanto ele ainda falava, o rei o interrompeu: “Por acaso nós o nomeamos conselheiro do rei? Pare! Por que você quer ser morto? ” O profeta parou, mas disse: “Sei que Deus decidiu destruí-lo, porque você fez tudo isso e não deu atenção ao meu conselho”.

2 Crônicas 25:20 – Amazias, porém, não quis ouvi-lo, pois Deus mesmo queria entregar Amazias e seu povo a Jeoás, pois pediram conselhos aos deuses de Edom.

Salmos 5:10 – Condena-os, ó Deus! Caiam eles por suas próprias maquinações. Expulsa-os por causa dos seus muitos crimes, pois se rebelaram contra ti.

Isaías 14:13 – Você que dizia no seu coração: “Subirei aos céus; erguerei o meu trono acima das estrelas de Deus; eu me assentarei no monte da assembléia, no ponto mais elevado do monte santo.

Isaías 46:10 – Desde o início faço conhecido o fim, desde tempos remotos, o que ainda virá. Digo: Meu propósito ficará de pé, e farei tudo o que me agrada.

Daniel 4:35 – Todos os povos da terra são como nada diante dele. Ele age como lhe agrada com os exércitos dos céus e com os habitantes da terra. Ninguém é capaz de resistir à sua mão nem de dizer-lhe: “O que fizeste? “

Amós 3:6 – Quando a trombeta toca na cidade, o povo não treme? Ocorre alguma desgraça na cidade, sem que o SENHOR a tenha mandado?

João 19:23 – Tendo crucificado Jesus, os soldados tomaram as roupas dele e as dividiram em quatro partes, uma para cada um deles, restando a túnica. Esta, porém, era sem costura, tecida numa única peça, de alto a baixo.

João 19:28 – Mais tarde, sabendo então que tudo estava concluído, para que a Escritura se cumprisse, Jesus disse: “Tenho sede”.

João 19:32 – Vieram, então, os soldados e quebraram as pernas do primeiro homem que fora crucificado com Jesus e em seguida as do outro.

Atos dos Apóstolos 2:23 – Este homem lhes foi entregue por propósito determinado e pré-conhecimento de Deus; e vocês, com a ajuda de homens perversos, o mataram, pregando-o na cruz.

Atos dos Apóstolos 3:17 – “Agora, irmãos, eu sei que vocês agiram por ignorância, bem como os seus líderes.

Atos dos Apóstolos 4:28 – Fizeram o que o teu poder e a tua vontade haviam decidido de antemão que acontecesse.

Atos dos Apóstolos 13:27 – O povo de Jerusalém e seus governantes não reconheceram Jesus, mas, ao condená-lo, cumpriram as palavras dos profetas, que são lidas todos os sábados.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *