Estudo de 1 Samuel 14:45 – Comentado e Explicado

Mas o povo interveio: Como haveria de perecer Jônatas, ele que deu essa vitória tão grande a Israel? Isso não pode ser! Viva Deus! Nem um só cabelo de sua cabeça cairá por terra, porque foi por Deus que ele operou hoje dessa forma. Assim o povo salvou Jônatas, e ele não morreu.
1 Samuel 14:45

Comentário de Thomas Coke

1 Samuel 14:45 . E o povo disse a Saul Lowman, falando da autoridade da congregação ou assembléia geral do povo de Israel, observa que “como as assembléias populares de outros governos, eles tinham alguma jurisdição em causas criminais. Quando Saul havia julgado Israel para não comer comida até a noite, seu próprio filho Jônatas transgrediu sua ordem e, após sua confissão, Saul, seu pai, então rei e general, decide matá-lo. E respondeu Saul: Deus faça isso comigo e muito mais também, porque certamente morrerás, Jônatas. Essa sentença proferida por Saul pode parecer sem apelo, e que não havia autoridade para revertê-la; no entanto, o povo disse a Saul: Jônatas morrerá, que operou essa grande salvação. para Israel? Deus proíba! Enquanto o Senhor vive, nenhum cabelo de sua cabeça cairá no chão; pois ele trabalhou com Deus hoje: assim o povo resgatou Jônatas, para que ele não morresse. ‘o povo não resgatou Jônatas por violência ou força. Não foi um ato rebelde de um exército: ainda assim, as expressões da história não se adequam à sua suposição adicional de que ‘eles o entregaram por petição a Saul’; ou como Grotius, ‘não por autoridade, mas por pedido’. Enquanto o Senhor vive, nenhum cabelo de sua cabeça cairá no chão, tem muito pouco o estilo de uma petição humilde: parece uma resolução muito completa e que parece que eles entendem ser seu direito. não se entende assim, quando se sabe que a autoridade de condenar ou absolver criminosos pertencia à assembléia do povo nos governos mais celebrados da Grécia e Roma? Josephus menciona, de fato, que ‘eles ofereceram orações a Deus, que ele perdoaria o pecado de Jônatas: ‘ele não menciona, no entanto, qualquer petição que eles fizeram a seu pai Saul; mas que’ eles o resgataram da raiva e da maldição precipitada de seu pai ‘:’ quais palavras dificilmente, creio, podem ser entendidas. uma petição, mas deve significar força ou autoridade.E as palavras no original parecem significar nem força nem petição, mas um ato de sua própria autoridade, pelo qual Jônatas foi resgatado da sentença de morte ou pelo qual ele foi perdoado, e a sentença de morte passou por você ele foi revertido no tribunal geral de Israel. Essa interpretação é amplamente favorecida, pois o julgamento em casos criminais é dado à congregação por lei expressa em algumas ocasiões. “Ver Números 35: 24-25 e Civ. Gov. of the Hebrews, de Lowman, p. 145.

Comentário de E.W. Bullinger

nem um fio de cabelo , etc. Figura do discurso Parcemia. App-6.

resgatado . Pieta hebraico = redimido. Veja nota em Êxodo 6: 6 com Êxodo 13:13 . Talvez uma vítima tenha sido oferecida em seu lugar.

Comentário de Adam Clarke

E o povo disse : “Jônatas morrerá, que realizou esta grande salvação em Israel? Deus o livre! Como vive o Senhor, nenhum cabelo de sua cabeça cairá no chão”. Aqui estava um júri justo e imparcial, que apresentou um veredicto de acordo com as evidências: Ninguém deve morrer senão por uma violação da lei de Deus; mas Jônatas não violou nenhuma lei de Deus; portanto Jônatas não deveria morrer. E porque ele não deveria, portanto ele não deve.

day – God has been commander-in-chief; Ele trabalhou com Deus neste dia – Deus foi comandante em chefe; Jonathan agiu sob suas instruções.

Então o povo resgatou Jônatas – e Deus não testemunhou desagrado; e talvez ele tenha permitido tudo isso para corrigir a propensão de Saul à imprudência e precipitação.

Comentário de John Wesley

E o povo disse a Saul: Jônatas morrerá, quem realizou esta grande salvação em Israel? Deus proíba: como vive o SENHOR, nenhum cabelo da sua cabeça cairá ao chão; porque ele trabalhou com Deus neste dia. Então o povo resgatou Jônatas, que ele não morreu.

Com Deus – Em concordância com Deus, ele realizou esta salvação. Deus está tão longe de se ofender com Jônatas, que ele o possuiu graciosamente no grande serviço deste dia.

Referências Cruzadas

1 Samuel 14:23 – Assim o Senhor concedeu vitória a Israel naquele dia, e a batalha se espalhou para além de Bete-Áven.

1 Samuel 19:5 – Ele arriscou a vida quando matou o filisteu. O Senhor trouxe grande vitória para todo o Israel; tu mesmo viste tudo e ficaste contente. Por que, então, farias mal a um inocente como Davi, matando-o sem motivo? “

2 Samuel 14:11 – Ela acrescentou: “Peço então ao rei que, em nome do Senhor, o seu Deus, não permita que o vingador da vítima cause maior destruição, matando meu outro filho”. E disse ele: “Eu juro pelo nome do Senhor, que nem um só fio de cabelo da cabeça de seu filho cairá”.

1 Reis 1:52 – Salomão respondeu: “Se ele se mostrar confiável, não cairá nem um só fio de cabelo da sua cabeça; mas se nele se descobrir alguma maldade, ele morrerá”.

2 Crônicas 19:11 – “Amarias, o sumo sacerdote, estará com vocês para decidir qualquer questão referente à lei do Senhor; Zebadias, filho de Ismael, líder da tribo de Judá, estará com vocês para decidir qualquer questão civil; e os levitas atuarão como oficiais diante de vocês. Cumpram seus deveres com coragem, e esteja o Senhor com aqueles que agirem corretamente”.

Neemias 9:27 – Por isso tu os entregaste nas mãos de seus inimigos, que os oprimiram. Mas, quando foram oprimidos, clamaram a ti. Dos céus tu os ouviste, e na tua grande compaixão deste-lhes libertadores, que os livraram das mãos de seus inimigos.

Isaías 13:3 – Eu mesmo ordenei aos meus santos; para executarem a minha ira já convoquei os meus guerreiros, os que se regozijam com o meu triunfo.

Isaías 29:20 – Será o fim do cruel, o zombador desaparecerá e todos os de olhos inclinados para o mal serão eliminados,

Mateus 10:30 – Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados.

Lucas 21:18 – Contudo, nenhum fio de cabelo da cabeça de vocês se perderá.

Atos dos Apóstolos 14:27 – Chegando ali, reuniram a igreja e relataram tudo o que Deus tinha feito por meio deles e como abrira a porta da fé aos gentios.

Atos dos Apóstolos 15:12 – Toda a assembléia ficou em silêncio, enquanto ouvia Barnabé e Paulo falando de todos os sinais e maravilhas que, por meio deles, Deus fizera entre os gentios.

Atos dos Apóstolos 21:19 – Paulo os saudou e relatou minuciosamente o que Deus havia feito entre os gentios por meio do seu ministério.

Atos dos Apóstolos 27:34 – Agora eu os aconselho a comerem algo, pois só assim poderão sobreviver. Nenhum de vocês perderá um fio de cabelo sequer”.

Romanos 15:18 – Não me atrevo a falar de nada, exceto daquilo que Cristo realizou por meu intermédio em palavra e em ação, a fim de levar os gentios a obedecerem a Deus:

1 Coríntios 3:9 – Pois nós somos cooperadores de Deus; vocês são lavoura de Deus e edifício de Deus.

2 Coríntios 6:1 – Como cooperadores de Deus, insistimos com vocês para não receberem em vão a graça de Deus.

Filipenses 2:12 – Assim, meus amados, como sempre vocês obedeceram, não apenas em minha presença, porém muito mais agora na minha ausência, ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor,

Apocalipse 17:14 – Guerrearão contra o Cordeiro, mas o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; e vencerão com ele os seus chamados, escolhidos e fiéis”.

Apocalipse 19:14 – Os exércitos do céu o seguiam, vestidos de linho fino, branco e puro, e montados em cavalos brancos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *