Estudo de 1 Samuel 7:10 – Comentado e Explicado

Enquanto Samuel oferecia o holocausto, os filisteus começaram o combate contra Israel; o Senhor, porém, trovejou com a sua a voz fortíssima sobre os filisteus naquele momento, e eles se dispersaram, sendo batidos pelos israelitas.
1 Samuel 7:10

Comentário de Thomas Coke

1 Samuel 7:10 . O Senhor trovejou com um grande trovão Baldwin o Segundo, com outros príncipes, marchando para Damasco, totalmente decidido a pegá-lo por rendição ou tempestade, reuniu-se com um cheque na forragem, que enfureceu tanto o exército, que eles imediatamente voaram para seu lugar. braços para castigar a afronta; quando de repente Deus, contra cuja vontade os homens não podem fazer nada, enviou chuvas violentas, trevas no céu, tanta dificuldade nas estradas por meio das vastas quantidades de água que dificilmente alguém poderia esperar pela vida; qual escuridão do ar e espessura das nuvens, o sopro irregular dos ventos, trovões e relâmpagos contínuos, significavam antes da mão. Mas, como a mente humana ignora a futilidade, eles não prestaram atenção à paciência divina que os chamava a abster-se, mas esforçaram-se para prosseguir em uma tentativa impossível. A intemperatura do tempo, no entanto, os obrigou a desistir; e fez com que aqueles que haviam sido tão aterrorizados com seus inimigos que eles pensassem que não tinham como escapar, considerassem isso uma grande coisa para poder voltar novamente. Este relato, diz o autor das Observações, cito como nenhum comentário impróprio sobre a presente passagem. Veja Observações, p. 352

REFLEXÕES. – Satanás começará a rugir quando os pecadores começarem a orar.

1. Assim que Israel se reuniu em Mizpá para se arrepender, os filisteus tomaram o alarme e se reuniram para esmagá-los, suspeitando (como os suspeitos estão muito prontos para fazer) que seus desígnios eram maus e transformando seu arrependimento em relação a Deus em rebelião. contra eles. Nota; As primeiras lutas pela glória costumam ser as mais difíceis.

2. As notícias aterrorizam o povo; rompidos com sua longa servidão, embora nunca tivessem menos motivos para temer do que quando encontrados de joelhos diante de Deus, clamam a Samuel para ajudá-los com suas orações, mais dependentes agora do braço de Deus para sua segurança do que do braço de carne. Nota; Por mais fracos que possamos encontrar as numerosas hostes de nossos inimigos espirituais, temos um advogado predominante com o Pai; e se ele orar por nós, enquanto confiamos nele, é impossível que falhemos.

3. Samuel, profundamente interessado na segurança de Israel, está tão pronto para orar quanto eles para desejá-lo. Um cordeiro que ele oferece como holocausto, e com o sangue da expiação para pleitear, em fé e oração se aproxima do trono da graça. Nota; (1.) Jesus Cristo é o cordeiro morto, oferecido a Deus por nós pecadores. (2) Pela eficácia de seu sacrifício, podemos chegar a Deus; garantido que tudo o que pedirmos, acreditando, receberemos.

4. Deus ouve e responde seu pedido. Os filisteus se aproximaram enquanto o sacrifício estava oferecendo; e nunca houve um ataque tão oportuno para eles, tão crítico para Israel. Armado com trovões quentes, na ira o Deus de Israel se levantou; e quem pode resistir ao sopro explosivo de seu descontentamento? Os relâmpagos brilham, os terríveis trovões rolam sobre eles, o terror e a admiração tomam conta de seus anfitriões apavorados, eles se viram, voam; enquanto os homens de Israel, gritando, perseguem seus inimigos indefesos e os ferem como ovelhas designadas para o matadouro. Nota; (1.) Quando Deus se levanta, seus inimigos devem ser espalhados. (2.) Gloriosas e instantâneas são as respostas que Deus freqüentemente dá à oração da fé.

5. Samuel comemora a vitória, montando uma grande pedra no local e chamando-a Ebenezer, A Pedra da Ajuda. E é notável que este era exatamente o lugar onde Israel, cap. 1 Samuel 4: 1 foi derrotado pelos filisteus; em qual passagem esse nome é dado por antecipação. Nota; (1.) As respostas da oração merecem memoriais de gratidão. (2) Todo cristão pode, por experiência, montar seu Ebenezer e, embora reconheça a ajuda do passado, dependa com confiança da continuidade da mesma proteção.

Comentário de E.W. Bullinger

trovejou com um grande trovão . Figura do discurso Polyptoton. App-6.

Comentário de Adam Clarke

thunder – Literally, The Lord thundered with a great voice – he confounded them with a mighty tempest of thunder and lightning, and no doubt slew many by the lightning. O Senhor trovejou com um grande trovão – Literalmente, o Senhor trovejou com uma grande voz – ele os confundiu com uma poderosa tempestade de trovões e raios, e sem dúvida matou muitos pelos raios.

Referências Cruzadas

Exodo 9:23 – Quando Moisés estendeu a vara para o céu, o Senhor fez vir trovões e granizo, e raios caíam sobre a terra. Assim o Senhor fez chover granizo sobre a terra do Egito.

Deuteronômio 20:3 – “Ouça, ó Israel. Hoje vocês vão lutar contra os inimigos. Não se desanimem nem tenham medo; não fiquem apavorados nem aterrorizados por causa deles,

Josué 10:10 – O Senhor os lançou em confusão diante de Israel, que lhes impôs grande derrota em Gibeom. Os israelitas os perseguiram na subida para Bete-Horom e os mataram por todo o caminho, até Azeca e Maquedá.

Juízes 4:15 – Diante do avanço de Baraque, o Senhor pela espada derrotou Sísera e todos os seus carros de guerra e o seu exército, e Sísera desceu do seu carro e fugiu a pé.

Juízes 5:8 – Quando escolheram novos deuses, a guerra chegou às portas, e não se via um só escudo ou lança entre quarenta mil de Israel.

Juízes 5:20 – Desde o céu lutaram as estrelas, desde as suas órbitas lutaram contra Sísera.

1 Samuel 2:10 – Aqueles que se opõem ao Senhor serão despedaçados. Ele trovejará do céu contra eles; o Senhor julgará até os confins da terra. Ele dará poder a seu rei e exaltará a força do seu ungido”.

1 Samuel 12:17 – Agora não é a época da colheita do trigo? Pedirei ao Senhor que envie trovões e chuva para que vocês reconheçam que fizeram o que o Senhor reprova totalmente, quando pediram um rei”.

Salmos 18:11 – Fez das trevas o seu esconderijo, das escuras nuvens, cheias de água, o abrigo que o envolvia.

Salmos 77:16 – As águas te viram, ó Deus, as águas te viram e se contorceram; até os abismos estremeceram.

Salmos 97:3 – Fogo vai adiante dele e devora os adversários ao redor.

Zacarias 4:6 – “Esta é a palavra do Senhor para Zorobabel: ‘Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito’, diz o Senhor dos Exércitos.

Apocalipse 16:18 – Houve, então, relâmpagos, vozes, trovões e um forte terremoto. Nunca havia ocorrido um terremoto tão forte como esse desde que o homem existe sobre a terra.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *