Estudo de 1 Samuel 2:10 – Comentado e Explicado

Ó Senhor, sejam esmagados os vossos adversários! Dos céus troveje o Altíssimo contra eles, o Senhor julgue os últimos confins da terra! Dará força ao seu rei, e engrandecerá o poder do seu ungido.
1 Samuel 2:10

Comentário de Albert Barnes

Ele dará força … – Esta é uma passagem notável, contendo uma profecia clara e distinta do Reino e a glória do Cristo de Deus. (Compare Lucas 1: 69-70 ).

Comentário de Thomas Coke

1 Samuel 2:10 . E ele dará força ao seu rei Por rei e ungido neste lugar, digamos alguns, significa Davi, de quem Ana profetiza; embora pareça mais provável que a referência seja ao Messias. Veja Salmos 89:24 . “Quem não percebe”, diz Santo Agostinho, “que o espírito que animou essa mulher, cujo nome, Ana, significa graça, profetizou a religião cristã, a cidade de Deus, cujo rei e fundador é Cristo?” Veja de Civ. Dei, lib. 17: cap. 4. Este parece ser o principal objetivo e objetivo da música de Hannah. Ela é a primeira pessoa, como observa o bispo Patrick, que nomeia o Messias ou ungido; não existe tal palavra em todos os livros anteriores: e quando consideramos os termos em que esta bela canção é expressa; a perfeita semelhança que existe entre essa e aquela da Santíssima Virgem, Lucas 1:46 ; e a alusão que o pai de João Batista faz à parte final, Lucas 1: 69-70 . Não podemos nos convencer, mas que Hannah tinha um respeito por algo mais alto do que por Peninnah, sua rival, ou pelos triunfos até do próprio David. As expressões são magníficas e sublimes demais para serem confinadas a esses objetos. Kimchi ficou tão impressionado com eles, que ele engenhosamente reconhece que o rei, de quem Ana fala aqui, é o Messias; de quem ela falou por profecia ou por tradição: “Pois”, continua ele, “havia uma tradição entre os israelitas de que um grande rei deveria surgir em Israel; e ela encerra sua canção celebrando esse rei; quem deveria libertar eles de todos os seus inimigos “. Em suma, todas as particularidades dos versículos 9 e 10, caracterizam perfeitamente o reino do Messias; sua proteção de seus santos; os esforços vãos de seus inimigos; seu triunfo sobre eles; a extensão de seu reino e o aumento perpétuo de seu poder. Veja Witsii Miscel. Sacr. tom. 1: lib. 1

Comentário de Joseph Benson

1 Samuel 2:10 . Os adversários do Senhor serão despedaçados – Aqui temos um exemplo de afeições piedosas que se elevam, através da influência do Espírito Santo, até o auge da profecia. Aqui Ana começa a prever a libertação dos israelitas das mãos dos filisteus e de seus outros inimigos; e sua previsão foi cumprida quando, por ordem de Samuel, eles foram reunidos e lutaram com os filisteus em Mizpá, cap. 1 Samuel 7:10 . Nesse momento, como Hannah prediz, o Senhor trovejou do céu sobre eles; e novamente quando Davi matou Golias, e os homens de Israel e Judá os atacaram e os perseguiram ( 1 Samuel 17:52 ), assim como em muitas outras ocasiões, até que finalmente foram subjugados. O Senhor julgará os confins da terra – que Isaías, 1º, os filisteus, que viviam na extremidade de Canaã, a oeste; e, 2d, os inimigos do povo de Deus nas partes mais remotas da terra, que serão convertidos ou destruídos antes da consumação de todas as coisas. Ele dará força ao seu rei – Aqui ela prevê que eles devem ter um rei. Mas ela deve ser entendida principalmente como quem fala, primeiro, de Davi, que era o rei de Deus mais apropriadamente, nomeado e ungido por seu comando expresso, em vez de Saul, a quem ele rejeitou, por sua desobediência; ou, 2d, de Cristo, filho de Davi, de quem Davi era apenas um tipo. “Quem não percebe”, diz Santo Agostinho ( De Civ. Dei, lib. 17, cap. 4)) “que o espírito que animava essa mulher, cujo nome, Ana, significa graça, profetizou a religião cristã, a cidade de Deus, cujo rei e fundador é Cristo? Quem não vê que ela fala da graça de Deus, da qual os orgulhos se afastam para que caiam, mas com os quais os humildes estão cheios, para que se levantem. ” Assim também a cláusula anterior: O Senhor julgará os confins da terra, obterá um sentido mais sublime e importante e uma realização mais exata. As vitórias e os domínios de Davi alcançaram longe, mas Deus dará ao filho de Davi as partes mais remotas da terra por sua possessão. E ele dará força a seu rei, para a realização de seu grande empreendimento. E, como as próximas palavras expressam, exaltará a buzina – O poder e a honra de seu Ungido – até que ele coloque todos os seus inimigos sob seus pés. É notável que esta é a primeira vez que o nome Messias (ou ungido de Deus) é encontrado nas Escrituras, não havendo essa palavra em nenhum dos livros anteriores. Essa é uma razão adicional pela qual devemos considerar esta profecia de Ana como uma expectativa para os dias do evangelho. “E quando se considera”, como observa o Dr. Dodd, “os termos em que essa bela canção é expressa; quando se considera a perfeita semelhança entre essa e a da bem-aventurada Virgem, Lucas 1:46 ; quando se considera a alusão que o pai de João Batista faz à última parte ( Lucas 1: 69-70 ), não se pode persuadir a si mesmo, mas que Ana tinha um respeito por algo superior a Peninna, sua rival, ou a triunfa até do próprio David. As expressões são magníficas e sublimes demais para serem confinadas a esses objetos. Kimchi (o rabino judeu) ficou tão impressionado com eles, que ele ingenuamente reconhece que o rei, de quem Hannah fala aqui, é o Messias; de quem ela fala por profecia ou tradição. ‘Pois’, continua ele, ‘havia uma tradição entre os israelitas de que um grande rei deveria surgir em Israel; e ela encerra sua canção celebrando este rei, que os livraria de todos os seus inimigos. Em suma, todas as particularidades dos versículos 9 e 10, caracterizam perfeitamente o reino do Messias; sua proteção de seus santos; os esforços vãos de seus inimigos; seu triunfo sobre eles; a extensão de seu reino e o aumento perpétuo de seu poder. ”

Comentário de E.W. Bullinger

Fora do céu . Veja 1 Samuel 7:10 .

O rei dele Primeira ocorrência. Compare Salmos 2: 6 .

Seu Ungido = Seu Messias. A primeira ocorrência como usada de Cristo. Então, Septuaginta e Vulgata.

Ungido. Septuaginta lê “Christos” = Cristo.

Comentário de Adam Clarke

be broken – Those who contend with him, ?????? meribaiu , by sinning against his laws, opposing the progress of his word, or persecuting his people. Os adversários do Senhor serão derrotados – Os que contenderem com ele, ?????? meribaiu , pecando contra suas leis, opondo-se ao progresso de sua palavra ou perseguindo seu povo.

earth – His empire shall be extended over all mankind by the preaching of the everlasting Gospel, for to this the afterpart of the verse seems to apply: He shall give strength unto his king, and shall exalt the horn of his Christ, or, as the Targum says, ?????? ????? ????? viribbey malcuth Meshicheyh , “he shall multiply the kingdom of the Messiah.” Julgará os fins na terra – Seu império será estendido sobre toda a humanidade pela pregação do Evangelho eterno, pois a isso a parte posterior do versículo parece se aplicar: Ele dará força a seu rei e exaltará o chifre de toda a humanidade. seu Cristo, ou, como diz o Targum, ?????? ????? ????? viribbey malcuth Meshicheyh , “ele multiplicará o reino do Messias”. Aqui a buzina significa domínio espiritual e também secular.

Após a cláusula, Os adversários do Senhor serão despedaçados, a Septuaginta acrescentará as seguintes palavras: ?? ?a??as?? ? f????µ?? e? t? f????se? a?t??, ?. t. ?. Que o sábio não se glorie em sua sabedoria, nem que o rico se glorie em suas riquezas; mas quem glorifica antes se gloria nisso, que entende e conhece o Senhor; e que ele executa juízo e justiça no meio da terra. Esta é uma adição muito longa e parece ter sido tirada em Jeremias 9:23 , mas, ao reunir os dois lugares, o leitor verá que as palavras são materialmente diferentes. Esta cláusula está em falta no poliglota complutense, mas está na edição de Aldus, no cardeal Caroffa e no Codex Alexandrinus.

Comentário de John Wesley

Os adversários do SENHOR serão despedaçados; do céu trovejará sobre eles; o Senhor julgará os confins da terra; e dará força ao seu rei e exaltará a buzina do seu ungido.

Exaltar – Aumente ou avance a força.

Do seu ungido – Do seu rei. Isso pode respeitar a Cristo, o ungido singular de Deus e o rei especial de seu povo. Nesse sentido também, o Senhor julgará os confins da terra: as vitórias e os domínios de Davi alcançaram longe. Mas Deus dará ao Filho de Davi, as partes mais remotas da terra por sua possessão. E ele dará força a seu rei, por realizar sua grande tarefa, e exaltar a buzina, do poder e da honra de seu ungido, até que ele coloque todos os seus inimigos debaixo de seus pés.

Referências Cruzadas

Exodo 15:6 – Senhor, a tua mão direita foi majestosa em poder. Senhor, a tua mão direita despedaçou o inimigo.

Juízes 5:31 – “Assim pereçam todos os teus inimigos, ó Senhor! Mas os que te amam sejam como o sol quando se levanta na sua força”. E a terra teve paz durante quarenta anos.

1 Samuel 7:10 – Enquanto Samuel oferecia o holocausto, os filisteus se aproximaram para combater Israel. Naquele dia, porém, o Senhor trovejou com fortíssimo estrondo contra os filisteus e os colocou em pânico. Então foram derrotados por Israel.

1 Samuel 12:3 – Aqui estou. Se tomei um boi ou um jumento de alguém, ou se explorei ou oprimi a alguém, ou se das mãos de alguém aceitei suborno, fechando os olhos para sua culpa, testemunhem contra mim na presença do Senhor e do seu ungido. Se alguma dessas coisas pratiquei, eu farei restituição”.

1 Samuel 12:13 – Agora, aqui está o rei que vocês escolheram, aquele que vocês pediram; o Senhor deu um rei a vocês.

1 Samuel 12:18 – Então Samuel clamou ao Senhor, e naquele mesmo dia o Senhor enviou trovões e chuva. E assim todo o povo temeu grandemente o Senhor e Samuel.

1 Samuel 15:28 – E Samuel lhe disse: “O Senhor rasgou de você, hoje, o reino de Israel, e o entregou a alguém que é melhor que você.

1 Samuel 16:1 – O Senhor disse a Samuel: “Até quando você irá se entristecer por causa de Saul? Eu o rejeitei como rei de Israel. Encha um chifre com óleo e vá a Belém; eu o enviarei a Jessé. Escolhi um de seus filhos para ser rei”.

2 Samuel 7:8 – “Agora, pois, diga ao meu servo Davi: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eu o tirei das pastagens, onde cuidava dos rebanhos, para ser o soberano do meu povo Israel.

2 Samuel 7:13 – Será ele quem construirá um templo em honra do meu nome, e eu firmarei o trono dele para sempre.

Jó 40:9 – Seu braço é como o de Deus, e sua voz pode trovejar como a dele?

Salmos 2:2 – Os reis da terra tomam posição e os governantes conspiram unidos contra o Senhor e contra o seu ungido, e dizem:

Salmos 2:6 – “Eu mesmo estabeleci o meu rei em Sião, no meu santo monte”.

Salmos 2:9 – Tu as quebrarás com vara de ferro e as despedaçarás como a um vaso de barro”.

Salmos 18:13 – quando dos céus trovejou o Senhor, e ressoou a voz do Altíssimo.

Salmos 20:6 – Agora sei que o Senhor dará vitória ao seu ungido; dos seus santos céus lhe responde com o poder salvador da sua mão direita.

Salmos 21:1 – O rei se alegra na tua força, ó Senhor! Como é grande a sua exultação pelas vitórias que lhe dás!

Salmos 21:7 – O rei confia no Senhor: por causa da fidelidade do Altíssimo ele não será abalado.

Salmos 21:8 – Tua mão alcançará todos os teus inimigos; tua mão direita atingirá todos os que te odeiam.

Salmos 28:8 – O Senhor é a força do seu povo, a fortaleza que salva o seu ungido.

Salmos 45:7 – Amas a justiça e odeias a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, escolheu-te dentre os teus companheiros ungindo-te com óleo de alegria.

Salmos 50:1 – Fala o Senhor, o Deus supremo; convoca toda a terra, do nascente ao poente.

Salmos 68:1 – Que Deus se levante! Sejam espalhados os seus inimigos, fujam dele os seus adversários.

Salmos 89:17 – pois tu és a nossa glória e a nossa força, e pelo teu favor exaltas a nossa força.

Salmos 89:24 – A minha fidelidade e o meu amor o acompanharão, e pelo meu nome aumentará o seu poder.

Salmos 92:9 – Mas os teus inimigos, Senhor, os teus inimigos perecerão; serão dispersos todos os malfeitores!

Salmos 92:10 – Tu aumentaste a minha força como a do boi selvagem; derramaste sobre mim óleo novo.

Salmos 96:13 – cantem diante do Senhor, porque ele vem, vem julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos, com a sua fidelidade!

Salmos 98:9 – cantem diante do Senhor, porque ele vem, vem julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos, com retidão.

Salmos 148:14 – Ele concedeu poder ao seu povo, e recebeu louvor de todos os seus fiéis, dos israelitas, povo a quem tanto ama. Aleluia!

Eclesiastes 11:9 – Alegre-se, jovem, na sua mocidade! Seja feliz o seu coração nos dias da sua juventude! Siga por onde seu coração mandar, até onde a sua vista alcançar; mas saiba que por todas essas coisas Deus o trará a julgamento.

Eclesiastes 12:14 – Pois Deus trará a julgamento tudo o que foi feito, inclusive tudo o que está escondido, seja bom, seja mal.

Isaías 32:1 – Vejam! Um rei reinará com retidão, e príncipes governarão com justiça.

Isaías 45:24 – Dirão a meu respeito: ‘Somente no Senhor estão a justiça e a força’. ” Todos os que o odeiam virão a ele e serão envergonhados.

Mateus 25:31 – “Quando o Filho do homem vier em sua glória, com todos os anjos, assentar-se-á em seu trono na glória celestial.

Mateus 25:34 – “Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo.

Mateus 28:18 – Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.

Lucas 1:69 – Ele promoveu poderosa salvação para nós, na linhagem do seu servo Davi,

Lucas 19:27 – E aqueles inimigos meus, que não queriam que eu reinasse sobre eles, tragam-nos aqui e matem-nos na minha frente! ’ “

João 5:21 – Pois, da mesma forma que o Pai ressuscita os mortos e lhes dá vida, o Filho também dá vida a quem ele quer dá-la.

Atos dos Apóstolos 4:27 – De fato, Herodes e Pôncio Pilatos reuniram-se com os gentios e com os povos de Israel nesta cidade, para conspirar contra o teu santo servo Jesus, a quem ungiste.

Atos dos Apóstolos 10:38 – como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder, e como ele andou por toda parte fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo diabo, porque Deus estava com ele.

Romanos 14:10 – Portanto, você, por que julga seu irmão? E por que despreza seu irmão? Pois todos compareceremos diante do tribunal de Deus.

2 Coríntios 5:10 – Pois todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam más.

Apocalipse 20:11 – Depois vi um grande trono branco e aquele que nele estava assentado. A terra e o céu fugiram da sua presença, e não se encontrou lugar para eles.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *