Estudo de 2 Samuel 14:14 – Comentado e Explicado

Quando morremos, somos como a água que não mais se pode recolher, uma vez derramada por terra. Deus não faz voltar uma alma. Cuide, pois, o rei, que o banido não fique mais exilado longe dele.
2 Samuel 14:14

Comentário de Albert Barnes

Seu banido – O uso da palavra aplicada a um povo de Deus levado a uma terra pagã é bem ilustrado por Deuteronômio 30: 4-5 ; Jeremias 40:12 ; Miquéias 4: 6 ; Sofonias 3:19 .

Deus também não respeita ninguém – Alguns preferem a margem: “E Deus não tira a vida, no caso de todo pecado que mereça a morte, por exemplo, o próprio caso de Davi 2 Samuel 12:13 , mas cria dispositivos que o viajante não pode ser. para sempre expulso dele, ou seja, pelo retorno dos pecadores penitentes. ”

Comentário de Joseph Benson

2 Samuel 14:14 . Pois precisamos morrer – alguns por um meio e outros por outro; sendo a morte o lote comum de todos os homens, Amnon deve ter morrido, se Absalão não o tivesse cortado; e Absalão, se ele não morrer pela mão da justiça, deve morrer pela necessidade da natureza, e, se ele não for lembrado em breve, pode morrer no exílio, o que sem dúvida seria uma grande aflição para ti, ó rei, e para o povo de Deus. E tu mesmo deves morrer e, portanto, és obrigado a cuidar da vida de teu sucessor Absalão, e esforçar-se por preservá-la em vez de tirá-la ou expô-la ao perigo. Pois, quando mortos, somos como água derramada no chão que não pode ser recolhida novamente – a vida de Amnon é irrecuperável e, portanto, é em vão manter Absalão em banimento por causa disso: e se Absalão também for cortado, sua vida também se perderá, tanto para ti como para o teu povo. Pois Deus não respeita ninguém – Até o ponto de isentá-lo desse lote comum de mortos: mas reis e seus filhos, nesse aspecto, compartilham o mesmo destino com os outros. No entanto, é preciso reconhecer que esse raciocínio era muito fraco; da mesma maneira de argumentar que todo crime pode ser punido. Deve-se observar aqui que o hebraico ?? ???? lo , lo jissa nephesh, aqui traduzido, não respeita pessoas, é traduzido por Houbigant e muitos outros homens instruídos, de acordo com as versões antigas, não tiram a alma ou a vida . Assim entendida, ela argumenta a partir da misericórdia poupadora de Deus, que não inflige imediatamente o castigo da morte quando os homens o merecem. E, provavelmente, ela pretendia que isso fosse aplicado particularmente a Absalão, a quem Deus não cortou, mas sofreu para viver: e, portanto, ela deseja que Davi imite a Deus, e não seja inexorável para alguém a quem Deus demonstrou misericórdia. No entanto, ele – ou melhor, MAS, ele pretende que seus banidos não sejam expulsos dele – Ela quer dizer que Deus havia providenciado muitas cidades de refúgio para as quais aquele que matou outros desprevenidos poderia fugir; onde, embora tenha sido banido de sua habitação por um tempo, ele não foi completamente expulso, mas poderia retornar novamente após a morte do sumo sacerdote. De onde ela argumenta, que reis são as imagens de Deus, nada mais poderia se tornar eles do que clemência e misericórdia, mitigando o castigo dos ofensores, embora deva haver uma justa causa de raiva contra eles. Mas este caso ainda era diferente do de Absalão; pois Deus não era tão misericordioso a ponto de garantir a segurança de assassinos deliberados. Mas esses argumentos ilusórios são bons o suficiente quando os homens estão dispostos a ser persuadidos.

Comentário de E.W. Bullinger

pessoa = alma. Hebraico. nephesh. App-13.

Comentário de Adam Clarke

Pois precisamos morrer – O que quer que seja feito deve ser feito rapidamente; todos devem morrer; Deus não eximiu ninguém deste lote comum. Embora Amnon esteja morto, a morte de Absalão não pode trazê-lo à vida, nem reparar essa perda. Além disso, por seu crime, ele merecia morrer; e tu, neste caso, não administraste justiça. Por mais horrível que seja esse fratricídio, é um caso perdoável: o crime de Amnon foi o mais flagrante; e a ofensa a Absalão, a ruína de sua amada irmã, indescritivelmente grande. Vendo, então, que a coisa é assim e que Amnon não pode mais ser lembrado à vida do que a água derramada no chão pode ser recolhida novamente; e que Deus, cujo viceger és, e cujo exemplo de clemência e de justiça és imitado, planeja significa que aqueles que foram banidos dele por pecado e transgressão, não serão finalmente expulsos de sua misericórdia e reino; restaura teu filho a favor e perdoa seu crime, como prometeste restaurar meu filho, e o Senhor teu Deus estará contigo. Esta é a soma e o sentido do argumento da mulher.

O argumento contido neste versículo 14 é muito elegante e poderosamente persuasivo; mas uma cláusula foi entendida de várias formas: nem Deus respeita qualquer pessoa; o hebraico é: elo ????? ??? ??? velo yissa Elohim nephesh : “E Deus não tira a alma”. A Septuaginta tem, ?a? ???eta? ? Te?? t?? ????? ; E Deus receberá a alma. Isso sugere que, após o término da vida humana, a alma tem um estado de existência separada com Deus. Essa era certamente a opinião desses tradutores e a opinião dos judeus antigos, pelo menos trezentos anos antes da encarnação; sobre o momento em que esta tradução foi feita. A Vulgata, Nec volt Deus perire animam , “nem Deus deseja a destruição da alma”. Deus não é o autor da morte; nem tem prazer na destruição dos vivos; imitá-lo; perdoe e lembre-se de seu filho.

Comentário de John Wesley

Pois precisamos morrer e ser como a água derramada no chão, que não pode ser recolhida novamente; Deus também não respeita ninguém; contudo, ele cria meios para que seus banidos não sejam expulsos dele.

Nós – Certamente morreremos, tu, ó rei, que é, portanto, obrigado a cuidar de teu sucessor, Absalão; e Absalão, que, se não morrer pela mão da justiça, logo morrerá pela necessidade da natureza: e Amnom também deve ter morrido da maneira comum de toda a carne, se Absalão não o tivesse cortado.

Respeito – Tanto quanto isentá-lo desta lei comum de morrer.

Não expulso – Ele deu leis para esse fim, para que o assassino que é banido nem sempre continue sendo banido, mas após a morte do sumo sacerdote, retorne à sua cidade.

Referências Cruzadas

Exodo 21:13 – Todavia, se não o fez intencionalmente, mas Deus o permitiu, designei um lugar para onde poderá fugir.

Levítico 26:40 – “Mas, se confessarem os seus pecados e os pecados dos seus antepassados, sua infidelidade e oposição a mim,

Números 35:15 – As seis cidades servirão de refúgio para os israelitas, para os estrangeiros residentes e para quaisquer outros estrangeiros que vivam entre eles, para que todo aquele que tiver matado alguém sem intenção possa fugir para lá.

Números 35:25 – A comunidade protegerá o acusado de assassinato do vingador da vítima e o enviará de volta à cidade de refúgio para onde tinha fugido. Ali permanecerá até a morte do sumo sacerdote, que foi ungido com o óleo santo.

Números 35:28 – O acusado deverá permanecer em sua cidade de refúgio até a morte do sumo sacerdote; somente depois da morte do sumo sacerdote poderá voltar à sua propriedade.

Deuteronômio 10:17 – Pois o Senhor, o seu Deus, é o Deus dos deuses e o Soberano dos soberanos, o grande Deus, poderoso e temível, que não age com parcialidade nem aceita suborno.

2 Samuel 11:25 – Davi mandou o mensageiro dizer a Joabe: “Não fique preocupado com isso, pois a espada não escolhe a quem devorar. Reforce o ataque à cidade até destruí-la”. E ainda insistiu com o mensageiro que encorajasse Joabe.

Jó 14:7 – “Para a árvore pelo menos há esperança: se é cortada, torna a brotar, e os seus renovos vingam.

Jó 14:14 – Quando um homem morre, acaso tornará a viver? Durante todos os dias do meu árduo labor esperarei pela minha dispensa.

Jó 30:23 – Sei que me farás descer até a morte, ao lugar destinado a todos os viventes.

Jó 34:15 – a humanidade pereceria toda de uma vez, e o homem voltaria ao pó.

Jó 34:19 – Não é verdade que ele não mostra parcialidade a favor dos príncipes, e não favorece o rico em detrimento do pobre, uma vez que todos são obra de suas mãos?

Salmos 22:14 – Como água me derramei, e todos os meus ossos estão desconjuntados. Meu coração se tornou como cera; derreteu-se no meu íntimo.

Salmos 79:3 – Derramaram o sangue deles como água ao redor de Jerusalém, e não há ninguém para sepultá-los.

Salmos 90:3 – Fazes os homens voltarem ao pó, dizendo: “Retornem ao pó, seres humanos! “

Salmos 90:10 – Os anos de nossa vida chegam a setenta, ou a oitenta para os que têm mais vigor; entretanto, são anos difíceis e cheios de sofrimento, pois a vida passa depressa, e nós voamos!

Eclesiastes 3:19 – O destino do homem é o mesmo do animal; o mesmo destino os aguarda. Assim como morre um, também morre o outro. Todos têm o mesmo fôlego de vida; o homem não tem vantagem alguma sobre o animal. Nada faz sentido!

Eclesiastes 9:5 – Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos nada sabem; para eles não haverá mais recompensa, e já não se tem lembrança deles.

Isaías 50:1 – Assim diz o Senhor: “Onde está a certidão de divórcio de sua mãe com a qual eu a mandei embora? A qual de meus credores eu vendi vocês? Por causa de seus pecados vocês foram vendidos; por causa das transgressões de vocês sua mãe foi mandada embora.

Mateus 22:16 – Enviaram-lhe seus discípulos juntamente com os herodianos que lhe disseram: “Mestre, sabemos que és íntegro e que ensinas o caminho de Deus conforme a verdade. Tu não te deixas influenciar por ninguém, porque não te prendes à aparência dos homens.

Atos dos Apóstolos 10:34 – Então Pedro começou a falar: “Agora percebo verdadeiramente que Deus não trata as pessoas com parcialidade,

Romanos 2:11 – Pois em Deus não há parcialidade.

Hebreus 9:27 – Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo,

1 Pedro 1:17 – Uma vez que vocês chamam Pai aquele que julga imparcialmente as obras de cada um, portem-se com temor durante a jornada terrena de vocês.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *