Estudo de Deuteronômio 30:1 – Comentado e Explicado

Quando, pois, tiverem acontecido todas essas coisas e postas diante de ti a bênção ou a maldição, se tu as tomares a peito no meio de todas as nações entre as quais o Senhor, teu Deus, te tiver espalhado,
Deuteronômio 30:1

Comentário de Thomas Coke

Ver. 1. Quando todas essas coisas vierem sobre você, etc. – Houbigant supõe esse versículo profético e, nessa visão, torna-o assim: Acontecerá quando todas essas coisas vierem sobre você, as bênçãos e as maldições que Pus diante de ti, recuperarás a tua compreensão entre todas as nações para as quais o Senhor teu Deus te conduz; e voltarás ao Senhor teu Deus, etc. Uma profecia, que, ele pensa, faz referência a uma restauração completa e futura dos judeus; como nunca se pode dizer que, após qualquer restauração até agora, eles e seus filhos obedeceram ao Senhor com todo o coração e com toda a alma.

Comentário de Adam Clarke

Quando todas essas coisas vierem sobre você, as bênçãos e a maldição – Deus previu tão plenamente o mau uso que essas pessoas usariam de seu livre arbítrio na resistência ao Espírito Santo, que ele fala de seus pecados e punições como certos; no entanto, ao mesmo tempo, mostra como eles podem se voltar para si e viver, mesmo enquanto ele estava derramando sua indignação sobre eles por causa de suas transgressões.

Comentário de John Wesley

E acontecerá que, quando todas estas coisas vierem sobre ti, as bênçãos e a maldição que eu pus diante de ti, e as lembrarás de todas as nações, para as quais o SENHOR teu Deus te conduziu,

A benção – Quando você é obediente.

A maldição – Quando você se torna rebelde.

Comentário de John Calvin

1. E acontecerá quando todas essas coisas vierem . Ele novamente confirma o que já vimos em outros lugares, que Deus nunca aflige tão severamente Sua Igreja a ponto de não estar pronto para voltar à misericórdia; antes, que por seus castigos, por mais cruéis que sejam, os aflitos, que estavam se destruindo como se seus corações estivessem inclinados sobre ele, são convidados ao arrependimento, a fim de obter perdão. Embora, portanto, a causa do desespero esteja em toda parte os assolando da ira ardente de Deus, ele ainda lhes pede que tenham coragem e tenham boa esperança. Ainda assim, devemos ter em mente o que já mostrei das palavras de Moisés, que a reconciliação não é oferecida a todos indiscriminadamente, mas que essa bênção existe por privilégio peculiar somente na Igreja; e isso também reunimos a partir da promessa especial, (278) visitarei suas iniqüidades com a vara; no entanto, não tirarei deles minha bondade amorosa. Agora, no entanto, também deve ser acrescentado que isso não é comum a todos os que professam ser membros da Igreja, mas pertence apenas aos resíduos da semente (279) e àqueles a quem Paulo chama de remanescente da graça ( Romanos 11: 5 😉 pois não é mais lucrativo para os hipócritas, ainda que misturados com os crentes, serem feridos com os flagelos de Deus para a salvação, do que para os estranhos. Portanto, essa promessa é dirigida apenas a um certo número, porque sempre foi necessário que algumas pessoas permanecessem como resíduo, para que a aliança de Deus permanecesse firme e segura.

Ainda assim, Moisés não apenas ordena que os israelitas lucrem com as correções de Deus, mas também reflita sobre Suas bênçãos pelas quais podem ser levados a servi-Lo com prazer. Pois essa comparação não teve grande utilidade na ilustração dos julgamentos de Deus. (280) Se apenas os castigos tivessem ocupado suas mentes, seu conhecimento teria sido apenas parcial ou mais obscuro; considerando que, quando, por um lado, consideravam que não haviam servido a Deus em vão, e por éter, que ao abandoná-Lo haviam caído da altura da felicidade para a mais profunda miséria, era fácil para eles deduzir que quaisquer infortúnios eles sofreram foram o fruto e a recompensa de sua impiedade. Tampouco se deve duvidar que, de acordo com a lei, Deus se adaptou tanto a um povo terno e ignorante, que o curso de suas bênçãos e maldições era perfeitamente manifesto; de modo que foi claramente demonstrado que eles não jogaram fora seu trabalho em guardar a Lei, nem a violaram impunemente. Freqüentemente declara pelos Profetas que, desde que Seus filhos fossem obedientes, Ele seria o Pai deles; que daí possa ser mais claramente percebido que a deterioração de suas circunstâncias surgiu da justa indignação de Deus. Sob esse pretexto, de fato, os ímpios tentavam defender suas superstições; como, por exemplo, quando, a fim de refutar Jeremias, eles se gabaram orgulhosamente de que tudo estava bem com eles quando “queimaram incenso na moldura do céu”; (281) mas essa depravação arbitrária é admiravelmente reprovada pelo Profeta, que mostra que Deus manifestamente vingou essas poluições pela destruição de sua cidade e pela queda do templo. ( Jeremias 44:17 .) A distinção, portanto, da qual Moisés agora fala, não poderia escapar deles, a menos que deliberadamente apagassem a luz. Além disso, porque raramente acontece que os homens sejam sábios em prosperidade, ele aconselha os israelitas a voltarem a si mesmos, de qualquer forma, quando gravemente afligidos; pois Ele se dirige aos exilados que, deserdados por Deus, não tinham mais esperança; e promete a eles que, se banidos para terras distantes, finalmente se arrependam, Deus será propiciado a eles. Pois “ (282) trazer de volta ao coração” equivale a considerar o que antes havia sido desprezado pelo desprezo, negligência ou estupidez, e enterrado como se estivesse no esquecimento voluntário. Ainda assim, para que eles não presumam a bondade de Deus, e apenas busquem o perdão de maneira superficial, é necessária uma conversão séria, cujos resultados devem aparecer em sua vida, pois a novidade de vida acompanha o arrependimento (genuíno (283) ). Moisés também não fala apenas da correção externa da vida, mas exige desejos sinceros de obedecer, pois já vimos em outro lugar (284) que “todo o coração” significa com integridade de coração.

Comentário de Joseph Benson

Deuteronômio 30: 1 . Quando todas essas coisas vierem sobre você – Tendo sido tão grandes em colocar diante deles as conseqüências da apostolado de Deus e de seu serviço, Moisés agora volta seu discurso ao grande encorajamento que aqueles que foram desobedientes teriam da misericórdia de Deus para volte para ele em verdadeiro arrependimento. A benção – Quando você é obediente. A maldição – Quando você se torna rebelde; que eu coloquei diante de ti – Propuseste à tua consideração e escolha; e você se lembrará – Os benefícios da obediência e misérias da desobediência; refletirás seriamente sobre os teus caminhos, e os fins a que eles certamente levarão: em que começa o verdadeiro arrependimento.

Comentário de E.W. Bullinger

o Senhor. Hebraico. Jeová.

Deus. Hebraico. Elohim. App-4.

Referências Cruzadas

Gênesis 4:14 – Hoje me expulsas desta terra, e terei que me esconder da tua face; serei um fugitivo errante pelo mundo, e qualquer que me encontrar me matará”.

Levítico 26:1 – “Não façam ídolos, nem imagens, nem colunas sagradas para vocês, e não coloquem nenhuma pedra esculpida em sua terra para curvar-se diante dela. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês.

Levítico 26:40 – “Mas, se confessarem os seus pecados e os pecados dos seus antepassados, sua infidelidade e oposição a mim,

Deuteronômio 4:29 – E lá procurarão o Senhor, o seu Deus, e o acharão, se o procurarem de todo o seu coração e de toda a sua alma.

Deuteronômio 4:30 – Quando vocês estiverem sofrendo e todas essas coisas tiverem acontecido com vocês, então, em dias futuros, vocês voltarão para o Senhor, o seu Deus, e lhe obedecerão.

Deuteronômio 11:26 – Prestem atenção! Hoje estou pondo diante de vocês a bênção e a maldição.

Deuteronômio 27:1 – Moisés e as autoridades de Israel ordenaram ao povo: “Obedeçam à toda esta lei que hoje lhes dou.

Deuteronômio 28:65 – No meio daquelas nações vocês não encontrarão repouso, nem mesmo um lugar de descanso para a sola dos pés. Lá o Senhor lhes dará coração desesperado, olhos exaustos de tanto esperar, e alma ansiosa.

Deuteronômio 29:18 – Cuidem que não haja entre vocês nenhum homem ou mulher, clã ou tribo cujo coração se afaste do Senhor, do nosso Deus, para adorar os deuses daquelas nações, e para que não haja no meio de vocês nenhuma raiz que produza esse veneno amargo.

Deuteronômio 30:15 – Vejam que hoje ponho diante de vocês vida e prosperidade, ou morte e destruição.

Deuteronômio 30:19 – Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam,

1 Reis 8:47 – se eles caírem em si, na terra para a qual foram deportados, e se arrependerem e lá orarem: ‘Pecamos, praticamos o mal e fomos rebeldes’;

Isaías 46:8 – “Lembrem-se disto, gravem-no na mente, acolham no íntimo, ó rebeldes.

Jeremias 8:3 – Todos os sobreviventes dessa nação má preferirão a morte à vida, em todos os lugares para onde eu os expulsar, diz o Senhor dos Exércitos’.

Ezequiel 18:28 – Por considerar todas as ofensas que cometeu e se desviar delas, ele com certeza viverá; não morrerá.

Lucas 15:17 – “Caindo em si, ele disse: ‘Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome!

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *