Estudo de Deuteronômio 9:6 – Comentado e Explicado

Sabe, pois, que não é pela tua justiça que o Senhor, teu Deus, te dá a posse dessa terra excelente, porque és um povo de cabeça dura.
Deuteronômio 9:6

Comentário de Thomas Coke

Ver. 6. Entenda, portanto, que – não por sua justiça Moisés repete três vezes, neste e no versículo anterior, a mesma coisa; porque ele conhecia bem o coração do homem tão propenso à vaidade, e o caráter dos israelitas tão auto-possuído. Nada era mais importante do que convencê-los de que Deus não lhes deu a terra de Canaã por sua própria justiça ou piedade, ou por qualquer mérito que havia neles; tão longe disso, eles são declarados um povo muito refratário e obstinado. Ver Êxodo 32: 9 . Mas Deus, por seu favor e sabedoria, concede privilégios diferentes a diferentes estados e nações: a algumas riquezas; para algum império; a algumas artes e conhecimentos; para outros, uma forma mais pura de adoração; e lida com todos de maneira mais equitativa, de acordo com o uso ou abuso que eles fazem de seus respectivos talentos e oportunidades. Houbigant observa bem que Moisés aqui se dirige aos israelitas da mesma maneira que São Paulo faz aos judeus em sua epístola aos romanos; cada um deles seguindo o mesmo argumento.

REFLEXÕES.— Com o despertar chama a atenção, depois de alguma pausa, Moisés renova seu discurso. Logo eles passariam sobre o Jordão e entrariam na terra de Canaã, fortificada com a maior arte e defendida pelos mais poderosos guerreiros. Porém, quanto maior a força deles, mais visível seria o poder de Deus na vitória certa à qual ele os levou. Devem tomar cuidado com isso, para não atribuir suas conquistas aos seus próprios desertos, pois eram um povo de pescoço duro, mas à maldade do povo sobre quem Deus, por eles, executaria a vingança e a promessa feita a seus pais. , em que Deus gostaria que sua fidelidade aparecesse. Nota; (1.) Quanto maiores nossos inimigos, maior será o poder de Deus em nossa salvação. (2.) O povo de Deus nunca pode ter uma opinião muito má de si mesmo, nem uma das riquezas da graça de Deus muito alta. Quando chegarmos à posse da glória eterna, todo santo lançará com deleite sua coroa diante do trono de Jesus, e reconhecerá que todo o louvor e glória são devidos somente a ele. (3) Deus encontrará instrumentos para executar sua ira contra um povo dedicado. Embora ele aguente muito, ele não aguenta sempre. (4.) Por mais que as promessas de Deus pareçam adiadas, ele é fiel e as veremos cumpridas no final. Aqueles que esperam pacientemente verão a salvação do nosso Deus.

Comentário de John Wesley

Entende, portanto, que o Senhor teu Deus não te dá esta boa terra para possuí-la para a tua justiça; pois tu és um povo rígido.

Pescoço rígido – rebelde e perverso, e tão destituído de toda pretensão de justiça. E, assim, nossa posse da Canaã celestial deve ser atribuída ao poder de Deus, não ao nosso próprio poder, e à Graça de Deus, não ao nosso próprio mérito. Nele devemos nos gloriar.

Referências Cruzadas

Exodo 32:9 – Disse o Senhor a Moisés: “Tenho visto que este povo é um povo obstinado.

Exodo 33:3 – Vão para a terra onde manam leite e mel. Mas eu não irei com vocês, pois vocês são um povo obstinado, e eu poderia destruí-los no caminho”.

Exodo 34:9 – “Senhor, se de fato me aceitas com agrado, acompanha-nos o Senhor. Mesmo sendo esse um povo obstinado, perdoa a nossa maldade e o nosso pecado e faze de nós a tua herança”.

Deuteronômio 9:3 – Esteja, hoje, certo de que o Senhor, o seu Deus, ele mesmo, vai adiante de você como fogo consumidor. Ele os exterminará e os subjugará diante de você. E você os expulsará e os destruirá, como o Senhor lhe prometeu.

Deuteronômio 9:13 – E o Senhor me disse: “Vejo que este povo é realmente um povo obstinado!

Deuteronômio 10:16 – Sejam fiéis à sua aliança em seus corações, e deixem de ser obstinados.

Deuteronômio 31:27 – Pois sei quão rebeldes e obstinados vocês são. Se vocês têm sido rebeldes contra o Senhor enquanto ainda estou vivo, quanto mais depois que eu morrer!

2 Crônicas 30:8 – Portanto não sejam obstinados como seus antepassados; submetam-se ao Senhor. Venham ao santuário que ele consagrou para sempre. Sirvam ao Senhor, ao seu Deus, para que o fogo da sua ira se desvie de vocês.

2 Crônicas 36:13 – Também se revoltou contra o rei Nabucodonosor, que o havia obrigado a fazer um juramento em nome de Deus. Tornou-se muito obstinado e não quis se voltar para o Senhor, o Deus de Israel.

Salmos 78:8 – Eles não serão como os seus antepassados, obstinados e rebeldes, povo de coração desleal para com Deus, gente de espírito infiel.

Isaías 48:3 – Eu predisse há muito as coisas passadas, minha boca as anunciou, e eu as fiz conhecidas; então repentinamente agi, e elas aconteceram.

Ezequiel 2:4 – O povo a quem vou enviá-lo é obstinado e rebelde. Diga-lhe: Assim diz o Senhor Soberano.

Ezequiel 20:44 – Vocês saberão que eu sou o Senhor, quando eu tratar com vocês por amor do meu nome e não de acordo com os seus caminhos maus e suas práticas perversas, ó nação de Israel; palavra do Soberano Senhor’. “

Zacarias 7:11 – “Mas eles se recusaram a dar atenção; teimosamente viraram as costas e taparam os ouvidos.

Atos dos Apóstolos 7:51 – “Povo rebelde, obstinado de coração e de ouvidos! Vocês são iguais aos seus antepassados: sempre resistem ao Espírito Santo!

Romanos 5:20 – A lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *