Estudo de Êxodo 12:3 – Comentado e Explicado

Dizei a toda a assembléia de Israel: no décimo dia deste mês cada um de vós tome um cordeiro por família, um cordeiro por casa.
Êxodo 12:3

Comentário de Albert Barnes

Um cordeiro – A palavra hebraica é geral, significando uma ovelha ou uma cabra – macho ou fêmea – e de qualquer idade; a idade e o sexo são, portanto, definidos especialmente no versículo seguinte. A direção para selecionar o cordeiro no décimo dia, no quarto dia antes de ser oferecido, tinha o objetivo de garantir o devido cuidado na preparação para o grande festival nacional. O costume certamente caiu em desuso em um período posterior, mas provavelmente não antes da destruição do templo.

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 12: 3 . No décimo dia deste mês Parece a partir de Êxodo 12: 6 que a páscoa deveria ser celebrada no décimo quarto dia do mês. No período posterior, eles não começaram sua preparação até a décima terceira, ou um dia antes da páscoa; mas agora, eles são ordenados a se preparar no décimo dia do mês; não apenas por ser a primeira vez que celebra a Páscoa, eles podem exigir mais tempo para se preparar para uma cerimônia totalmente nova; mas porque, partindo repentinamente do Egito e com grande pressa, eles podem estar perfeitamente prontos e não prejudicar a negligência de qualquer parte do dever prescrito. É claro, a partir de Êxodo 12: 5, que o animal a ser sacrificado pode ser um cordeiro ou uma criança: portanto, a palavra traduzido como cordeiro significa também, como você pode observá-lo na margem de nossas Bíblias. No entanto, os cordeiros foram escolhidos de maneira mais geral que as crianças. Alguns observaram que essa nomeação de um cordeiro ou cabrito para sacrifício era parcialmente contrária à adoração egípcia do carneiro; que eles começaram neste dia (o décimo do mês Abib) com um sacrifício a um carneiro real, o representante da constelação de Áries. Os egípcios adoravam Júpiter Amon à semelhança de um carneiro ou de uma cabra; portanto, eles nunca sacrificam essas criaturas; e, consequentemente, o sacrifício deles pelos israelitas era uma abominação para os egípcios. Um cordeiro para uma casa, significa um cordeiro para cada família, Gênesis 7: 1 . Os escritores judeus nos dizem que não deveria haver menos de dez, nem mais de vinte pessoas para comer um cordeiro. Homens, mulheres e crianças, senhores e servos (todos, exceto os homens não circuncidados), eram, sem discriminação, entretidos com essa refeição sagrada.

Comentário de Adam Clarke

No décimo dia deste mês – Depois de tempos eles começaram a preparação no décimo terceiro dia ou dia antes da Páscoa, que não era celebrada até o décimo quarto dia, veja Êxodo 12: 6 ; : mas, na presente ocasião, como era a primeira páscoa deles, eles provavelmente precisaram de mais tempo para se arrumar; como um estado de grande confusão deve ter prevalecido neste momento. O Sr. Ainsworth observa que, nesse dia, os israelitas depois atravessaram o Jordão para a terra de Canaã; Josué 4:19 . E Cristo, nosso Cordeiro Pascal, neste dia entrou em Jerusalém, montado em um jumento; as pessoas portando ramos de palmeiras e chorando, Hosana, João 12: 1 , João 12:12 , João 12:13 , etc .: e nele esse tipo foi realmente realizado.

Um cordeiro – A palavra original se ? seh significa os filhotes de ovelhas e cabras, e pode ser traduzida indiferentemente em cordeiro ou cabrito. Ver Êxodo 12: 5 .

Um cordeiro para uma casa – Todo o exército de Israel foi dividido em doze tribos, essas tribos em famílias, as famílias em casas e as casas em pessoas particulares; Números 1, Josué 7:14 ; Ainsworth.

Comentário de John Wesley

Fala a toda a congregação de Israel, dizendo: No décimo dia deste mês eles levarão a cada homem um cordeiro, segundo a casa de seus pais, um cordeiro para casa;

Pegue um cordeiro para todo homem – em cada uma de suas famílias, ou duas ou três famílias, se elas eram pequenas, junte-se a um cordeiro. O cordeiro deveria estar pronto quatro dias antes. e naquela tarde eles foram matá-lo ( Êxodo 12: 6 ) como um sacrifício, não estritamente, pois não foi oferecido sobre o altar, mas como uma cerimônia religiosa, reconhecendo a bondade de Deus para eles, não apenas em preservando-os, mas libertando-os pelas pragas infligidas aos egípcios. O cordeiro tão morto que eles deviam comer assado (podemos supor em seus vários quadrantes) com pão sem fermento e ervas amargas; deviam comê-lo às pressas, Êxodo 12:11 , e não deixar nada até a manhã seguinte; pois Deus gostaria que eles dependessem dele para o seu pão diário. Antes de comerem a carne do cordeiro, deveriam espargir o sangue sobre o batente da porta; pelas quais suas casas deveriam ser distinguidas das casas dos egípcios, e assim seus primogênitos se protegiam da espada do anjo destruidor. O terrível trabalho deveria ser feito esta noite no Egito; todos os primogênitos, tanto do homem como do animal, seriam mortos; e julgamento executado sobre os deuses do Egito, Números 33: 4 . É provável que os ídolos que os egípcios adoravam tenham sido desfigurados, os de metal derretido, os de madeira consumidos e os de pedra quebrados em pedaços. Isso deveria ser observado anualmente como uma festa do Senhor em suas gerações, à qual foi anexada a festa dos pães ázimos, durante a qual, durante sete dias, eles não comeriam pão, a não ser os pães ázimos, em lembrança de estarem confinados. a esse pão por muitos dias depois que eles saíram do Egito, Êxodo 12: 14-20 . Havia muito do evangelho nessa ordenança: (1) O cordeiro pascal era típico. Cristo é a nossa páscoa, 1 Coríntios 5: 7 , e é o Cordeiro de Deus, João 1:29 2. Era para ser um homem do primeiro ano; em seu auge. Cristo se ofereceu no meio de seus dias. Anota a força e suficiência do Senhor Jesus, sobre quem nossa ajuda foi prestada3. Era para ser sem mancha, observando a pureza do Senhor Jesus, um cordeiro sem mancha, 1 Pedro 1:19 4. Era para ser separado quatro dias antes, observando a designação do Senhor Jesus como Salvador, ambos no propósito e na promessa. É observável que, como Cristo foi crucificado na Páscoa, ele entrou solenemente em Jerusalém quatro dias antes, no mesmo dia em que o cordeiro pascal foi separado5. Era para ser morto e assado com fogo, observando os requintados sofrimentos do Senhor Jesus, até a morte, a morte da cruz6. Era para ser morto por toda a congregação entre as duas noites, ou seja, entre as três e as seis. Cristo sofreu no fim do mundo, Hebreus 9:26 , pela mão dos judeus, toda a multidão deles, Lucas 23:18 7. Nenhum osso dele deve ser quebrado, Êxodo 12:46 , que é diz-se expressamente cumprido em Cristo, João 19: 33,36 . (2.) A aspersão do sangue era típica1, não era suficiente que o sangue do cordeiro fosse derramado, mas deve ser asperso, observando a aplicação dos méritos da morte de Cristo a nossas almas; Em segundo lugar, devia ser aspergido sobre as ombreiras das portas, observando a profissão aberta que devemos fazer de fé em Cristo e de obediência a ele. A marca da besta pode ser recebida na testa ou na mão direita, mas o selo do cordeiro está sempre na testa. Apocalipse 7: 3 3dly: O sangue assim asperso era um meio de preservação dos israelitas de o anjo destruidor. Se o sangue de Cristo for aspergido em nossas consciências, será nossa proteção contra a ira de Deus, a maldição da lei e a condenação do inferno. (3) O comer solene do cordeiro era típico de nosso dever do evangelho a Cristo. O cordeiro pascal foi morto não apenas para ser encarado, mas para ser alimentado; então, pela fé, devemos fazer de Cristo o nosso, assim como fazemos o que comemos, e devemos receber dele força e nutrição espiritual, como de nossa comida, e deleitarmo-nos nele, assim como temos de comer e beber quando estamos com fome. ou com sede, era para ser tudo comido: aqueles que, pela fé, se alimentam de Cristo, devem se alimentar de todo um Cristo. Eles devem levar Cristo e seu jugo, Cristo e sua cruz, bem como Cristo e sua coroa. Era para ser comido com ervas amargas, em lembrança da amargura de sua escravidão no Egito; devemos nos alimentar de Cristo com o coração partido, em lembrança do pecado4. Deve ser comido em uma postura de partida Êxodo 12:11 , quando nos alimentamos de Cristo pela fé, devemos nos soltar ao mundo, e tudo nele . (4.) A festa dos pães ázimos era típica da vida cristã, 1 Coríntios 5: 7,8 . Tendo recebido a Cristo Jesus, o Senhor, 1º. Devemos celebrar um banquete, em santa alegria, deliciando-nos continuamente em Cristo Jesus; Se os verdadeiros crentes não têm um banquete contínuo, a culpa é deles própria: deve ser um banquete de pães ázimos, mantido em caridade, sem fermento de malícia e sinceridade, sem fermento de hipocrisia. Todo o fermento velho do pecado deve ser posto longe de nós, com a máxima cautela, se quisermos celebrar a festa de uma vida santa para a honra de Cristo3: Seria uma ordenança para sempre. Enquanto vivermos, devemos continuar se alimentando de Cristo e nos regozijando sempre nele, com menção agradecida das grandes coisas que ele fez por nós.

Comentário de John Calvin

3. Fala a todos. Uma pergunta é feita nesta passagem: por que, quando um único Cordeiro foi oferecido em sacrifício pela reconciliação da Igreja, e Deus foi propiciado pelo sangue de um único Cristo, Ele deveria ter ordenado que um cordeiro fosse morto em todas as casas; como se houvesse um sacrifício especial para cada um à parte? A resposta é fácil; porque, embora todos estivessem protegidos da destruição pelo mesmo sangue, e o rito geral os unisse em comunhão na mesma expiação, ainda assim não era irracional que, por esse pedido especial, por assim dizer, Deus tivesse toda a família separadamente lembrou, de modo a sentir a graça mais peculiarmente conferida a si mesma. Assim, hoje em dia, temos o mesmo batismo, pelo qual somos enxertados em comum no corpo de Cristo; todavia, Seu batismo é conferido a todo indivíduo, para que eles reconheçam com mais segurança que são participantes da adoção e, portanto, membros da Igreja. Deus, então, ao ordenar que matassem um cordeiro em todas as casas, não desejava atrair as pessoas para diferentes motivos de esperança, mas apenas para mostrá-las de uma maneira familiar, que todas as casas estavam sob sua obrigação e que não apenas se deve confessar que a salvação de todo o povo deve vir dEle, mas que Sua bênção singular deve brilhar em toda família. A causa de ele desejar que os vizinhos fossem acrescentados se o número de pessoas em uma casa não fosse suficiente para comer a Páscoa, era que nada restaria dela; e isso, entre outros, parece ter sido a principal razão pela qual o cordeiro inteiro deveria ser consumido, a saber, para que não misturassem esse banquete sagrado com a comida diária, e também para que sua dignidade não diminuísse aparecendo na forma de contaminação. carne. Talvez Deus também tenha providenciado isso, para que nenhuma superstição se infiltrasse na preservação dos remanescentes; e, portanto, ordenou que os próprios ossos fossem queimados.

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 12: 3 . No décimo dia deste mês – era necessário que eles agora começassem a preparar a páscoa quatro dias antes, porque, caso contrário, teria sido difícil preparar tantos cordeiros no Egito, especialmente porque eles partiriam às pressas; além disso, sendo essa a primeira instância da celebração da ordenança, eles precisariam de mais tempo para se preparar para uma cerimônia totalmente nova. Mas nas eras futuras eles não começaram a preparação até o décimo terceiro, um dia antes da páscoa. Eles levarão a cada homem um cordeiro – A palavra hebraica significa um cordeiro, ou cabrito ( Deuteronômio 14: 4 ), como é evidente em Êxodo 12: 5 ; pois eles poderiam aceitar esse sacrifício: mas geralmente faziam a escolha de um cordeiro.

Referências Cruzadas

Gênesis 4:4 – Abel, por sua vez, trouxe as partes gordas das primeiras crias do seu rebanho. O Senhor aceitou com agrado Abel e sua oferta,

Gênesis 22:8 – Respondeu Abraão: “Deus mesmo há de prover o cordeiro para o holocausto, meu filho”. E os dois continuaram a caminhar juntos.

Exodo 4:30 – e Arão lhes contou tudo o que o Senhor dissera a Moisés. Em seguida Moisés também realizou os sinais diante do povo,

Exodo 6:6 – “Por isso, diga aos israelitas: Eu sou o Senhor. Eu os livrarei do trabalho imposto pelos egípcios. Eu os libertarei da escravidão e os resgatarei com braço forte e com poderosos atos de juízo.

Exodo 12:5 – O animal escolhido será macho de um ano, sem defeito, e pode ser cordeiro ou cabrito.

Exodo 12:6 – Guardem-no até o décimo quarto dia do mês, quando toda a comunidade de Israel irá sacrificá-lo, ao pôr-do-sol.

Exodo 14:15 – Disse então o Senhor a Moisés: “Por que você está clamando a mim? Diga aos israelitas que sigam avante.

Exodo 20:19 – e disseram a Moisés: “Fala tu mesmo conosco, e ouviremos. Mas que Deus não fale conosco, para que não morramos”.

Levítico 1:2 – “Diga o seguinte aos israelitas: Quando alguém trouxer um animal como oferta ao Senhor, que seja do gado ou do rebanho de ovelhas.

Levítico 5:6 – e, pelo pecado que cometeu, trará ao Senhor uma ovelha ou uma cabra do rebanho como oferta de reparação; e em favor dele o sacerdote fará propiciação pelo pecado.

Números 1:1 – O Senhor falou a Moisés na Tenda do Encontro, no deserto do Sinai, no primeiro dia do segundo mês do segundo ano, depois que os israelitas saíram do Egito. Ele disse:

Números 15:11 – Cada novilho ou carneiro, ou cordeiro ou cabrito, deverá ser preparado dessa maneira.

Josué 7:14 – “Apresentem-se de manhã, uma tribo de cada vez. A tribo que o Senhor escolher virá à frente, um clã de cada vez; o clã que o Senhor escolher virá à frente, uma família de cada vez; e a família que o Senhor escolher virá à frente, um homem de cada vez.

1 Samuel 7:9 – Então Samuel pegou um cordeiro ainda não desmamado e o ofereceu inteiro como holocausto ao Senhor. Ele clamou ao Senhor em favor de Israel, e o Senhor lhe respondeu.

2 Crônicas 35:7 – Josias deu a todo o povo que ali estava um total de trinta mil ovelhas e cabritos para as ofertas da Páscoa, além de três mil bois; tudo foi tirado dos bens pessoais do rei.

João 1:29 – No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: “Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!

João 1:36 – Quando viu Jesus passando, disse: “Vejam! É o Cordeiro de Deus! “

João 12:1 – Seis dias antes da Páscoa Jesus chegou a Betânia, onde vivia Lázaro, a quem ressuscitara dos mortos.

João 12:12 – No dia seguinte, a grande multidão que tinha vindo para a festa ouviu falar que Jesus estava chegando a Jerusalém.

1 Coríntios 5:7 – Livrem-se do fermento velho, para que sejam massa nova e sem fermento, como realmente são. Pois Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi sacrificado.

Apocalipse 5:6 – Então vi um Cordeiro, que parecia ter estado morto, de pé, no centro do trono, cercado pelos quatro seres viventes e pelos anciãos. Ele tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra.

Apocalipse 7:9 – Depois disso olhei, e diante de mim estava uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, de pé, diante do trono e do Cordeiro, com vestes brancas e segurando palmas.

Apocalipse 13:8 – Todos os habitantes da terra adorarão a besta, a saber, todos aqueles que não tiveram seus nomes escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a criação do mundo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *