Estudo de Êxodo 15:13 – Comentado e Explicado

Conduzistes com bondade esse povo, que libertastes; e com vosso poder o guiastes à vossa morada santa.
Êxodo 15:13

Comentário de Albert Barnes

Tua santa habitação – Ou a Palestina, considerada como a terra da promessa, santificada pelas manifestações de Deus aos patriarcas, e destinada a ser o lar do povo de Deus e o lugar onde Sua glória e propósitos deveriam ser perfeitamente revelados: ou o Monte Moriah.

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 15:13 . Tu os guiaste em tua força à tua santa habitação Há nesta canção uma variedade tão grande nos tempos, como são atualmente fixados pelos gramáticos, que não pode haver impropriedade em dar a esta passagem uma versão que faça conforme com o fato. De acordo com Houbigant, portanto, apresentaremos este versículo: Tu, por tua misericórdia, lideras o povo que resgataste; tu, em tuas forças, conduzes-o à tua santa habitação: qual santa habitação pode significar a terra de Canaã, ou o tabernáculo da santidade, que Deus habitava entre eles no deserto. A palavra hebraica, que pretendemos liderar, apresenta-nos a idéia de Deus conduzindo pacificamente seu rebanho como um pastor.

Comentário de Scofield

resgatado

Heb. “gaal”, Redemp. (Tipo parente). Isaías 59:20 . (Veja Scofield “ Isaías 59:20 “) .

Comentário de Adam Clarke

Tu os guiaste em tua força à tua santa habitação – Como esta ode foi ditada pelo Espírito de Deus, é mais natural entender este e os versículos seguintes, até o final do dia 18, como contendo uma previsão do que Deus faria. faça por esse povo que ele havia milagrosamente redimido. Nesse modo de interpretação, seria melhor ler vários verbos no tempo futuro.

Comentário de John Wesley

Tu, na tua misericórdia, conduziste o povo que remiste; guiaste-o na tua força para a tua santa habitação.

Tu, em tua misericórdia, conduziste o povo – para fora da escravidão do Egito e para fora dos perigos do mar Vermelho.

Tu os guiaste para a tua santa habitação – Tu os colocaste no caminho, e no devido tempo os trarás ao fim daquele caminho.

Comentário de John Calvin

13. Na tua misericórdia os conduziste. (164) O verbo em hebraico está de fato no pretérito; mas, como é claro, a partir do contexto, que a esperança deles para o que estava por vir foi fundamentada nas antigas misericórdias de Deus, eu preferi tornar o significado mais claro, traduzindo-o no futuro. (165) Moisés, portanto, exorta o povo a proceder com ousadia e alegria à sua terra prometida; porque Deus não abandonará Sua obra no meio dela. E por esse motivo ele menciona expressamente a redenção deles; como se ele tivesse dito, que o povo não foi em vão libertado da morte iminente, mas que Deus, como Ele havia começado, seria seu guia constante. Davi usa o mesmo argumento ( Salmos 31: 5 ,)

“Na tua mão entrego meu espírito; tu me redimiste,
Ó Senhor Deus da verdade.

Pois, como o início de sua redenção procedeu da mera misericórdia de Deus, ele diz que, por essa mesma razão, os guiará até à herança prometida. Mas, como os muitos obstáculos podem impressioná-los com alarme, ele ao mesmo tempo põe diante deles a “força” de Deus; pois todo o louvor é dado a Deus, que havia sido gentilmente gracioso com Seu povo e, pedindo ajuda de nenhuma outra fonte, mas satisfeito com Seu próprio poder, havia fornecido o que de outra forma seria incrível.

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 15:13 . Tu em tua misericórdia, & c. – Este e os quatro versículos seguintes contêm uma declaração profética da proteção gloriosa que Deus concederia ao seu povo depois de tirá-lo do Egito. E o leitor não sabe de qual admirar mais, a ternura de Deus por seu povo, cujo guia e condutor ele próprio será; ou seu poder formidável, que, ao fazer com que o terror e o medo andem diante dele, congela com medo todas as nações que deveriam presumir se opor à passagem dos israelitas pelo mar Vermelho e ataca essas nações, para que fiquem imóveis como pedra; ou, finalmente, o maravilhoso cuidado de Deus de instalá-los de maneira fixa e permanente na terra prometida, ou melhor, plantá-los nela, uma expressão enfática, e que por si só se lembra de tudo o que as Escrituras observam, em muitos lugares, com respeito ao cuidado que Deus tomou para plantar sua amada videira, regá-la, cercá-la com cercas e multiplicar e estender seus ramos frutíferos a uma grande distância.

Referências Cruzadas

Gênesis 19:16 – Tendo ele hesitado, os homens o agarraram pela mão, como também a mulher e as duas filhas, e os tiraram dali à força e os deixaram fora da cidade, porque o Senhor teve misericórdia deles.

Salmos 77:14 – Tu és o Deus que realiza milagres; mostras o teu poder entre os povos.

Salmos 77:20 – Guiaste o teu povo como a um rebanho pela mão de Moisés e de Arão.

Salmos 78:52 – Mas tirou o seu povo como ovelhas e o conduziu como a um rebanho pelo deserto.

Salmos 78:54 – Assim os trouxe à fronteira da sua terra santa, aos montes que a sua mão direita conquistou.

Salmos 80:1 – Escuta-nos, Pastor de Israel, tu, que conduzes a José como a um rebanho; tu, que tens o teu trono sobre os querubins, manifesta o teu esplendor

Salmos 106:9 – Repreendeu o mar Vermelho, e este secou; ele os conduziu pelas profundezas como por um deserto.

Isaías 63:12 – que com o seu glorioso braço esteve à mão direita de Moisés, que dividiu as águas diante deles para alcançar renome eterno,

Jeremias 2:6 – Eles não perguntaram: ‘Onde está o Senhor, que nos trouxe do Egito e nos conduziu pelo deserto, por uma terra árida e cheia de covas, terra de seca e de trevas, terra pela qual ninguém passa e onde ninguém vive? ’

Efésios 2:4 – Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou,

1 Pedro 1:5 – que, mediante a fé, são protegidos pelo poder de Deus até chegar a salvação prestes a ser revelada no último tempo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *