Estudo de Êxodo 29:38 – Comentado e Explicado

"Eis o que sacrificarás sobre o altar: dois cordeiros de um ano em cada dia, perpetuamente.
Êxodo 29:38

Comentário de Albert Barnes

O holocausto contínuo – O objetivo principal do altar nacional é aqui estabelecido. A vítima morta todas as manhãs e todas as noites era um reconhecimento de que a vida do povo pertencia a Javé; a oferta de refeição era um reconhecimento de que todas as suas obras corretamente feitas eram devidas por Ele (ver Êxodo 29:39

À noite – Veja Êxodo 12: 6 .

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 29:38 . Agora isto é o que oferecerás sobre o altar Tendo mencionado esse altar sagrado, o Senhor passa a ordenar o sacrifício diário de dois cordeiros que seria oferecido de manhã e à noite sobre ele; isto é, muito provavelmente, depois de se estabelecerem em Canaã. A cada cordeiro, um décimo lote de farinha deveria ser oferecido; isto é, um omero ou a décima parte de um efa, cerca de meio beijinho; junto com uma quarta parte de um him de óleo e a mesma quantidade de vinho; de acordo com a medida do bispo Cumberland, era um litro e mais do que um quarto de litro. Este seria um holocausto contínuo por todas as suas gerações, Êxodo 29:42 e expressava sua fé constante no futuro CORDEIRO, a ser sacrificado pelos pecados do mundo, bem como sua dependência diária de Deus para o aumento. dos seus rebanhos, seu milho, vinho e azeite. Os pagãos fizeram libações sobre as cabeças e entre os chifres de suas vítimas, depois de aspergirem sobre a mola ou o bolo de sal esfarelado. Os hebreus jogaram seus bolos no fogo dos altares e derramaram o vinho aos pés dele.

Comentário de John Wesley

Agora isto é o que oferecerás sobre o altar; dois cordeiros do primeiro ano, dia após dia, continuamente.

Este serviço diário, um cordeiro oferecido no altar todas as manhãs e todas as noites, tipificava a intercessão contínua que Cristo vive para fazer em virtude de sua satisfação pela santificação contínua de sua igreja: embora se oferecesse de uma vez por todas, ainda essa oferta se torna uma oferta contínua. E isso nos ensina a oferecer a Deus os sacrifícios espirituais de oração e louvor todos os dias, manhã e tarde, em humilde reconhecimento de nossa dependência dele e de nossas obrigações para com ele.

Comentário de John Calvin

38. Agora é isso que oferecerás. Eu pensei que seria bom dar o primeiro lugar entre os sacrifícios àquele diário que é chamado de sacrifício contínuo; pois Deus teria dois cordeiros oferecidos a Ele todas as manhãs e noites, para que o povo se exercitasse perpetuamente na lembrança da futura reconciliação. Mas, embora os sacrifícios fossem constantemente repetidos sob a Lei, na medida em que sua oferta não tinha eficácia na expiação do pecado, ainda assim, deve-se observar que, como o sacerdote entrava uma vez por ano no santo dos santos com sangue, era proveitoso que outro tipo de vítima deve ser posta diariamente diante dos olhos das pessoas, a fim de refletir que elas precisam constantemente de se reconciliar com Deus. Portanto, a propiciação era feita diariamente com dois cordeiros, para que os israelitas, lembrados de sua culpa e condenação, do começo ao fim do dia, aprendessem a voar à misericórdia de Deus. O cordeiro escolhido para este sacrifício era impecável e inteiro, pois a menção de sua idade (um ano) implica sua perfeição ou totalidade. Foi oferecido com um bolo feito com óleo e uma bebida de vinho; e, sem dúvida, os antigos foram lembrados por esses símbolos de que não é lícito oferecer algo de mau gosto a Deus. É verdade que Deus não ficou satisfeito com seu doce sabor, nem desejou acostumar os sacerdotes a iguarias para que pudessem ser epicures sob a cor da religião; pois o perfume do vinho não pode, por si só, agradar a Deus; mas o objetivo desses temperos era que as pessoas não descansassem nas figuras nuas e vazias, mas deveriam reconhecer que algo melhor e mais excelente as sustentava. O sabor do vinho e do óleo, então, não passava de verdade espiritual; para que o povo, por sua parte, possa levar aos sacrifícios fé e arrependimento. E certamente a cerimônia externa sem a realidade teria sido mera tolice. Até nações pagãs imitaram parcialmente esse rito; de onde aquelas palavras de Horácio,

“Utque sacerdotis fugitivus, liba recuso:” (230)
“E como um fugitivo de padres, bolos eu recuso:”

pelo que ele implica que os bolos foram universalmente oferecidos aos ídolos. Mas isso era uma mera imitação cega, pois eles não pareciam mais altos, mas pensavam que seus deuses se deleitavam, como seres humanos, com alimentos doces e delicados; enquanto, como sugeri acima, a intenção de Deus era muito diferente; pois, pelo sabor externo, Ele desejava despertar Seu povo, para que, sendo afetados por um sério sentimento de arrependimento e pela pura fé, procurassem a remissão de seus pecados, não nesses cordeiros que viram mortos. , mas na vítima prometeu a eles. Eles o chamavam de sacrifício “contínuo”, porque Deus ordenou que fosse oferecido continuamente por todas as gerações; mas parece que Daniel foi temporário, pois cessou na vinda de Cristo; pois assim fala o anjo: Cristo

“confirmará o pacto com muitos por uma semana: e no meio da semana ele fará com que o sacrifício contínuo e a oblação ( minha ) cessem.” (231) ( Daniel 9:27 .)

É claro que ele fala desse tipo de sacrifício. Por isso, certamente concluímos que, por esse sacrifício, as mentes das pessoas foram direcionadas a Cristo. Mas se esse era seu uso e objetivo com os antigos, o lucro agora retorna sobre nós, para que possamos saber que tudo o que foi mostrado sob a figura foi cumprido em Cristo. Deus promete que esse sacrifício seria para Ele “um sabor de descanso”. (232) Não podemos, portanto, duvidar, mas que Ele foi totalmente propiciado a nós pelos sacrifícios de Seu Filho unigênito, e remeteu nossos pecados. Mas, embora Cristo tenha sido oferecido uma vez, para que, por essa única oferta, Ele possa nos consagrar para sempre a Deus, mas por esse sacrifício diário sob a Lei, aprendemos que, pelo benefício de Sua morte, o perdão está sempre pronto para nós, como Paulo diz ( 233) que Deus se reconcilia continuamente com a Igreja quando põe diante dela o sacrifício de Cristo no evangelho. Quanto à palavra minha, (234) embora seja derivada de ??? nachah, que significa oferecer, ainda devemos considerá-la. ser aplicado de maneira peculiar a essa oblação, que era uma espécie de apêndice do sacrifício diário. Também existem alguns que o restringem apenas ao sacrifício noturno, mas, quando usado em conexão com as vítimas, também é estendido geralmente a outras ofertas.

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 29:38 . Dois cordeiros dia a dia continuamente – Este serviço diário, um cordeiro oferecido sobre o altar todas as manhãs e também todas as noites, tipificava a intercessão contínua que Cristo vive para fazer, em virtude de sua satisfação, pela santificação contínua de sua igreja. : embora tenha se oferecido de uma vez por todas, ainda assim uma oferta se torna uma oferta contínua. E isso nos ensina a oferecer a Deus os sacrifícios espirituais de oração e louvor todos os dias, manhã e noite, em humilde reconhecimento de nossa dependência dele e de nossas obrigações para com ele.

Comentário de E.W. Bullinger

dia a dia continuamente . Veja o comentário divino sobre isso. Hebreus 9: 9 ; Hebreus 10: 1 , Hebreus 10: 2 .

Referências Cruzadas

Números 28:3 – Diga-lhes: Esta é a oferta preparada no fogo que vocês apresentarão ao Senhor: dois cordeiros de um ano, sem defeito, como holocausto diário.

1 Crônicas 16:40 – para regularmente, de manhã e à tarde, apresentarem holocaustos no altar de holocaustos, de acordo com tudo o que está escrito na Lei do Senhor, que ele deu a Israel.

2 Crônicas 2:4 – Agora estou para construir um templo em honra do nome do Senhor, o meu Deus, e dedicá-lo a ele, para queimar incenso aromático diante dele, apresentar regularmente o pão consagrado e fazer holocaustos todas as manhãs e todas as tardes, nos sábados, nas luas novas e nas festas fixas do Senhor, o nosso Deus. Esse é um decreto perpétuo para Israel.

2 Crônicas 13:11 – Todas as manhãs e todas as tardes eles apresentam holocaustos e incenso aromático ao Senhor, arrumam os pães sobre a mesa cerimonialmente pura e todas as tardes acendem as lâmpadas do candelabro de ouro. Pois nós observamos as exigências do Senhor, o nosso Deus, enquanto que vocês o abandonaram.

2 Crônicas 31:3 – O rei contribuía com seus próprios bens para os holocaustos da manhã e da tarde e para os holocaustos dos sábados, das Luas Novas e das festas fixas, conforme o que está escrito na Lei do Senhor.

Esdras 3:3 – Apesar do receio que tinham dos povos ao redor, construíram o altar sobre a sua base e nele sacrificaram holocaustos ao Senhor, tanto os sacrifícios da manhã como os da tarde.

Daniel 9:21 – enquanto eu ainda estava em oração, Gabriel, o homem que eu tinha visto na visão anterior, veio a mim, voando rapidamente para onde eu estava, à hora do sacrifício da tarde.

Daniel 9:27 – Com muitos ele fará uma aliança que durará uma semana. No meio da semana ele dará fim ao sacrifício e à oferta. E numa ala do templo será colocado o sacrilégio terrível, até que chegue sobre ele o fim que lhe está decretado”.

Daniel 12:11 – “A partir do momento em que for abolido o sacrifício diário e for colocado o sacrilégio terrível, haverá mil e duzentos e noventa dias.

João 1:29 – No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: “Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!

Hebreus 7:27 – Ao contrário dos outros sumos sacerdotes, ele não tem necessidade de oferecer sacrifícios dia após dia, primeiro por seus próprios pecados e, depois, pelos pecados do povo. E ele fez isso de uma vez por todas quando a si mesmo se ofereceu.

1 Pedro 1:19 – mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito,

Apocalipse 5:9 – e eles cantavam um cântico novo: “Tu és digno de receber o livro e de abrir os seus selos, pois foste morto, e com teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *