Estudo de Gênesis 11:5 – Comentado e Explicado

Mas o senhor desceu para ver a cidade e a torre que construíram os filhos dos homens.
Gênesis 11:5

Comentário de Albert Barnes

Esses versículos descrevem a natureza dessa mudança pela qual essa forma de egoísmo humano deve ser verificada. “O Senhor desceu.” A providência interposta de Deus é aqui apresentada em uma sublime simplicidade, adequada à mente primitiva do homem. Ainda há algo aqui característico dos tempos após o dilúvio. A presença do Senhor parece não ter sido retirada da terra antes desse evento. Ele entrou no jardim quando Adão e Eva estavam lá. Ele colocou os ministros e símbolos de sua presença diante dela quando foram expulsos. Ele expôs com Caim antes e depois de seu terrível crime. Ele disse: “Meu Espírito nem sempre se esforçará com o homem.” Ele viu a maldade do homem; e a terra estava corrompida diante dele. Ele se comunicou com Noé de várias maneiras e finalmente estabeleceu sua aliança com ele. Em tudo isso, ele parece ter estado presente com o homem na terra. Ele permaneceu no jardim, desde que se esperasse que sua tolerância influenciasse o homem para sempre. Por fim, ele estabeleceu o limite de cento e vinte anos. E depois de vigiar Noé durante o dilúvio, ele parece ter retirado sua presença visível e graciosa da terra. Portanto, a propriedade da frase “o Senhor desceu”. Ele ainda lida com misericórdia com um remanescente da raça humana, e visitou a terra e manifestou Sua presença de uma maneira maravilhosa. Mas Ele ainda não adotou Sua morada entre as pessoas, como fez no jardim, e ao sugerir que um dia fará na terra renovada.

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 11: 5 . E o Senhor desceu para ver, etc. Todos permitem, que o Senhor desça para ver a cidade e a torre, deve ser entendido “à maneira dos homens”, como forma de acomodação às nossas concepções; e não significa mais do que isso pelos efeitos que ele fez parecer, que ele observou seus movimentos e conheceu suas intenções: e esta é uma maneira muito apropriada, em nosso estado corporificado, de representar as ações da Deidade. Alguns supõem que o Messias, a Palavra de Deus, aqui é significado.

Comentário de Adam Clarke

E o Senhor desceu – Uma lição, diz um antigo comentarista judeu, aos magistrados para examinar todas as evidências antes que decretem julgamento e executem a justiça.

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 11: 5 . E o Senhor desceu para ver, etc. Todos permitem, que o Senhor desça para ver a cidade e a torre, deve ser entendido “à maneira dos homens”, como forma de acomodação às nossas concepções; e não significa mais do que isso pelos efeitos que ele fez parecer, que ele observou seus movimentos e conheceu suas intenções: e esta é uma maneira muito apropriada, em nosso estado corporificado, de representar as ações da Deidade. Alguns supõem que o Messias, a Palavra de Deus, aqui é significado.

Comentário de John Calvin

5. E o Senhor desceu . A parte restante da história agora se segue, na qual Moisés nos ensina com que facilidade o Senhor poderia anular suas tentativas insanas e espalhar todos os seus preparativos. Não há dúvida de que eles se empenharam arduamente no que haviam presumivelmente idealizado. Mas Moisés primeiro insinua que Deus, por um tempo, pareceu não notá-los (328) , a fim de que de repente interromper seu trabalho em seu início, pela confusão de suas línguas, ele poderia dar a evidência mais decisiva de seu julgamento. Pois ele freqüentemente suporta os ímpios, a tal ponto que ele não apenas os sofre para inventar muitas coisas nefastas, como se ele não estivesse preocupado ou estivesse descansando; mas ainda mais, seus desígnios ímpios e perversos com sucesso animador, a fim de que ele possa, por fim, lançá-los a uma profundidade mais baixa. A descendência de Deus, que Moisés aqui registra, é mencionada em referência aos homens e não a Deus; quem, como sabemos, não se move de um lugar para outro. Mas ele sugere que Deus gradualmente e, como em um passo tardio, apareceu no caráter de um vingador. O Senhor, portanto, desceu para poder ver; isto é, ele evidentemente mostrou que não ignorava a tentativa que os babilônios estavam fazendo.

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 11: 5 . E o Senhor desceu para ver a cidade – Esta é uma expressão à maneira dos homens; ele sabia tão claramente quanto os homens sabem o que eles vêm ao lugar para ver.

Gênesis 11: 6-9 . E o Senhor disse: Eis que o povo é um, etc. – E se eles continuarem um, grande parte da terra ficará desabitada. Vamos confundir a língua deles – Isso não foi falado aos anjos, como se Deus precisasse de seus conselhos ou de sua assistência; mas Deus fala isso para si mesmo, ou o Pai para o Filho. Que eles podem não entender o discurso do outro – Eles também não poderiam continuar unidos em nenhum empreendimento quando suas línguas estavam divididas; de modo que este era um meio adequado, tanto para tirá-los do prédio quanto para descartá-los; pois, se não podiam se entender, não podiam ajudar nem gozar um ao outro. Por conseguinte, 1º, o idioma deles foi confundido. Deus, que, quando criou o homem, ensinou-o a falar, agora fez aqueles construtores esquecerem sua língua anterior; e falar um novo, que ainda era o mesmo para os da mesma tribo ou família, mas não para os outros. Todos nós sofremos até hoje, em todos os inconvenientes que sofremos pela diversidade de idiomas e todos os problemas que temos para aprender os idiomas para os quais temos oportunidade; mais ainda, e essas infelizes controvérsias, que são disputas de palavras, e surgem de nosso mal-entendido da linguagem um do outro, são em parte devido a essa confusão de línguas. O projeto de alguns para enquadrar um caráter universal, a fim de uma linguagem universal, quão desejável que pareça, ainda é apenas uma coisa vã; pois é lutar contra uma sentença divina, pela qual as línguas das nações serão divididas enquanto o mundo estiver em pé. Como a confusão de línguas dividiu os filhos dos homens e os espalhou pelo mundo, também o dom de línguas concedido aos apóstolos, Atos 2., contribuiu grandemente para a reunião dos filhos de Deus que foram espalhados no exterior e para a união de eles em Cristo, para que com um só pensamento e boca possam glorificar a Deus, Romanos 15: 6 . 2d, o prédio deles foi parado. A confusão de suas línguas não apenas os impediu de ajudar um ao outro, mas provavelmente abalou seus espíritos, uma vez que viram que a mão do Senhor havia sido lançada contra eles. 3d, Dali se espalharam os edificadores sobre a face de toda a terra – partiram em companhias, segundo suas famílias e suas línguas ( Gênesis 10: 5 ; Gênesis 10:20 ; Gênesis 10:31 ), para vários países e lugares atribuídos a eles na divisão que havia sido feita, o que, ao que parece, eles conheciam antes, mas não se apossariam até agora foram forçados a isso. De modo que a mesma coisa que eles temiam veio sobre eles; essa dispersão que eles pensavam evitar. E eles deixaram para trás um memorando perpétuo de sua reprovação no nome dado ao lugar; chamava-se Babel, confusão. Os filhos dos homens estavam agora finalmente dispersos, e nunca mais se reunirão até o grande dia em que o Filho do homem se sentar no trono da sua glória, e todas as nações serão reunidas diante dele, Mateus 25: 31-32 . Leitor, como você aparecerá?

Comentário de John Wesley

E o SENHOR desceu para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificaram.

E o Senhor desceu para ver a cidade – é uma expressão segundo a maneira dos homens, ele sabia disso tão claramente quanto os homens sabem o que eles vêm ao lugar para ver.

E a torre que os filhos dos homens construíram – Que fala, (1) Sua fraqueza e fragilidade, foi uma tolice para os filhos dos homens, vermes da terra, desafiarem o céu. (2.) Seus pecados, eles eram os filhos de Adão, assim é no hebraico; mais ainda, daquele Adão, aquele pecador desobediente, cujos filhos são por natureza filhos da desobediência. (3.) Sua distinção dos filhos de Deus, dos quais aqueles ousados ??construtores se separaram, e construíram esta torre para apoiar e perpetuar a separação.

Referências Cruzadas

Gênesis 18:21 – que descerei para ver se o que eles têm feito corresponde ao que tenho ouvido. Se não, eu saberei”.

Exodo 19:11 – e estar prontos no terceiro dia, porque nesse dia o Senhor descerá sobre o monte Sinai, à vista de todo o povo.

Salmos 11:4 – O Senhor está no seu santo templo; o Senhor tem o seu trono nos céus. Seus olhos observam; seus olhos examinam os filhos dos homens.

Salmos 33:13 – Dos céus olha o Senhor e vê toda a humanidade;

Jeremias 23:23 – “Sou eu apenas um Deus de perto”, pergunta o Senhor, “e não também um Deus de longe?

João 3:13 – Ninguém jamais subiu ao céu, a não ser aquele que veio do céu: o Filho do homem.

Hebreus 4:13 – Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *