Estudo de Gênesis 21:17 – Comentado e Explicado

Deus ouviu a voz do menino, e o anjo de Deus chamou Agar, do céu, dizendo-lhe: "Que tens, Agar? Nada temas, porque Deus ouviu a voz do menino do lugar onde está.
Gênesis 21:17

Comentário de Albert Barnes

A sorte de Ismael. Deus cuida dos andarilhos. Ele ouve a voz do rapaz, cujos sofrimentos de sede são maiores que os da mãe. Um anjo é enviado, que se dirige a Hagar com simples palavras de encorajamento e direção. “Segure sua mão sobre ele.” Coloque sua mão firmemente sobre ele. A promessa anterior Gênesis 16:10 é renovada para ela. Deus também abriu os olhos para que ela visse um poço de água, do qual a garrafa é reabastecida, e ela e o rapaz são recrutados para sua jornada adicional. Não é necessário determinar até que ponto essa abertura dos olhos foi milagrosa. Pode se referir à alegria de sua mente e ao aumento de sua atenção. Nas Escrituras, o natural e o sobrenatural nem sempre são postos um contra o outro, como conosco. Todos os eventos são igualmente atribuídos a uma providência sempre vigilante, se eles fluem das leis comuns da natureza ou de alguma lei superior da vontade divina. “Deus estava com o rapaz.” Ismael pode ter sido curado de seu baço infantil. É possível também que seu pai não o tenha esquecido, mas lhe enviou um estoque de gado com o qual iniciar a vida pastoral por sua conta. “Ele se tornou um arqueiro.” Ele cresceu arqueiro, ou se multiplicou em uma tribo de arqueiros. Paran Gênesis 14: 6 ficava ao sul da Palestina e, portanto, a caminho do Egito, do qual sua mãe o levou para uma esposa. Os ismaelitas, portanto, raiz e ramo, descendiam do lado da mãe dos egípcios.

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 21:17 . Chamado do céu ie. o ar ou as nuvens: levante-se ( Gênesis 21:18 .) levante o rapaz e segure-o na mão: o hebraico é e fortalece a mão (ou reforça a mão) dentro ou por ele, porque eu fará dele uma grande nação; uma promessa que deve necessariamente ter lhe proporcionado grande conforto. E, nessa visão, as palavras contêm uma exortação confortável a Hagar, Levanta-se e levanta o rapaz, livre de todos os medos de sua morte; e cresça nele, tenha certeza de que será apoiado e fortalecido por ele, a quem certamente farei uma grande nação.

Comentário de Scofield

anjo

(Veja Scofield “ Hebreus 1: 4 “) .

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 21:17 . Chamado do céu ie. o ar ou as nuvens: levante-se ( Gênesis 21:18 .) levante o rapaz e segure-o na mão: o hebraico é e fortalece a mão (ou reforça a mão) dentro ou por ele, porque eu fará dele uma grande nação; uma promessa que deve necessariamente ter lhe proporcionado grande conforto. E, nessa visão, as palavras contêm uma exortação confortável a Hagar, Levanta-se e levanta o rapaz, livre de todos os medos de sua morte; e cresça nele, tenha certeza de que será apoiado e fortalecido por ele, a quem certamente farei uma grande nação.

Comentário de John Calvin

17. Deus ouviu a voz do rapaz . Moisés havia dito antes que Agar chorou: como é que, desconsiderando suas lágrimas, Deus apenas ouve a voz do rapaz ? Se devemos dizer, que a mãe não merece receber uma resposta favorável a suas orações; seu filho, certamente, não era de forma alguma mais digno. Pois, quanto à suposição de alguns, que ambos foram levados ao arrependimento por esse castigo, é apenas uma conjectura incerta. Deixo o arrependimento deles, do qual não vejo sinal, para o julgamento de Deus. O choro do menino foi ouvido, pelo que entendi, não porque ele havia orado com fé; mas porque Deus, atento à sua própria promessa, estava inclinado a ter compaixão deles. Pois Moisés não diz que seus votos e suspiros foram direcionados para o céu; é melhor acreditar que, ao lamentar suas misérias, eles não recorreram à ajuda divina. Mas Deus, ao ajudá-los, tinha respeito, não com o que eles desejavam dele, mas com o que ele havia prometido a Abraão a respeito de Ismael. Nesse sentido, Moisés parece dizer que a voz do menino foi ouvida; a saber, porque ele era filho de Abraão.

O que te faz mal, Agar? (437) O anjo reprova a ingratidão de Hagar; porque, quando reduzida ao extremo, ela não reflete sobre a antiga bondade de Deus para com ela, em perigo semelhante; para que, como alguém que o considerou libertador, ela possa se lançar novamente sobre sua fidelidade. No entanto, o anjo garante a ela que um remédio está preparado para suas tristezas se ela apenas o procurar. Portanto, na cláusula: O que te faz mal? (438) é uma repreensão por ter se atormentado em vão, por lamentação confusa. Quando ele diz depois: “Não temas, ele a convida e exorta a esperar por misericórdia. Mas qual, podemos perguntar, é o significado da expressão, que ele acrescenta, onde está? (439) Pode parecer que há uma antítese suprimida entre o local onde ele estava agora e a casa de Abraão; para que Hagar pudesse concluir que, embora ela estivesse vagando no deserto como um exílio do santuário de Deus, ela não foi totalmente abandonada por Deus; desde que ela o tinha como líder em seu exílio. Ou então, a frase é enfática; implicando que, embora o menino seja lançado em solidão e contado como um abandonado, ele ainda tem Deus perto dele. E, assim, o anjo, para aliviar o desespero da mãe ansiosa, ordena que ela volte ao lugar onde deitou o filho. Pois (como é habitual em circunstâncias desesperadoras), ela ficou estupefata pela dor; e teria ficado como uma vida sem vida, a menos que tivesse sido despertada pela voz do anjo. Além disso, percebemos, neste exemplo, como é verdadeiramente dito que, quando pai e mãe nos abandonam, o Senhor nos aceita.

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 21: 17-19 . Deus ouviu a voz do rapaz – Não lemos uma palavra que ele disse; mas seus suspiros e gemidos, embora não procedessem do verdadeiro arrependimento, mas extorquiam dele por sua calamidade premente, gritavam em voz alta nos ouvidos do Deus da misericórdia. Um anjo foi enviado para confortar Hagar e assegurar-lhe que Deus ouvira a voz do rapaz. Levante-se, levante o rapaz e segure-o na sua mão – a prontidão de Deus para nos ajudar quando estivermos em apuros não deve diminuir, mas agiliza nossos esforços para ajudar a nós mesmos. Ele repete a promessa relativa ao filho dela, de que ele deveria ser uma grande nação, como uma razão pela qual ela deveria se esforçar para ajudá-lo. Ela viu um poço de água – o qual, ao que parece, estava próximo, mas não havia sido observado por ela antes. Assim, ela obteve o alívio que mais queria.

Comentário de John Wesley

E Deus ouviu a voz do rapaz; e o anjo de Deus chamou Hagar do céu e disse-lhe: O que há de errado em Hagar? não temas; porque Deus ouviu a voz do rapaz onde ele está.

Deus ouviu a voz do rapaz – Não lemos que uma palavra seja dita; mas seus suspiros e gemidos gritaram alto aos ouvidos do Deus da misericórdia. Um anjo foi enviado para consolar Agar, que a assegura. Deus ouviu a voz do rapaz onde ele está – embora ele esteja no deserto; onde quer que estejamos, há um caminho aberto para o céu; portanto, levante o rapaz e segure-o na sua mão – a prontidão de Deus para nos ajudar quando estivermos em apuros não deve diminuir, mas acelerar nossos esforços para ajudar a nós mesmos. Ele repete a promessa relativa ao filho dela, de que ele deveria ser uma grande nação, como uma razão pela qual ela deveria se esforçar para ajudá-lo.

Referências Cruzadas

Gênesis 15:1 – Depois dessas coisas o Senhor falou a Abrão numa visão: “Não tenha medo, Abrão! Eu sou o seu escudo; grande será a sua recompensa! “

Gênesis 16:9 – Disse-lhe então o Anjo do Senhor: “Volte à sua senhora e sujeite-se a ela”.

Gênesis 16:11 – Disse-lhe ainda o Anjo do Senhor: “Você está grávida e terá um filho, e lhe dará o nome de Ismael, porque o Senhor a ouviu em seu sofrimento.

Gênesis 46:3 – “Eu sou Deus, o Deus de seu pai”, disse ele. “Não tenha medo de descer ao Egito, porque lá farei de você uma grande nação.

Exodo 3:7 – Disse o Senhor: “De fato tenho visto a opressão sobre o meu povo no Egito, e também tenho escutado o seu clamor, por causa dos seus feitores, e sei quanto eles estão sofrendo.

Exodo 14:13 – Moisés respondeu ao povo: “Não tenham medo. Fiquem firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes trará hoje, porque vocês nunca mais verão os egípcios que hoje vêem.

Exodo 22:23 – porque se o fizerem, e eles clamarem a mim, eu certamente atenderei ao seu clamor.

Exodo 22:27 – porque o manto é a única coberta que ele possui para o corpo. Em que mais se deitaria? Quando ele clamar a mim, eu o ouvirei, pois sou misericordioso.

Juízes 18:23 – Como vinham gritando atrás deles, estes se voltaram e perguntaram a Mica: “Qual é o seu problema? Por quê convocou os seus homens para lutar? “

1 Samuel 11:5 – Naquele momento, Saul estava trazendo o gado do campo e perguntou: “O que há com o povo? Por que estão chorando? ” Então lhe contaram o que os homens de Jabes tinham dito.

2 Reis 13:4 – Então Jeoacaz buscou o favor do Senhor, e este o ouviu, pois viu o quanto o rei da Síria oprimia Israel.

2 Reis 13:23 – Mas o Senhor foi bondoso para com eles, teve compaixão e mostrou preocupação por eles, por causa da sua aliança com Abraão, Isaque e Jacó. Até hoje ele não se dispôs a destruí-los ou eliminá-los de sua presença.

Salmos 50:15 – e clame a mim no dia da angústia; eu o livrarei, e você me honrará. “

Salmos 65:2 – Ó tu que ouves a oração, a ti virão todos os homens.

Salmos 91:15 – Ele clamará a mim, e eu lhe darei resposta, e na adversidade estarei com ele; vou livrá-lo e cobri-lo de honra.

Salmos 107:4 – Perambularam pelo deserto e por terras áridas sem encontrar cidade habitada.

Isaías 22:1 – Advertência contra o vale da Visão: O que está perturbando vocês agora, o que os levou a se refugiarem nos terraços,

Isaías 41:10 – Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.

Isaías 41:13 – Pois eu sou o Senhor, o seu Deus, que o segura pela mão direita e lhe diz: Não tema; eu o ajudarei.

Isaías 43:1 – Mas agora assim diz o Senhor, aquele que o criou, ó Jacó, aquele que o formou, ó Israel: “Não tema, pois eu o resgatei; eu o chamei pelo nome; você é meu.

Mateus 15:32 – Jesus chamou os seus discípulos e disse: “Tenho compaixão desta multidão; já faz três dias que eles estão comigo e nada têm para comer. Não quero mandá-los embora com fome, porque podem desfalecer no caminho”.

Marcos 5:36 – Não fazendo caso do que eles disseram, Jesus disse ao dirigente da sinagoga: “Não tenha medo; tão-somente creia”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *