Estudo de Jó 9:15 – Comentado e Explicado

Os fariseus indagaram dele novamente de que modo ficara vendo. Respondeu-lhes: Pôs-me lodo nos olhos, lavei-me e vejo.
Jó 9:15

Comentário de Albert Barnes

A quem, embora eu fosse justo – isto é, se eu sentisse a máxima confiança de que eu era justo, ainda assim, se Deus julgasse o contrário, e me considerasse um pecador, eu não responderia a ele, mas faria súplica a ele como um pecador. Eu teria tanta confiança nele e sentiria que ele era muito mais qualificado do que eu para julgar, e que sou tão suscetível de ser enganado que chegaria a ele como pecador, se ele julgasse e declarasse. eu ser um, e pediria perdão. O significado é que Deus é um juiz muito melhor de nosso caráter do que podemos ser, e que o fato de ele nos considerar pecadores é a prova mais alta de que somos assim, quaisquer que sejam nossas opiniões contrárias. Isso mostra a extensão da confiança que Jó tinha em Deus e é uma indicação da verdadeira piedade. E é fundamentado na razão e na piedade. Os homens muitas vezes supõem que são justos e, no entanto, sabem que Deus julga o contrário e os considera pecadores. Ele lhes oferece perdão como pecadores. Ele ameaça puni-los como pecadores. A questão é se eles devem agir de acordo com seus próprios sentimentos e julgamento no caso ou sobre os dele? Eles devem aderir obstinadamente a seus pontos de vista e recusar ceder a Deus, ou devem agir de acordo com a verdade de suas declarações? Agora que Jó estava certo em suas opiniões sobre o caso, pode aparecer das seguintes considerações.

(1) Deus conhece o coração. Ele não pode ser enganado; nós podemos ser. Em nada somos mais propensos a ser enganados do que em relação ao nosso próprio caráter. Portanto, devemos desconfiar de nosso próprio julgamento neste caso, mas nunca devemos desconfiar de Deus.

(2) Deus é infinitamente benevolente e não julgará cruelmente. Ele não deseja encontrar-nos pecadores; ele não terá prazer em nos tornar transgressores. Um coração de infinita benevolência preferiria encontrar todas as pessoas santas e contemplaria todas as circunstâncias favoráveis ??no caso com toda a bondade que mereceria. Nenhum ser seria tão provável que tome uma decisão favorável em nosso caso como o Deus infinitamente benevolente; ninguém se deleitaria tanto em descobrir que estávamos livres da acusação de culpa.

(3) Deus agirá segundo seus próprios pontos de vista sobre nosso caráter, e não sobre os nossos; e é prudente e sábio, portanto, agirmos de acordo com seus pontos de vista agora. Ele nos julgará no último dia de acordo com a estimativa de nosso caráter, e não de acordo com a estimativa que possamos formar.

(4) Ao mesmo tempo, não podemos deixar de concordar com suas opiniões sobre nosso próprio caráter. Nossa razão e consciência nos dizem que violamos suas leis e que não reivindicamos sua misericórdia. Ninguém pode se convencer de que é totalmente justo; e consciente da culpa, ainda que em menor grau, ele deveria suplicar ao seu juiz.

Comentário de E.W. Bullinger

não responde = não [ousa] responder.

Comentário de Adam Clarke

Embora eu fosse justo – Embora livre de todos os crimes, públicos e secretos, dos quais você me acusa, ainda assim não ousaria ficar diante de sua imaculada santidade. A santidade do homem pode beneficiar o homem, mas, à vista da infinita pureza de Deus, não é nada. Assim cantou um poeta eminente:

“Eu me odeio quando vejo Deus, e em nada caio;

Conteúdo que tu exaltaste, e Cristo seja tudo em todos. ”

Eu suplicaria ao meu juiz – Embora não tenha consciência de nenhum pecado, não me consideraria assim justificado; mas por convicção da amplitude excessiva do mandamento e da natureza limitada de minha própria perfeição, clamaria: “Purifica-me de falhas secretas!”

Comentário de John Wesley

A quem, embora eu fosse justo, não responderia, mas suplicaria ao meu juiz.

Tho ‘ – Embora eu não estivesse consciente de mim mesmo de qualquer pecado.

Não faria issonão me comprometo a defender minha causa contra ele; ou manter minha integridade diante dele, porque ele me conhece melhor do que eu.

Súplica – Que ele julgaria favoravelmente minha e minha causa, e não de acordo com o rigor de sua justiça.

Referências Cruzadas

1 Reis 8:38 – uma oração ou súplica por misericórdia for feita por um israelita ou por todo o teu povo Israel, cada um sentindo as suas próprias aflições e dores, estendendo as mãos na direção deste templo,

2 Crônicas 33:13 – Quando ele orou, o Senhor o ouviu e atendeu o seu pedido; de forma que o trouxe de volta a Jerusalém e a seu reino. E assim Manassés reconheceu que o Senhor é Deus.

Jó 5:8 – “Mas, se fosse comigo, eu apelaria para Deus; apresentaria a ele a minha causa.

Jó 8:5 – Mas, se você procurar a Deus e implorar junto ao Todo-poderoso,

Jó 10:2 – Direi a Deus: Não me condenes, revela-me que acusações tens contra mim.

Jó 10:15 – Se eu fosse culpado, ai de mim! Mesmo sendo inocente, não posso erguer a cabeça, pois estou dominado pela vergonha e mergulhado na minha aflição.

Jó 22:27 – A ele orará, e ele o ouvirá, e você cumprirá os seus votos.

Jó 23:7 – O homem íntegro poderia apresentar-lhe sua causa; eu seria liberto para sempre de quem me julga.

Jó 34:31 – “Suponhamos que um homem diga a Deus: ‘Sou culpado, mas não vou mais pecar.

Jeremias 31:9 – Voltarão com choro, mas eu os conduzirei em consolações. Eu os conduzirei às correntes de água por um caminho plano, onde não tropeçarão, porque sou pai para Israel e Efraim é o meu filho mais velho.

Daniel 9:3 – Por isso me voltei para o Senhor Deus com orações e súplicas, em jejum, em pano de saco e coberto de cinza.

Daniel 9:18 – Inclina os teus ouvidos, ó Deus, e ouve; abre os teus olhos e vê a desolação da cidade que leva o teu nome. Não te fazemos pedidos por sermos justos, mas por causa da tua grande misericórdia.

1 Coríntios 4:4 – Embora em nada minha consciência me acuse, nem por isso justifico a mim mesmo; o Senhor é quem me julga.

1 Pedro 2:23 – Quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *