Estudo de João 2:16 – Comentado e Explicado

Disse aos que vendiam as pombas: Tirai isto daqui e não façais da casa de meu Pai uma casa de negociantes.
João 2:16

Comentário de E.W. Bullinger

não Grego. mim. App-105. Não é a mesma palavra que nos versículos: João 2: 2 , João 2: 9 , João 2:12 , João 2:24 , João 2:25 .

A casa de meu Pai . Isso foi no início de Seu ministério. No final, Ele chamou de “sua casa” ( Mateus 23:38 ).

Meu Pai. Uma expressão característica neste evangelho. Ocorre trinta e cinco vezes. Ver p. 1511.

mercadoria. Grego. empório = mercado (não empório, que = o próprio tráfego). Na ocasião posterior, as palavras diferem naturalmente. Compare Mateus 22: 5 .

Comentário de John Calvin

16. Não faça da casa de meu pai uma casa de mercadorias. Na segunda vez em que expulsou os comerciantes do templo, os evangelistas relatam que ele usava linguagem mais aguda e severa; pois ele disse que eles fizeram do Templo de Deus um covil de ladrões ( Mateus 21:13 😉 e isso era apropriado, quando um castigo mais moderado não era útil. Atualmente, ele apenas os adverte a não profanarem o Templo de Deus, aplicando-o a usos impróprios. O templo foi chamado a casa de Deus ; porque era a vontade de Deus que ali Ele fosse particularmente invocado; porque lá ele mostrou seu poder; porque, finalmente, ele a separou para os serviços espirituais e santos.

A casa do meu pai. Cristo se declara ser o Filho de Deus , a fim de mostrar que tem direito e autoridade para purificar o templo. Como Cristo aqui atribui uma razão para o que ele fez, se desejamos obter alguma vantagem disso, devemos prestar atenção principalmente a esta frase. Por que, então, ele expulsa os compradores e vendedores do Templo? É que ele pode trazer de volta à sua pureza original a adoração a Deus, que havia sido corrompida pela maldade dos homens, e assim restaurar e manter a santidade do templo. Agora, sabemos que o templo foi erguido, para que possa ser uma sombra daquelas coisas cuja imagem viva é encontrada em Cristo. Tailandês; para continuar devotado a Deus, era necessário que fosse aplicado exclusivamente a propósitos espirituais. Por esse motivo, ele declara ilegal que seja convertido em mercado; pois ele fundou sua afirmação no mandamento de Deus, o qual devemos sempre observar. Quaisquer que sejam os enganos que Satanás possa empregar, deixe-nos saber que qualquer afastamento – por menor que seja – do mandamento de Deus é mau. Era um disfarce plausível e imponente; a adoração a Deus foi ajudada e promovida, quando os sacrifícios que deviam ser oferecidos pelos crentes foram postos à mão; mas como Deus havia se apropriado de seu templo para propósitos diferentes, Cristo desconsidera as objeções que poderiam ser feitas contra a ordem que Deus havia designado.

Os mesmos argumentos não se aplicam, atualmente, aos nossos edifícios para culto público; mas o que é dito sobre o antigo templo se aplica correta e estritamente à Igreja, pois é o santuário celestial de Deus na terra. Devemos sempre, portanto, guardar diante de nossos olhos a majestade de Deus, que habita na Igreja, para que não seja contaminada por nenhuma poluição; e a única maneira pela qual sua santidade pode permanecer intacta é que nada seja admitido nele que esteja em desacordo com a palavra de Deus.

Comentário de Thomas Coke

João 2:16 . Não faça a casa de meu Pai, etc. – É notável que, nessa expulsão dos que profanaram o templo, nosso Salvador diz: Não faça a casa de meu Pai, etc. mas quando ele repetiu esse milagre no final de sua vida, quando provou sua divindade por uma variedade de milagres, ele diz Minha casa ( Mateus 21:13 .) e se levanta ali em sua expressão, respeitando o abuso desta casa. ; em que os judeus eram os mais imperdoáveis ??e, portanto, mereciam uma repreensão mais severa pela segunda vez, devido a essa primeira experiência de sua santa indignação.

Referências Cruzadas

Isaías 56:5 – a eles darei, dentro de meu templo e dos seus muros, um memorial e um nome melhor do que filhos e filhas, um nome eterno, que não será eliminado.

Jeremias 7:11 – Esse templo, que leva o meu nome, tornou-se para vocês um covil de ladrões? Cuidado! Eu mesmo estou vendo isso’ “, declara o Senhor.

Oséias 12:7 – Como os descendentes de Canaã, comerciantes que usam balança desonesta e gostam muito de extorquir,

Mateus 21:13 – e lhes disse: “Está escrito: ‘A minha casa será chamada casa de oração’; mas vocês estão fazendo dela um ‘covil de ladrões’”.

Marcos 11:17 – E os ensinava, dizendo: “Não está escrito: ‘A minha casa será chamada casa de oração para todos os povos’? Mas vocês fizeram dela um covil de ladrões”.

Lucas 2:49 – Ele perguntou: “Por que vocês estavam me procurando? Não sabiam que eu devia estar na casa de meu Pai? “

João 5:17 – Disse-lhes Jesus: “Meu Pai continua trabalhando até hoje, e eu também estou trabalhando”.

João 8:49 – Disse Jesus: “Não estou endemoninhado! Pelo contrário, honro o meu Pai, e vocês me desonram.

João 10:29 – Meu Pai, que as deu para mim, é maior do que todos; ninguém as pode arrancar da mão de meu Pai.

João 20:17 – Jesus disse: “Não me segure, pois ainda não voltei para o Pai. Vá, porém, a meus irmãos e diga-lhes: Estou voltando para meu Pai e Pai de vocês, para meu Deus e Deus de vocês”.

Atos dos Apóstolos 19:24 – Um ourives chamado Demétrio, que fazia miniaturas de prata do templo de Ártemis e que dava muito lucro aos artífices,

1 Timóteo 6:5 – e atritos constantes entre pessoas que têm a mente corrompida e que são privados da verdade, os quais pensam que a piedade é fonte de lucro.

2 Pedro 2:3 – Em sua cobiça, tais mestres os explorarão com histórias que inventaram. Há muito tempo a sua condenação paira sobre eles, e a sua destruição não tarda.

2 Pedro 2:14 – Tendo os olhos cheios de adultério, nunca param de pecar, iludem os instáveis e têm o coração exercitado na ganância. Malditos!

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *