Estudo de João 20:29 – Comentado e Explicado

Disse-lhe Jesus: Creste, porque me viste. Felizes aqueles que crêem sem ter visto!
João 20:29

Comentário de Albert Barnes

Porque você me viu – porque você olhou para o meu corpo e viu as provas de que eu sou o mesmo Salvador que foi crucificado. Aqui Jesus aprova a fé de Tomé, mas elogia muito mais a fé daqueles que deveriam acreditar sem ter visto.

Abençoado – Feliz, ou digno da aprovação divina. A palavra tem aqui a força do grau comparativo, significando que eles seriam, em alguns aspectos, mais abençoados que Thomas. Eles demonstrariam fé mais elevada.

Isso não viu … – Aqueles que deveriam ser convencidos pelo testemunho dos apóstolos e pelas influências do Espírito. Eles demonstrariam uma fé mais forte. Toda fé é de coisas não vistas; e Deus abençoa aqueles que mais implicitamente confiam em sua palavra.

Comentário de E.W. Bullinger

Thomas. Todos os textos omitem.

isso, etc. = quem não viu e acreditou. Ver João 4:48 . Mateus 16: 1 . 1 Coríntios 1:22 . Aqueles que desejam milagres e sinais hoje os terão, mas serão os milagres de Satanás.

Comentário de John Calvin

29. Porque você me viu, Thomas. Cristo não culpa nada em Tomé, mas ele era tão lento para acreditar que precisava ser violentamente atraído pela fé pela experiência dos sentidos; o que é totalmente contrário à natureza da fé. Se for contestado, que nada é mais inadequado do que dizer que a fé é uma convicção obtida ao se tocar e ver, a resposta pode ser facilmente obtida pelo que eu já disse; pois não foi apenas por tocar ou ver que Tomé foi levado a crer que Cristo é Deus, mas, ao acordar do sono, lembrou-se de recordar a doutrina que antes ele quase esquecera. A fé não pode fluir de um conhecimento meramente experimental dos eventos, mas deve extrair sua origem da palavra de Deus. Portanto, Cristo culpa Thomas por ter prestado menos honra à palavra de Deus do que deveria ter feito, e por ter considerado a fé – que nasce da audição e deveria ser totalmente fixada na palavra – como ligada aos outros sentidos.

Bem-aventurados os que não viram, e creram Aqui, Cristo recomenda a fé neste terreno, que concorda com a palavra nua, e não depende de visões carnais ou da razão humana (221). Portanto, ele inclui, em uma breve definição, o poder e natureza da fé; isto é, que não fica satisfeito com o exercício imediato da visão, mas penetra até o céu, de modo a acreditar naquelas coisas que estão ocultas dos sentidos humanos. E, de fato, devemos dar a Deus essa honra, para que possamos ver Sua verdade como ( a?t?p?st?? (222) ) além de toda dúvida, sem qualquer outra prova (223) A fé tem, de fato, sua própria visão, mas que não limita sua visão para o mundo e para os objetos terrenos. Por esse motivo, é chamado

uma demonstração de coisas invisíveis ou não vistas,
( Hebreus 11: 1 😉

e Paulo o contrasta com a visão ( 2 Coríntios 5: 7 ), o que significa que ele não fica satisfeito em olhar para a condição do objeto presente e não olha em todas as direções para as coisas visíveis no mundo. , mas depende da boca de Deus e, confiando em Sua palavra, eleva-se acima do mundo inteiro, de modo a fixar sua âncora no céu. Isso significa que a fé não é do tipo certo, a menos que seja fundamentada na palavra de Deus e ascenda ao reino invisível de Deus, de modo a ir além de toda capacidade humana.

Se for contestado, que esta afirmação de Cristo é inconsistente com outra de suas palavras, na qual ele declara que os olhos que o contemplam são abençoados ( Mateus 13:16 ), respondo: Cristo não fala apenas da visão corporal. , como ele faz nesta passagem, mas da revelação, que é comum a todos os crentes, desde que ele apareceu ao mundo como um Redentor. Ele faz uma comparação entre os apóstolos e os santos reis e profetas ( Mateus 13:17 ), que foram mantidos sob as sombras da lei mosaica. Ele diz que agora a condição dos crentes é muito mais desejável, porque uma luz mais forte brilha ao seu redor, ou melhor, porque a substância e a verdade das figuras lhes foram divulgadas. Havia muitos incrédulos que, naquele tempo, viam Cristo com os olhos da carne, e ainda assim não eram mais abençoados por isso; mas nós, que nunca contemplamos Cristo com os olhos, desfrutamos daquela bem-aventurança da qual Cristo fala com louvor. Daí resulta que ele chama aqueles olhos abençoados que contemplam espiritualmente nele o que é divino e divino; pois agora contemplamos Cristo no evangelho da mesma maneira como se ele estivesse visivelmente diante de nós. Nesse sentido, Paulo diz aos gálatas ( Gálatas 3: 1 ) que Cristo foi crucificado diante de seus olhos; e, portanto, se desejamos ver em Cristo o que pode nos tornar felizes e abençoados, aprendamos a acreditar, quando não vemos. A estas palavras de Cristo corresponde o que é afirmado em outra passagem, na qual o apóstolo elogia os crentes, que

ame a Cristo a quem não viu e regozija-se com uma alegria indizível, embora não o contemplem.
( 1 Pedro 1: 8. )

A maneira pela qual os papistas torturam essas palavras, para provar sua doutrina da transubstanciação, é extremamente absurda. Para que sejamos abençoados, eles nos fazem acreditar que Cristo está presente sob a aparência de pão. Mas sabemos que nada estava mais longe da intenção de Cristo do que sujeitar a fé às invenções dos homens; e assim que passa, no menor grau, além dos limites da palavra, deixa de ser fé. Se devemos acreditar sem reserva tudo o que não vemos, então todo monstro que os homens possam ter prazer em formar, toda fábula que possam inventar, manterá nossa fé na escravidão. Para que essa afirmação de Cristo se aplique ao caso em questão, devemos primeiro provar da palavra de Deus o próprio ponto em questão. Eles apresentam a palavra de Deus, de fato, em apoio à sua doutrina de transubstanciação; mas quando a palavra é exposta adequadamente, ela não dá nenhuma opinião à sua noção tola.

Comentário de Adam Clarke

Thomas – Esta palavra é omitida por quase todos os MS., Versões e comentaristas antigos de importância.

Bem-aventurados eles são etc. – Você já viu e, portanto, acreditou, e agora é abençoado; agora você é feliz – totalmente convencido da minha ressurreição; todavia, não menos abençoados serão todos os que crerem na minha ressurreição, sem a evidência que você teve. Com isso aprendemos que crer em Jesus, no testemunho de seus apóstolos, colocará um homem na posse da mesma bênção que eles mesmos desfrutaram. E assim Deus constituiu toda a economia da graça que um crente, a mil e oitocentos anos de distância do tempo da ressurreição, não sofre perdas porque não viu Cristo em carne. A importância e a excelência da fé implícita no testemunho de Deus são assim declaradas por Rab. Tanchum: “Rab. Simeon ben Lachesh diz: O prosélito é mais amado pelo santo e abençoado Deus do que toda a multidão que estava diante do monte Sinai; pois, a menos que eles tivessem ouvido o trovão, e visto as chamas e os raios, as colinas tremendo, e soando as trombetas, elas não haviam recebido a lei, mas o prosélito não viu nada disso, e ainda assim entrou, dedicando-se ao santo e abençoado Deus, e tomou sobre ele (o jugo do) reino dos céus . ”

Leitor! Cristo morreu por ti! – creia, e você será salvo e se tornará tão abençoado e feliz como um apóstolo.

Comentário de Thomas Coke

João 20:29 . Porque você me viu, etc. – A palavra vista, de acordo com o idioma hebraico, é freqüentemente aplicada aos outros sentidos; e, portanto, aqui pode significar que Tomé tinha o testemunho unificado de todos os seus sentidos, que Cristo tinha um corpo real, ou seja, um corpo material. Veja 1 João 1: 1 e Atos 10:41 . As palavras, abençoadas são elas, etc. em seu pedido original, pode ser entendido como um elogio para os presentes, que acreditavam que Cristo havia ressuscitado antes de vê-lo, ou sem exigir a prova que Tomé procurava. Mas, por serem indefinidos e não implicarem tempo determinado, podem ser estendidos até ao caso daqueles a quem o evangelho deveria ser proposto, pelos apóstolos da época e por seus sucessores depois deles. Consequentemente, como nessas palavras, nosso Salvador reprova tacitamente Thomas por sua incredulidade, por não acreditar em um fato tão bem atestado, a menos que ele mesmo o tenha visto; então ele estabelece uma proposição universal para o encorajamento de toda a humanidade nas eras futuras, a acreditar nele, embora eles não o tenham visto.

Referências Cruzadas

Lucas 1:45 – Feliz é aquela que creu que se cumprirá aquilo que o Senhor lhe disse! “

João 4:48 – Disse-lhe Jesus: “Se vocês não virem sinais e maravilhas, nunca crerão”.

João 20:8 – Depois o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, também entrou. Ele viu e creu.

2 Coríntios 5:7 – Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos.

Hebreus 11:1 – Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.

Hebreus 11:27 – Pela fé saiu do Egito, não temendo a ira do rei, e perseverou, porque via aquele que é invisível.

Hebreus 11:39 – Todos estes receberam bom testemunho por meio da fé; no entanto, nenhum deles recebeu o que havia sido prometido.

1 Pedro 1:8 – Mesmo não o tendo visto, vocês o amam; e apesar de não o verem agora, crêem nele e exultam com alegria indizível e gloriosa,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *