Estudo de João 4:24 – Comentado e Explicado

Deus é espírito, e os seus adoradores devem adorá-lo em espírito e verdade.
João 4:24

Comentário de Albert Barnes

Deus é um espírito – Esta é a segunda razão pela qual os homens devem adorá-lo em espírito e em verdade. Com isso, entende-se que Deus está sem corpo; que ele não é material ou composto de partes; que ele é invisível, em todo lugar, puro e santo. Essa é uma das primeiras verdades da religião e uma das mais sublimes já apresentadas à mente do homem. Quase todas as nações tiveram alguma idéia de Deus como grosseiro ou material, mas a Bíblia declara que ele é um espírito puro. Como ele é um espírito assim, ele não mora em templos feitos com as mãos Atos 7:48 , nem é adorado com as mãos dos homens como se precisasse de algo, visto que ele dá a toda a vida, respiração e tudo, Atos 17:25 . Portanto, um culto puro, santo e espiritual é o que ele procura – a oferta da alma em vez da oferta formal do corpo – a homenagem ao coração e não a dos lábios.

Comentário de E.W. Bullinger

Deus. Ver App-98., Com o art. Contraste João 1: 1 .

um Espírito = espírito: isto é, não carne, ou substância material. Não é um espírito.

deve . Observe esta condição absoluta. Compare João 4: 4 ; João 3: 7 , João 3:14 , João 3:30 ; João 9: 4 ; João 10:16 ; João 12:34 ; João 20: 9 , & c.

Comentário de John Calvin

24. Deus é um espírito. Esta é uma confirmação tirada da própria natureza de Deus. Visto que os homens são carne, não devemos nos perguntar se eles se deleitam com as coisas que correspondem à sua própria disposição. Daí surge que eles inventam muitas coisas na adoração a Deus que são cheias de exibição, mas que não têm solidez. Mas eles devem primeiro considerar que têm a ver com Deus, que não pode mais concordar com a carne do que fogo com água. Essa única consideração, quando a investigação se refere à adoração a Deus, deve ser suficiente para restringir a devassidão de nossa mente, que Deus está tão longe de ser como nós, que as coisas que mais nos agradam são os objetos de sua repugnância e aversão. E se os hipócritas são tão cegos por seu próprio orgulho, que não têm medo de sujeitar Deus à sua opinião, ou melhor, a seus desejos ilegais, deixe-nos saber que essa modéstia não ocupa o lugar mais baixo na verdadeira adoração a Deus. considera com suspeita o que é gratificante de acordo com a carne. Além disso, como não podemos ascender às alturas de Deus, lembremo-nos de que devemos buscar na Sua palavra a regra pela qual somos governados. Esta passagem é freqüentemente citada pelos Padres contra os arianos, para provar a Divindade do Espírito Santo, mas é impróprio forçá-la para tal propósito; pois Cristo simplesmente declara aqui que seu Pai é de natureza espiritual e, portanto, não é movido por assuntos frívolos, como os homens, pela leveza e instabilidade de seu caráter, costumam ser.

Comentário de Adam Clarke

Deus é um Espírito – Esta é uma das primeiras, as maiores, as mais sublimes e as verdades necessárias na bússola da natureza! Existe um Deus, a causa de todas as coisas – a fonte de toda perfeição – sem partes ou dimensões, pois ele é Eterno – enchendo os céus e a terra – permeando, governando e sustentando todas as coisas: pois ele é um Espírito infinito! Esse Deus pode se agradar apenas daquilo que se assemelha a ele: portanto ele deve odiar o pecado e a pecaminosidade; e pode deliciar-se apenas com aqueles que são feitos participantes de sua própria natureza divina. Como todas as criaturas foram criadas por ele, assim todas lhe devem obediência e reverência; mas, para ser aceitável para esse Espírito infinito, a adoração deve ser de natureza espiritual – deve brotar do coração, através da influência do Espírito Santo: e deve estar na Verdade, não apenas na sinceridade, mas realizada de acordo com isso. Revelação divina que ele deu aos homens. Um homem adora a Deus em espírito, quando, sob a influência do Espírito Santo, traz todos os seus afetos, apetites e desejos ao trono de Deus; e ele o adora em verdade, quando todo propósito e paixão de seu coração, e todo ato de sua adoração religiosa, é guiado e regulado pela palavra de Deus. “A parte iluminada da humanidade”, diz Abu’l Fazel, “sabe que a verdadeira justiça é um coração reto; e acredita que Deus só pode ser adorado na santidade do Espírito”. Ayeen Akbery, vol. iii. p. 254

“De todos os adoradores”, diz Creeshna, “eu o respeito como o mais devoto, que tem fé em mim e que me serve com uma alma possuída pelo meu espírito”. Geeta, p. 68

Comentário de Thomas Coke

João 4:24 . Deus é um espírito, etc. – Como resposta adicional à pergunta da mulher, nosso grande Mestre proferiu uma doutrina que pode ser chamada justamente de sua, pois exibe uma idéia do Ser Supremo e do culto a ele, até agora. mais sublime do que as melhores coisas que os filósofos disseram sobre esse assunto. Deus é um espírito, etc. “Deus é a mente suprema ou inteligência, que por um ato vê os pensamentos de todas as outras inteligências e, portanto, pode ser adorada em todos os lugares. E a adoração a Deus deve participar de sua natureza: sua natureza é espiritual; sua adoração deve ser da mesma forma. Fé e amor, portanto, constituem a verdadeira adoração espiritual que devemos ao Ser Supremo, e que não pode deixar de ser aceitável para ele, onde quer que seja oferecido. ”

Comentário de Scofield

Deus

Cf. (Veja Scofield “ João 1:18 “)

Comentário de John Wesley

Deus é um Espírito: e os que o adoram devem adorá-lo em espírito e em verdade.

Deus é um Espírito – Não apenas distante do corpo e de todas as propriedades dele, mas também cheio de todas as perfeições espirituais, poder, sabedoria, amor, santidade. E nossa adoração deve ser adequada à sua natureza. Devemos adorá-lo com o culto verdadeiramente espiritual da fé, amor e santidade, animando todos os nossos temperamentos, pensamentos, palavras e ações.

Referências Cruzadas

1 Samuel 16:7 – O Senhor, contudo, disse a Samuel: “Não considere a sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração”.

Salmos 50:13 – Acaso como carne de touros ou bebo sangue de bodes?

Salmos 50:23 – Quem me oferece sua gratidão como sacrifício, honra-me, e eu mostrarei a salvação de Deus ao que anda nos meus caminhos. “

Salmos 51:17 – Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás.

Salmos 66:18 – Se eu acalentasse o pecado no coração, o Senhor não me ouviria;

Isaías 57:15 – Pois assim diz o Alto e Sublime, que vive para sempre, e cujo nome é santo: “Habito num lugar alto e santo, mas habito também com o contrito e humilde de espírito, para dar novo ânimo ao espírito do humilde e novo alento ao coração do contrito.

Mateus 15:8 – ‘Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.

2 Coríntios 1:12 – Este é o nosso orgulho: A nossa consciência dá testemunho de que nos temos conduzido no mundo, especialmente em nosso relacionamento com vocês, com santidade e sinceridade provenientes de Deus, não de acordo com a sabedoria do mundo, mas de acordo com a graça de Deus.

2 Coríntios 3:17 – Ora, o Senhor é o Espírito e, onde está o Espírito do Senhor, ali há liberdade.

1 Timóteo 1:17 – Ao Rei eterno, ao Deus único, imortal e invisível, sejam honra e glória para todo o sempre. Amém.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *