Estudo de João 6:11 – Comentado e Explicado

Jesus tomou os pães e rendeu graças. Em seguida, distribuiu-os às pessoas que estavam sentadas, e igualmente dos peixes lhes deu quanto queriam.
João 6:11

Comentário de E.W. Bullinger

para os discípulos e os discípulos. Om. por todos os textos e siríaco.

e igualmente = igualmente, tanto quanto eles. Gravado apenas em John.

seria = desejado. App-102.

Comentário de John Calvin

11. Depois de ter agradecido. Cristo nos instruiu mais de uma vez com seu exemplo de que, sempre que tomamos comida, devemos começar com a oração. Pois as coisas que Deus designou para nosso uso, sendo evidências de sua infinita bondade e amor paternal em relação a nós, exortam-nos a oferecer louvor a Ele; e a ação de graças , como Paulo nos informa, é uma espécie de santificação solene, por meio da qual o uso deles começa a ser puro para nós ( 1 Timóteo 4: 4 ). Daí resulta que aqueles que os engolem sem pensar de Deus, são culpados de sacrilégio e de profanar os dons de Deus. E essa instrução é a mais digna de atenção, porque diariamente vemos uma grande parte do mundo se alimentando como bestas brutas. Quando Cristo determinou que o pão dado aos discípulos crescesse entre suas mãos, somos ensinados por ele que Deus abençoa nosso trabalho quando prestamos serviço uns aos outros.

Vamos agora resumir o significado de todo o milagre. Tem isso em comum com os outros milagres, que Cristo exibiu nele seu poder divino em união com a beneficência. É também uma confirmação para nós da afirmação pela qual ele nos exorta a buscar o reino de Deus , prometendo que todas as outras coisas será adicionado a nós ( Mateus 6:33 .) Porque, se ele cuidou daqueles que foram levados a ele apenas por um impulso repentino, como ele nos abandonaria se o procurássemos com um propósito firme e constante? É verdade que ele às vezes permite que seu próprio povo, como eu disse, sofra fome; mas ele nunca os privará de sua ajuda; e, entretanto, ele tem boas razões para não nos ajudar até que as coisas cheguem ao extremo.

Além disso, Cristo mostrou claramente que ele não apenas concede vida espiritual ao mundo, mas que seu Pai ordenou que ele também nutrisse o corpo. Pois a abundância de todas as bênçãos está comprometida com a mão dele, para que, como canal, ele possa transmiti-las para nós; embora eu fale incorretamente chamando-o de canal , pois ele é a fonte viva que flui do Pai eterno. Consequentemente, Paulo ora para que todas as bênçãos nos possam ser recebidas por Deus, o Pai , e pelo Senhor Jesus Cristo em comum ( 1 Coríntios 1: 3 😉 e, em outra passagem, ele mostra que

em todas as coisas devemos agradecer a Deus Pai, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo ( Efésios 5:20 .)

E não somente esse ofício pertence à sua eterna Divindade, mas mesmo em sua natureza humana, e na medida em que ele tomou sobre si nossa carne, (122) o Pai o designou como dispensador, para que por suas mãos ele possa alimenta-nos. Agora, embora nem todos os dias vejamos milagres diante de nossos olhos, Deus não menos abundantemente mostra seu poder em nos alimentar. E, de fato, não lemos que, quando ele quis dar uma ceia ao seu povo, ele usou novos meios; e, portanto, seria uma oração imprudente, se alguém pedisse que lhe fosse dada carne e bebida por algum método incomum.

Mais uma vez, Cristo não forneceu grandes iguarias ao povo, mas aqueles que viram seu incrível poder naquela ceia foram obrigados a ficar satisfeitos com pão de cevada e peixe sem molho. (123) E embora ele agora não satisfaça cinco mil homens com cinco pães , ainda assim ele não deixa de alimentar o mundo inteiro de uma maneira maravilhosa. Parece-nos, sem dúvida, como um paradoxo, que

o homem não vive somente de pão, mas da palavra que procede da boca de Deus,
( Deuteronômio 8: 3. )

Pois estamos tão fortemente apegados aos meios externos, que nada é mais difícil do que depender da providência de Deus. Daí surge que trememos tanto assim que não temos pão na mão. E se considerarmos tudo correto, seremos obrigados a discernir a bênção de Deus em todas as criaturas que servem para o nosso apoio corporal; (124) mas o uso e a frequência nos levam a subestimar os milagres da natureza. E, no entanto, nesse aspecto, não é tanto nossa estupidez quanto nossa malignidade que nos atrapalha; pois onde se encontra o homem que não escolhe se desviar de sua mente e abarcar o céu e a terra cem vezes, em vez de olhar para Deus que se apresenta à sua vista?

Comentário de Adam Clarke

Jesus pegou os pães – Veja as notas em Mateus 14: 19-21 ; (Nota). Como havia cinco pães e cinco mil pessoas, havia um pão para cada mil homens, independentemente das mulheres e crianças.

Comentário de Thomas Coke

João 6:11 . E quando ele deu graças, São Mateus e São Marcos dizem simplesmente que ele abençoou, e?????se, que a maioria dos comentaristas se refere aos pães e peixes, porque São Lucas diz expressamente, e?????se a?t??? ; ele os abençoou. Alguns, no entanto, colocam um sentido diferente nas palavras. Eles entendem que nosso Senhor está olhando para o céu, quando Ele abençoou, mencionado pelo próprio São Lucas, mostra que essa bênção foi dirigida a Deus Pai e que importou um agradecimento por sua grande bondade. O leitor, no entanto, lembrará que a palavra em disputa tem um sentido que favorece a interpretação comum desta passagem; Salmos 65:10 abençoas a sua brotação , ou seja, do milho. Não se deve supor que doze pessoas pudessem colocar primeiro um pedaço de pão e depois um pedaço de peixe nas mãos de 5.000 homens, além de mulheres e crianças, que foram todas alimentadas com tal expedição, que, apesar disso, não era por mais que seja proposto aos discípulos até cerca das três, tudo parece ter terminado às cinco da tarde. Veja em João 6:10 . Portanto, é natural concluir que, ao distribuir a carne, os discípulos usaram o método mais expedito, colocando pelas instruções de seu mestre, primeiro o pão e depois o peixe, nas mãos daqueles que estavam sentados no final das fileiras. ; com ordens para dar a seus companheiros. Nessa suposição, o alimento deve ter ampliado suas dimensões, não apenas nas mãos de nosso Senhor, mas nas mãos de seus discípulos e da multidão da mesma forma; continuando a inchar até que houvesse uma quantidade maior do que aqueles que a seguravam, poderiam fazer uso; de modo que, rompendo o que era suficiente para si, deram o restante às pessoas a seu lado, que da mesma maneira viram o pão e o peixe incharem em suas mãos, até que também tivessem o suficiente e economizassem. Veja particularmente a nota em Marcos 6: 39-40 .

Referências Cruzadas

1 Samuel 9:13 – Assim que entrarem na cidade, vocês o encontrarão antes que suba ao altar no monte para comer. O povo não começará a comer antes que ele chegue, pois ele deve abençoar o sacrifício; depois disso, os convidados irão comer. Subam agora e vocês logo o encontrarão”.

Lucas 24:30 – Quando estava à mesa com eles, tomou o pão, deu graças, partiu-o e o deu a eles.

João 6:23 – Então alguns barcos de Tiberíades aproximaram-se do lugar onde o povo tinha comido o pão após o Senhor ter dado graças.

Atos dos Apóstolos 27:35 – Tendo dito isso, tomou pão e deu graças a Deus diante de todos. Então o partiu e começou a comer.

Romanos 14:6 – Aquele que considera um dia como especial, para o Senhor assim o faz. Aquele que come carne, come para o Senhor, pois dá graças a Deus; e aquele que se abstém, para o Senhor se abstém, e dá graças a Deus.

1 Coríntios 10:31 – Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.

1 Tessalonicenses 5:18 – Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.

1 Timóteo 4:4 – Pois tudo o que Deus criou é bom, e nada deve ser rejeitado, se for recebido com ação de graças,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *