Estudo de João 6:26 – Comentado e Explicado

Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: buscais-me, não porque vistes os milagres, mas porque comestes dos pães e ficastes fartos.
João 6:26

Comentário de Albert Barnes

Vós me procurais, não porque … – Os milagres que Jesus realizou foram provas de que ele veio de Deus. Procurá-lo porque eles os viram e foram convencidos por eles de que ele era o Messias teria sido apropriado; mas segui-lo simplesmente porque os desejos deles eram supridos era um mero egoísmo grosseiro. No entanto, infelizmente! muitos buscam religião sem motivo melhor que esse. Eles supõem que isso contribuirá para sua felicidade terrena, ou buscam apenas escapar do sofrimento ou das convicções de consciência, ou buscam o céu apenas como um local de diversão e consideram a religião valiosa apenas por isso. Tudo isso é mero egoísmo. A religião não proíbe que consideremos nossa própria felicidade ou a busquemos de maneira adequada; mas quando esse é o único ou o motivo predominante, é evidente que nunca procuramos Deus corretamente. Estamos visando os pães e peixes, e não a honra de Deus e o bem do seu reino; e se esse é o único ou o principal motivo de entrarmos na igreja, não podemos ser cristãos.

Comentário de E.W. Bullinger

Em verdade, em verdade . A oitava ocorrência. Veja a nota em João 1:51 .

os milagres = sinais. Sem art.

foram preenchidos = satisfeitos. Não é a mesma palavra que em João 6:12 .

Comentário de John Calvin

26. Jesus respondeu a eles. Cristo não responde à pergunta feita a ele, que seria adequada para mostrar a eles seu poder de chegar ali por um milagre. (134) Mas, pelo contrário, ele os repreende por se lançarem para a frente sem consideração; pois eles não estavam familiarizados com a verdadeira e apropriada razão do que ele fez, porque buscavam em Cristo algo mais que o próprio Cristo. A falha que ele reclama neles é que eles buscam a Cristo por causa da barriga e não dos milagres. E, no entanto, não se pode negar que eles olharam para o milagre; mais ainda, o evangelista já nos disse que estavam animados pelos milagres de seguir a Cristo. Mas porque eles abusaram dos milagres por um propósito impróprio, ele justamente os censura por terem maior consideração pela barriga do que por milagres. Seu significado era que eles não lucraram com as obras de Deus como deveriam ter feito; pois a verdadeira maneira de lucrar seria reconhecer a Cristo como o Messias, de maneira a se render a ser ensinado e governado por ele, e, sob sua orientação, aspirar ao reino celestial de Deus. Pelo contrário, eles não esperam nada maior dele do que viver feliz e à vontade neste mundo. Isso é para roubar a Cristo seu poder principal; pela razão pela qual ele foi dado pelo Pai e se revelou aos homens, é para que ele os formado de novo à imagem de Deus, dando-lhes seu Espírito Santo, e que ele possa conduzi-los à vida eterna, vestindo-os com sua justiça. .

É de grande importância, portanto, o que mantemos em vista nos milagres de Cristo; pois aquele que não aspira ao reino de Deus, mas descansa satisfeito com as conveniências da vida atual, não procura nada além de encher a barriga. Da mesma maneira, há muitas pessoas nos dias de hoje que aceitariam o evangelho com prazer, se estivesse livre da amargura da cruz e se não trouxesse nada além de prazeres carnais. Não, vemos muitos que fazem uma profissão cristã, para que possam viver com maior alegria e com menos restrição. Alguns pela expectativa de ganho, outros pelo medo e outros pelo bem daqueles a quem desejam agradar, professam ser os discípulos de Cristo. Na busca de Cristo, portanto, o ponto principal é desprezar o mundo e

busque o reino de Deus e sua justiça,
( Mateus 6:33 .)

Além disso, como os homens geralmente se impõem e se convencem de que estão buscando a Cristo da melhor maneira, enquanto degradam todo o seu poder, por essa razão, Cristo, da maneira usual, dobra a palavra de verdade, como se o juramento que ele pretendia trazer à luz o vício que se esconde sob nossa hipocrisia.

Comentário de Adam Clarke

Vós me procurais, não porque viste, etc. – Embora o milagre dos pães tenha sido um dos mais surpreendentes que já foram feitos na terra; e embora esse povo tivesse, pelo testemunho de todos os seus sentidos, a prova mais convincente de sua realidade; todavia, achamos que muitos deles prestaram pouca atenção a ela, e consideraram a mão onipotente de Deus nela, além do que foi para satisfazer as demandas de seu apetite! A maioria dos homens está disposta a receber o bem temporal das mãos de Deus; mas há poucos, muito poucos, que estão dispostos a receber bênçãos espirituais.

Comentário de Thomas Coke

João 6: 26-27 . Vocês me procuram, não porque viram os milagres, etc. – “Vocês não vieram atrás de mim, porque estavam convencidos pelos meus milagres da verdade da minha missão divina e agora estão dispostos a dar ouvidos à minha doutrina, mas porque vocês comeu dos pães e foi cheio.Depois de ter sido alimentado, você espera que eu o alimente com frequência por milagre; e a satisfação que encontrou nessa refeição fez com que você concebesse grandes esperanças de felicidade temporal sob minha administração. são as visões com as quais você está me seguindo: mas você está totalmente enganado nelas, pois sua felicidade não consiste na carne que perece, nem é aquele tipo de carne que o Messias lhe dará: portanto, você não deve trabalhar tanto pela carne que perece, João 6:27, que nutre e deleita apenas o corpo, como pela carne que permanece para a vida eterna – conhecimento e graça divinos, que revigoram todas as faculdades da alma e só podem prepará-la. para a glória eterna. você deve seguir o Filho do homem, o Messias, com o objetivo de obter a carne que perece, mas na expectativa de ser alimentado com a carne que permanece para a vida eterna; porque é a carne que o Filho do homem lhe dará: porque Deus, o Pai, selou para a grande obra da redenção; e pelo milagre dos pães, ele mostra em particular que me autorizou, o Filho do homem. , para abençoá-lo com a carne duradoura para a vida eterna, o alimento de suas almas. “O epíteto do Pai é elegantemente dado a Deus Pai nesta passagem, pois expressa a relação que ele representa para o seu Filho eterno, como a pessoa que na cláusula anterior é chamada filho do homem.

Comentário de John Wesley

Jesus respondeu-lhes e disse: Em verdade, em verdade vos digo que não me procurais porque viste os milagres, mas porque comestes os pães e fartos.

Nosso Senhor não satisfaz a curiosidade deles, mas corrige o motivo errado que eles tinham ao procurá-lo: porque você comeu – Apenas para obter vantagem temporal. Até então, Cristo estava reunindo ouvintes: ele agora começa a tentar a sinceridade deles, através de um discurso figurativo sobre sua paixão, e o fruto dela, a ser recebido pela fé.

Referências Cruzadas

Salmos 78:37 – o coração deles não era sincero; não foram fiéis à sua aliança.

Salmos 106:12 – Então creram nas suas promessas e a ele cantaram louvores.

Ezequiel 33:31 – O meu povo vem a você, como costuma fazer, e se assenta diante de você para ouvir as suas palavras, mas não as põe em prática. Com a boca eles expressam devoção, mas o coração deles está ávido de ganhos injustos.

João 3:3 – Em resposta, Jesus declarou: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo”.

João 3:5 – Respondeu Jesus: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.

João 6:15 – Sabendo Jesus que pretendiam proclamá-lo rei à força, retirou-se novamente sozinho para o monte.

João 6:47 – Asseguro-lhes que aquele que crê tem a vida eterna.

João 6:53 – Jesus lhes disse: “Eu lhes digo a verdade: Se vocês não comerem a carne do Filho do homem e não beberem o seu sangue, não terão vida em si mesmos.

João 6:64 – Contudo, há alguns de vocês que não crêem”. Pois Jesus sabia desde o princípio quais deles não criam e quem o iria trair.

Atos dos Apóstolos 8:18 – Vendo Simão que o Espírito era dado com a imposição das mãos dos apóstolos, ofereceu-lhes dinheiro

Romanos 16:18 – Pois essas pessoas não estão servindo a Cristo, nosso Senhor, mas a seus próprios apetites. Mediante palavras suaves e bajulação, enganam os corações dos ingênuos.

Filipenses 2:21 – pois todos buscam os seus próprios interesses e não os de Jesus Cristo.

Filipenses 3:19 – Quanto a estes, o seu destino é a perdição, o seu deus é o estômago e têm orgulho do que é vergonhoso; eles só pensam nas coisas terrenas.

1 Timóteo 6:5 – e atritos constantes entre pessoas que têm a mente corrompida e que são privados da verdade, os quais pensam que a piedade é fonte de lucro.

Tiago 4:3 – Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *