Estudo de Josue 14:12 – Comentado e Explicado

Dá-me, pois, este monte que o Senhor me prometeu naquele tempo; porque naquele dia ouviste que se encontram enacim neste lugar, e também grandes fortalezas. Se o Senhor estiver comigo, conseguirei despojá-los, como ele disse.
Josue 14:12

Comentário de Albert Barnes

No decorrer das campanhas de Josué no sul, os anaquins foram expulsos “desta montanha”, isto é, a região montanhosa em torno de Hebron, mas só haviam se retirado para as cidades vizinhas de Philistia Joshua 11:22 . Por isso, como deve ser deduzido do texto aqui, eles retornaram e reocuparam Hebron, provavelmente quando Josué e a principal força dos israelitas marcharam para o norte para lidar com Jabin e seus confederados. Caleb finalmente expulsou essa raça formidável e ocupou Hebron e suas cidades e distritos dependentes permanentemente. Veja Josué 15:13 a seguir.

Comentário de Thomas Coke

Ver. 12. Naquele dia ( pois você ouviu ) etc. – O LXX e a Vulgata interpretam essas palavras com o que vem antes e tornam o todo assim: Dá-me, portanto, este monte que o Senhor me prometeu, como tu mesmo ouviste. Ao lado da cidade de Hebron, os anaquins possuíam pelo menos dois outros neste distrito. Veja Números 13:29 ; Números 13: 32-33 ; Josué 11:21 , Josué 20: 7 .

Se – o Senhor estiver comigo, eu poderei, etc. – Aqui surge uma dificuldade. Observamos que Josué já havia tomado Hebron; como Caleb pode dizer agora que expulsará os anaquins? Alguns são de opinião que Caleb reivindicou o país de Hebron antes da cidade com esse nome ser conquistada. Mas, sem fazer nenhuma alteração na narrativa aqui dada pelo historiador sagrado, podemos responder que, apesar de Josué ter tomado a cidade de Hebron, os anaquins mantiveram-se nas montanhas adjacentes, de onde freqüentemente desciam e infestavam o país, e portanto, eram necessariamente expulsos por Caleb. Essa conjectura é a mais provável, como parece a sequência que a cidade de Hebron foi dada aos sacerdotes (cap. Josué 21: 11-13 .) E não a Caleb, que possuía apenas o país em que se encontrava, e portanto, sem dúvida, não exigia mais. Preferimos, no entanto, preferir responder, com alguns outros intérpretes, que os anaquins haviam evidentemente retomado Hebron e as outras cidades daquele distrito, enquanto Josué estava envolvido em outro lugar; nesse caso, todo o versículo pode ser traduzido da seguinte maneira: Agora, portanto, dê-me este monte, do qual o Senhor falou naquele dia, como você mesmo então ouviu; pois, embora os anaquins estejam lá – se o Senhor estiver comigo, poderei expulsá-los. Não se deve pensar aqui que Caleb duvida da fidelidade de Deus: tão longe disso, sua linguagem é a de um homem piedoso e modesto, que pretende declarar que, sem a ajuda do céu, ele não pode ter sucesso na entrada. -prémio que seu valor havia projetado. A paráfrase de Jônatas diz: Se a PALAVRA do Senhor é minha ajuda, agradável ao seu estilo habitual. Veja Houbigant no local.

Comentário de Adam Clarke

Serei capaz de expulsá-los – ele não pode se referir apenas a Hebron, pois isso já havia sido tomado por Josué; mas, a pedido de Caleb, sem dúvida, todo o país circunvizinho era constituído, em muitas partes das quais os anaquins ainda estavam em considerável força. Supõe-se que Hebron tenha caído novamente sob o poder de seus antigos possuidores, que, tirando vantagem da ausência do exército israelita, que estava empregado em outras partes do país, entraram novamente na cidade e restauraram sua cidade. dominação antiga. Mas a primeira opinião parece melhor fundamentada.

Comentário de John Wesley

Agora, pois, dá-me este monte, de que falou o SENHOR naquele dia; porque naquele dia ouviste como estavam os anaquins e que as cidades eram grandes e cercadas; se assim for, o SENHOR estará comigo, então poderei expulsá-los, como o SENHOR disse.

Esta montanha – Ou seja, este país montanhoso. Ele nomeia o país e não as cidades, porque as cidades foram dadas aos levitas, cap. 21: 11,13.

Tu ouviste – Entendeste, tanto pelos relatos de outros como por tua própria observação. A audição, o sentido pelo qual obtemos conhecimento, geralmente é colocada para conhecimento ou compreensão.

Se o Senhor estiver comigo – Uma expressão modesta e piedosa, significando a necessidade absoluta da ajuda de Deus e seu temor piedoso, para que Deus por seus pecados negue sua assistência a ele; pois, embora estivesse seguro em geral, que Deus coroaria seu povo com sucesso nessa guerra, ele ainda poderia duvidar de seu sucesso particular neste ou naquele empreendimento.

Para expulsá-los – Fora de sua solidez onde ainda estão, Caleb deseja esse trabalho difícil como um testemunho de sua própria fé e como um motivo para acelerar seus irmãos para as tentativas semelhantes.

Referências Cruzadas

Números 13:28 – Mas o povo que lá vive é poderoso, e as cidades são fortificadas e muito grandes. Também vimos descendentes de Enaque.

Números 13:33 – Vimos também os gigantes, os descendentes de Enaque, diante de quem parecíamos gafanhotos, a nós e a eles”.

Números 14:8 – Se o Senhor se agradar de nós, ele nos fará entrar nessa terra, onde manam leite e mel, e a dará a nós.

Números 21:34 – Mas o Senhor disse a Moisés: “Não tenha medo dele, pois eu o entreguei a você, juntamente com todo o seu exército e com a sua terra. Você fará com ele o que fez com Seom, rei dos amorreus, que habitava em Hesbom”.

Josué 11:21 – Naquela ocasião Josué exterminou os enaquins dos montes de Hebrom, de Debir e de Anabe, de todos os montes de Judá, e de Israel. Josué destruiu-os totalmente, e também as suas cidades.

Josué 15:14 – Calebe expulsou de Hebrom os três enaquins: Sesai, Aimã e Talmai, descendentes de Enaque.

Juízes 1:20 – Conforme Moisés havia prometido, Hebrom foi dada a Calebe, que expulsou de lá os três filhos de Enaque.

1 Samuel 14:6 – E Jônatas disse a seu escudeiro: “Vamos ao destacamento daqueles incircuncisos. Talvez o Senhor aja em nosso favor, pois nada pode impedir o Senhor de salvar, seja com muitos ou com poucos”.

2 Crônicas 14:11 – Então Asa clamou ao Senhor, o seu Deus: “Senhor, não há ninguém como tu para ajudar os fracos contra os poderosos. Ajuda-nos, ó Senhor, ó nosso Deus, pois em ti pomos a nossa confiança, e em teu nome viemos contra este imenso exército. Ó Senhor, tu és o nosso Deus; não deixes o homem prevalecer contra ti”.

Salmos 18:32 – Ele é o Deus que me reveste de força e torna perfeito o meu caminho.

Salmos 27:1 – O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo?

Salmos 44:3 – Não foi pela espada que conquistaram a terra, nem pela força do braço que alcançaram a vitória; foi pela tua mão direita, pelo teu braço, e pela luz do teu rosto, por causa do teu amor para com eles.

Salmos 60:12 – Com Deus conquistaremos a vitória, e ele pisoteará os nossos adversários.

Salmos 118:10 – Todas as nações me cercaram, mas em nome do Senhor eu as derrotei.

Romanos 8:31 – Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

Filipenses 4:13 – Tudo posso naquele que me fortalece.

Hebreus 11:33 – os quais pela fé conquistaram reinos, praticaram a justiça, alcançaram o cumprimento de promessas, fecharam a boca de leões,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *