Estudo de Lucas 18:8 – Comentado e Explicado

Digo-vos que em breve lhes fará justiça. Mas, quando vier o Filho do Homem, acaso achará fé sobre a terra?
Lucas 18:8

Comentário de Albert Barnes

Rapidamente – De repente, inesperadamente. Ele certamente os defenderá, e isso em um momento, talvez, quando eles estavam quase prontos para desistir e afundar em desespero. Isso pode se referir à libertação dos discípulos de suas provações e perseguições que se aproximam entre os judeus; ou, em geral, ao fato de que Deus interporá e ajudará seu povo.

No entanto – mas. Não obstante isso. Embora seja verdade que Deus vingará seus eleitos, ele encontrará seus eleitos “fiéis?” O perigo não é que “Deus” seja infiel – ele certamente será fiel às suas promessas; mas o perigo é que seus eleitos – seu povo aflito – sejam desencorajados; não perseverará na oração; não continuará confiando nele; e, sob duras provas, afundará no desânimo. O único significado dessa frase, portanto, é que “há mais perigo de que seu povo se canse do que Deus seja considerado infiel e falhe em vingar seus eleitos”. Por essa causa, Cristo falou a parábola e, pelo “desígnio” da parábola, essa passagem deve ser interpretada.

Filho do homem vem – Isso provavelmente se refere à destruição que se aproxima de Jerusalém – a vinda do Messias, por seu poderoso poder, para abolir a antiga dispensação e estabelecer a nova.

Fé – Às vezes, a palavra “fé” é usada para denotar o “todo” da religião, e foi entendida nesse sentido aqui; mas existe uma conexão estreita no que Cristo diz, e deve ser entendido como se referindo ao que ele disse antes. A verdade que ele estava ensinando era que Deus libertaria seu povo de suas calamidades e os salvaria, embora ele sofresse por muito tempo. Ele pergunta a eles aqui se, quando ele vier, deve encontrar “essa fé” ou uma crença dessa “verdade” entre seus seguidores? Seriam perseverantes em oração e “crendo” que Deus ainda os vingaria; ou eles deixariam de orar “sempre e desmaiar?” Portanto, isso não deve ser entendido como afirmando que quando Cristo chegar a julgamento haverá poucos cristãos na terra e que o mundo será invadido por iniqüidade. Isso “pode ??ser” verdade, mas não é a verdade ensinada aqui.

A terra – A terra que se refere particularmente à terra da Judéia. A discussão teve uma referência particular a suas provações e perseguições naquela terra. Essa pergunta implica que “nessas” provações muitos discípulos professos podem desmaiar e voltar atrás, e muitos de seus seguidores “reais” quase perdem de vista essa grande verdade e começam a perguntar se Deus interporia para salvá-los. A mesma pergunta pode ser feita, respeitando qualquer outra visita notável do Filho de Deus em aflição. Quando tentados e perseguidos, “nós” acreditamos que Deus nos vingará? “Nós” oramos sempre e não desmaiamos? Será que “nós” temos fé para acreditar que, embora nuvens e trevas estejam em torno dele, ainda assim a justiça e o juízo são a habitação do seu trono? E quando tempestades de perseguição nos assaltam, podemos “nós” ir a Deus e confiar nossa causa a ele com confiança, e crer que ele trará nossa justiça como luz e nosso julgamento como meio dia?

Comentário de E.W. Bullinger

Ele vingará = Ele fará a vingança (grego. Ekdikesis. Compare Lucas 18: 5 ) de. Compare Salmos 9:12 , Isaías 63: 4 . Hebreus 10:37 .

o filho do homem. App-98.

= a fé.

em diante . Grego. epi. App-104.

a terra . Grego. ge. App-129.

Comentário de John Calvin

8. Quando o Filho do homem vier. Por essas palavras, Cristo nos informa que não haverá razão para pensar se os homens depois mergulharão sob suas calamidades: será porque eles negligenciam o verdadeiro remédio. Ele pretendia evitar uma ofensa que estamos diariamente aptos a tomar, quando vemos todas as coisas em vergonhosa confusão. Traição, crueldade, impostura, engano e violência abundam por toda parte; não há consideração à justiça nem vergonha; os pobres gemem sob seus opressores; os inocentes são abusados ??ou insultados; enquanto Deus parece estar dormindo no céu. Esta é a razão pela qual a carne imagina que o governo da fortuna é cego. Mas Cristo aqui nos lembra que os homens são justamente privados de auxílio celestial, sobre os quais não têm conhecimento nem inclinação para confiar. Aqueles que nada fazem além de murmurar contra o Senhor em seus corações, e que não permitem lugar para sua providência, não podem razoavelmente esperar que o Senhor os ajude.

Ele encontrará fé na terra? Cristo prediz expressamente que, desde sua ascensão ao céu até seu retorno, os incrédulos serão abundantes; ou seja, com essas palavras que, se o Redentor não aparecer tão rapidamente, a culpa do atraso será atribuída aos homens, porque não haverá quase ninguém para procurá-lo. Se nós não contemplássemos assim manifestar o cumprimento desta previsão! Mas a experiência prova que, embora o mundo seja oprimido e oprimido por uma enorme massa de calamidades, na verdade existem poucos nos quais a menor centelha de pode ser discernida. Outros entendem a palavra para denotar retidão, mas o significado anterior é mais agradável ao contexto.

Comentário de Adam Clarke

Ele os vingará rapidamente – ou, ele os fará justiça rapidamente – e? ta?e? , instantaneamente, em um instante.

  1. Porque ele prometeu; e
  • Porque ele está inclinado a fazê-lo.
  • Quando o Filho do homem vier – Exigir a produção da semente do reino semeada entre este povo.

    Ele encontrará fé na terra? Ou melhor, ele encontrará fidelidade nesta terra? Ele achará que o solo produziu uma colheita proporcional à cultura que lhe foi conferida? Não! E, portanto, ele destruiu aquela terra.

    Comentário de Thomas Coke

    Lucas 18: 8 . Ele os vingará rapidamente. – De repente; para que o e? ta?e? original , pode significar. Além disso, as escrituras e a experiência ensinam que, na maioria dos casos, o castigo não é executado rapidamente contra as obras do mal dos homens maus; mas que quando a paciência divina termina, muitas vezes a destruição atinge os ímpios como um redemoinho; Salmos 73: 18-20 e, por sua repentinaidade, se torna mais pesada. A pergunta no final do versículo implica que, na vinda de Cristo para vingar e libertar seu povo fiel, a fé de sua vinda deve ser em grande parte perdida; de acordo com isso, em 2 Pedro 3: 4 parece que muitos infiéis e apóstatas zombam da expectativa da vinda de Cristo, que os fiéis naqueles dias acalentavam. Em vez de na terra, o grego seria mais adequadamente representado na terra; para que a palavra G?, com muita frequência significa no Novo Testamento. Veja Atos 7: 3 ; Atos 4:11 . Alguns comentaristas leem isso e o versículo anterior assim; que clamam dia e noite para ele? Embora ele possa ser frouxo em relação a eles. Lucas 18: 8 . Eu lhe digo, ele os vingará atualmente. Mas quando, & c.

    Comentário de Scofield

    A referência não é à fé pessoal, mas à crença em todo o corpo da verdade revelada. (Cf) Romanos 1: 5 ; 1 Coríntios 16:13 ; 2 Coríntios 13: 5 ; Colossenses 1:23 ; Colossenses 2: 7 ; Tito 1:13 ; Juízes 1: 3 .

    Veja “Apostasia”, acima, no marg. de Lucas 18: 8 .

    (Veja Scofield “ 2 Timóteo 3: 1 “) .

    Filho do homem (Veja Scofield “ Mateus 8:20 “) .

    Comentário de John Wesley

    Eu lhe digo que ele os vingará rapidamente. Contudo, quando vier o Filho do homem, ele encontrará fé na terra?

    No entanto, quando o Filho do homem vier, ele encontrará fé na terra – No entanto, apesar de todos os exemplos de seu longo sofrimento e de sua justiça, sempre que ele aparecer extraordinariamente contra seus inimigos nesta era ou em épocas posteriores, quão poucos são verdadeiros crentes serão encontrados na terra!

    Referências Cruzadas

    Salmos 46:5 – Deus nela está! Não será abalada! Deus vem em seu auxílio desde o romper da manhã.

    Salmos 143:7 – Apressa-te em responder-me, Senhor! O meu espírito se abate. Não escondas de mim o teu rosto, ou serei como os que descem à cova.

    Mateus 24:9 – “Então eles os entregarão para serem perseguidos e condenados à morte, e vocês serão odiados por todas as nações por minha causa.

    Mateus 24:24 – Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos.

    1 Tessalonicenses 5:1 – Irmãos, quanto aos tempos e épocas, não precisamos escrever-lhes,

    Hebreus 10:23 – Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel.

    Tiago 5:1 – Ouçam agora vocês, ricos! Chorem e lamentem-se, tendo em vista a miséria que lhes sobrevirá.

    2 Pedro 2:3 – Em sua cobiça, tais mestres os explorarão com histórias que inventaram. Há muito tempo a sua condenação paira sobre eles, e a sua destruição não tarda.

    2 Pedro 3:8 – Não se esqueçam disto, amados: para o Senhor um dia é como mil anos, e mil anos como um dia.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *