Estudo de Romanos 10:2 – Comentado e Explicado

Pois lhes dou testemunho de que têm zelo por Deus, mas um zelo sem discernimento.
Romanos 10:2

Comentário de Albert Barnes

Pois eu os testifico – Testemunhar significa ser uma testemunha; para dar provas. Paulo estava bem qualificado para fazer isso. Ele era judeu da mais estrita ordem Atos 26: 5 ; Filemom 3: 5 , e ele conhecia bem os extraordinários esforços que eles fizeram para obedecer aos mandamentos da Lei.

Um zelo de Deus – um zelo por Deus. Assim, João 2:17 : “O zelo da tua casa me devorou;” um desejo sincero pela honra do santuário absorveu totalmente minha atenção; compare o Salmo 69: 9 ; Atos 21:20 : “Vês, irmão, quantos milhares de judeus existem que crêem, e todos são zelosos da lei;” Atos 22: 3: “E era zeloso para com Deus, como todos vós neste dia.” O zelo por Deus aqui significa ardor apaixonado nas coisas que pertencem a Deus ou nas coisas da religião. Nisto eles eram, sem dúvida, muitos deles sinceros; mas sinceridade não constitui por si mesma verdadeira piedade; João 16: 2: “Chegará o tempo em que todo aquele que matar, pensará que ele presta serviço a Deus.” Isso seria um exemplo de zelo extraordinário, e nisso eles seriam sinceros; mas a perseguição à morte de apóstolos não pode ser uma religião verdadeira; ver também Mateus 23:15 ; Atos 26: 9 , “Eu pensava que deveria fazer”, etc. Muitas pessoas supõem que, desde que sejam sinceras e zelosas, é claro que devem ser aceitas por Deus. Mas o zelo que é aceitável é o que visa a glória de Deus, e que se baseia na verdadeira benevolência do universo; e que não visa principalmente estabelecer um sistema de justiça própria, como fez o judeu, ou construir nossa própria seita, como muitos outros fazem. Podemos observar aqui que Paulo não era insensível ao que os judeus fizeram e não estava disposto a lhes dar crédito por isso. Um ministro do evangelho não deve ser cego às qualidades amáveis ??das pessoas ou ao seu zelo; e deve estar disposto a falar sobre isso com ternura, mesmo quando proclama a doutrina da depravação ou denuncia os justos julgamentos de Deus.

Não de acordo com o conhecimento – Não é um zelo esclarecido, exigente e inteligente. Não o que foi fundado em visões corretas de Deus e da verdade religiosa. Tal zelo é entusiasmo e muitas vezes se torna perseguidor. O conhecimento sem zelo se torna frio, abstrato, calculista, formal; e pode ser possuído por demônios e também por seres humanos. É a união dos dois – a ação do homem chamada a intenso esforço por apenas visões da verdade e pelo sentimento correto – que constitui a verdadeira religião. Esse foi o zelo do Salvador e dos apóstolos.

Comentário de E.W. Bullinger

Urso . . . registro . Grego. martureo. Veja Romanos 3:21 .

não App-105.

de acordo com . App-104.

conhecimento . App-132.

Comentário de John Calvin

2. Pois lhes presto testemunho, etc. Isso pretendia garantir crédito ao seu amor. Havia de fato uma causa justa pela qual ele deveria considerá-los com compaixão e não com ódio, uma vez que ele percebeu que eles haviam caído apenas pela ignorância e não pela malignidade da mente, e especialmente porque ele viu que eles não eram guiados, exceto por alguma consideração por eles. Deus para perseguir o reino de Cristo. Vamos, portanto, aprender onde nossas boas intenções podem nos guiar, se nos rendermos a elas. É comumente considerado uma desculpa boa e muito adequada, quando aquele que é reprovado finge que não quis fazer mal. E esse pretexto é mantido por muitos hoje em dia, para que eles não apliquem suas mentes para descobrir a verdade de Deus, porque pensam que tudo o que fazem por ignorância, sem nenhuma maldade projetada, mas com boa intenção, é desculpável. . Mas ninguém de nós desculparia os judeus por terem crucificado a Cristo, por terem se enfurecido cruelmente contra os apóstolos e por terem tentado destruir e extinguir o evangelho; e ainda assim eles tinham a mesma defesa que aquela em que nos confiamos com confiança. Afaste-se então com essas vãs evasões quanto à boa intenção; se buscarmos a Deus sinceramente, sigamos o caminho pelo qual somente podemos chegar a ele. Pois é melhor, como [Agostinho] diz, mesmo mancando no caminho certo do que correr com todas as nossas forças fora do caminho. Se formos realmente religiosos, lembremo-nos de que o que Lactâncio ensina é verdadeiro, que a verdadeira religião é a única que está conectada à palavra de Deus. (320)

Além disso, como vemos que eles perecem, que com boa intenção vagam nas trevas, tenhamos em mente que somos dignos de milhares de mortes, se depois de ter sido iluminado por Deus, vagamos consciente e voluntariamente pelo caminho certo.

Comentário de Adam Clarke

Eles têm um zelo de Deus – Eles acreditam que sua lei veio imediatamente do próprio Deus e têm inveja de sua glória e excelência; observam conscientemente seus ritos e cerimônias, mas não consideram o objetivo e o fim desses ritos; eles pecam mais por ignorância do que por malícia; e isso pede sua desculpa. Por esse excelente pedido de desculpas, o apóstolo os prepara para as verdades mais duras que ele estava prestes a entregar.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 10: 2 . Que eles têm zelo de Deus Veja esse zelo deles por Deus descrito, Atos 21: 27-31 ; Atos 22: 3 .

Comentário de John Wesley

Pois eu testemunho que eles têm zelo de Deus, mas não de acordo com o conhecimento.

Eles têm zelo, mas não de acordo com o conhecimento – eles tinham zelo sem conhecimento; nós temos conhecimento sem zelo.

Referências Cruzadas

2 Reis 10:16 – e disse-lhe: “Venha comigo e veja o meu zelo pelo Senhor”. Então ele o levou em seu carro.

Salmos 14:4 – Será que nenhum dos malfeitores aprende? Eles devoram o meu povo como quem come pão, e não clamam pelo Senhor!

Provérbios 19:2 – Não é bom ter zelo sem conhecimento, nem ser precipitado e perder o caminho.

Isaías 27:1 – Naquele dia, o Senhor com sua espada severa, longa e forte, castigará o Leviatã, serpente veloz, o Leviatã, serpente tortuosa; matará no mar a serpente aquática.

João 16:2 – Vocês serão expulsos das sinagogas; de fato, virá o tempo quando quem os matar pensará que está prestando culto a Deus.

Atos dos Apóstolos 21:20 – Ouvindo isso, eles louvaram a Deus e disseram a Paulo: “Veja, irmão, quantos milhares de judeus creram, e todos eles são zelosos da lei.

Atos dos Apóstolos 21:28 – gritando: “Israelitas, ajudem-nos! Este é o homem que ensina a todos em toda parte contra o nosso povo, contra a nossa lei e contra este lugar. Além disso, ele fez entrar gregos no templo e profanou este santo lugar”.

Atos dos Apóstolos 22:3 – “Sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, mas criado nesta cidade. Fui instruído rigorosamente por Gamaliel na lei de nossos antepassados, sendo tão zeloso por Deus quanto qualquer de vocês hoje.

Atos dos Apóstolos 22:22 – A multidão ouvia Paulo até que ele disse isso. Então todos levantaram a voz e gritaram: “Tira esse homem da face da terra! Ele não merece viver! “

Atos dos Apóstolos 26:9 – “Eu também estava convencido de que deveria fazer todo o possível para me opor ao nome de Jesus, o Nazareno.

Romanos 9:31 – mas Israel, que buscava uma lei que trouxesse justiça, não a alcançou.

Romanos 10:3 – Porquanto, ignorando a justiça que vem de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se submeteram à justiça de Deus.

2 Coríntios 4:4 – O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.

2 Coríntios 4:6 – Pois Deus que disse: “Das trevas resplandeça a luz”, ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.

2 Coríntios 8:3 – Pois dou testemunho de que eles deram tudo quanto podiam, e até além do que podiam. Por iniciativa própria

Gálatas 1:14 – No judaísmo, eu superava a maioria dos judeus da minha idade, e era extremamente zeloso das tradições dos meus antepassados.

Gálatas 4:15 – Que aconteceu com a alegria de vocês? Tenho certeza que, se fosse possível, vocês teriam arrancado os próprios olhos para dá-los a mim.

Gálatas 4:17 – Os que fazem tanto esforço para agradá-los, não agem bem, mas querem isolá-los a fim de que vocês também mostrem zelo por eles.

Filipenses 1:9 – Esta é a minha oração: que o amor de vocês aumente cada vez mais em conhecimento e em toda a percepção,

Filipenses 3:6 – quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível.

Colossenses 4:13 – Dele dou testemunho de que se esforça muito por vocês e pelos que estão em Laodicéia e em Hierápolis.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *