Estudo de Provérbios 30:9 – Comentado e Explicado

para que, saciado, eu não te renegue, e não diga: Quem é o Senhor? Ou que, pobre, eu não roube, e não profane o nome do meu Deus.
Provérbios 30:9

Comentário de Albert Barnes

Os perigos especiais dos dois extremos. A riqueza tenta o orgulho, a incredulidade e um desprezo como o do faraó Êxodo 5: 2 ; pobreza à desonestidade e depois ao perjúrio, ou à profissão hipócrita da religião que é praticamente idêntica a ela.

Comentário de Joseph Benson

Provérbios 30: 9 . Para que eu não seja cheio, e te negue – confiando nas riquezas, que é uma negação de Deus, pela falta de agradecimento e pelo abuso de suas misericórdias. E diga: Quem é o Senhor, para que eu o obedeça ou sirva? Não preciso dele: posso viver sem ele. Para que, aos poucos, chegue ao ateísmo ou na infidelidade, que são os mais incidentes para os homens ricos e grandes, como é manifesto pela experiência. Ou para que eu não seja pobre e roube – Para que, estando em estado de pobreza, esteja sob uma forte tentação de desonestidade e me torne prejudicial para os outros para meu próprio alívio; e tome o nome do meu Deus em vão – Use juramentos falsos, para me justificar quando for suspeito ou acusado de roubo, e meu juramento é exigido de acordo com a lei, Êxodo 22: 8-11 ; ou gratificar os outros pelo lucro imundo, como os homens pobres costumam fazer.

Comentário de E.W. Bullinger

o Senhor. Hebraico. Jeová. App-4.

pobre: ou seja, de ser desapropriada. Hebraico. yarash. Veja nota sobre “pobreza” , Provérbios 6:11

pegue o nome, & c. assalta a Jeová. Não é uma referência ao segundo mandamento.

Deus. Hebraico. Elohim. App-4. Acusar não um servo = Não acusar um servo Observe o Hiphil aqui; como nos Salmos 101: 5 .

Comentário de John Wesley

Para que eu não esteja cheio, e te negue, e diga: Quem é o Senhor? ou para que eu não seja pobre, roube e tome o nome do meu Deus em vão.

Negar-te – Confiando nas riquezas, que é uma negação de Deus, pela ingratidão e abuso de suas misericórdias.

Quem é o Senhor – para que eu o sirva.

Para que eu não faça – use juramentos falsos para me justificar quando sou suspeito ou para gratificar os outros, como os homens pobres costumam fazer.

Referências Cruzadas

Exodo 5:2 – O faraó respondeu: “Quem é o Senhor, para que eu lhe obedeça e deixe Israel sair? Não conheço o Senhor, e não deixarei Israel sair”.

Exodo 20:7 – “Não tomarás em vão o nome do Senhor teu Deus, pois o Senhor não deixará impune quem tomar o seu nome em vão.

Levítico 5:1 – “Se alguém pecar porque, tendo sido testemunha de algo que viu ou soube, não o declarou, sofrerá as conseqüências da sua iniqüidade.

Deuteronômio 6:10 – O Senhor, o seu Deus, os conduzirá à terra que jurou aos seus antepassados, Abraão, Isaque e Jacó, que daria a vocês, terra com grandes e boas cidades que vocês não construíram,

Deuteronômio 8:10 – Depois que tiverem comido até ficarem satisfeitos, louvem ao Senhor, o seu Deus, pela boa terra que lhe deu.

Deuteronômio 31:20 – Quando eu os tiver introduzido na terra onde manam leite e mel, terra que prometi sob juramento aos seus antepassados, e quando tiverem comido com fartura e tiverem prosperado, eles se voltarão para outros deuses e os adorarão, rejeitando-me e quebrando a minha aliança.

Deuteronômio 32:15 – Jesurum engordou e deu pontapés; você engordou, tornou-se pesado e farto de alimentos. Abandonou o Deus que o fez e rejeitou a Rocha, que é o seu Salvador.

2 Crônicas 32:15 – Portanto, não deixem Ezequias enganá-los ou iludi-los dessa maneira. Não acreditem nele, pois nenhum deus de qualquer nação ou reino jamais conseguiu livrar o seu povo das minhas mãos ou das mãos de meus antepassados. Muito menos o deus de vocês conseguirá livrá-los das minhas mãos! “

Neemias 9:25 – Conquistaram cidades fortificadas e terra fértil; apossaram-se de casas cheias de bens, poços já escavados, vinhas, olivais e muitas árvores frutíferas. Comeram até fartar-se e foram bem alimentados; eles desfrutaram de tua grande bondade.

Jó 31:24 – “Se pus no ouro a minha confiança e disse ao ouro puro: Você é a minha garantia,

Salmos 125:3 – O cetro dos ímpios não prevalecerá sobre a terra dada aos justos, se assim fosse, até os justos praticariam a injustiça.  

Provérbios 6:30 – O ladrão não é desprezado se, faminto, rouba para matar a fome.

Provérbios 29:24 – O cúmplice do ladrão odeia a si mesmo; posto sob juramento, não ousa testemunhar.

Jeremias 2:31 – “Vocês, desta geração, considerem a palavra do Senhor: “Tenho sido um deserto para Israel? Uma terra de grandes trevas? Por que o meu povo diz: ‘Nós assumimos o controle! Não mais viremos a ti’?

Ezequiel 16:14 – Sua fama espalhou-se entre as nações por sua beleza, porque o esplendor que eu lhe dera tornou perfeita a sua beleza, palavra do Soberano Senhor.

Ezequiel 16:49 – ” ‘Ora, este foi o pecado de sua irmã Sodoma: Ela e suas filhas eram arrogantes, tinham fartura de comida e viviam despreocupadas; não ajudavam os pobres e os necessitados.

Daniel 4:17 – “A decisão é anunciada por sentinelas, os anjos declaram o veredicto, para que todos os que vivem saibam que o Altíssimo domina sobre os reinos dos homens e os dá a quem quer, e põe no poder o homem mais simples.

Daniel 4:30 – disse: “Acaso não é esta a grande Babilônia que eu construí como capital do meu reino, com o meu enorme poder e para a glória da minha majestade? “

Oséias 13:6 – Quando eu os alimentava, ficavam satisfeitos; quando ficavam satisfeitos, se orgulhavam, e então me esqueciam.

Mateus 26:72 – E ele, jurando, o negou outra vez: “Não conheço esse homem! “

Mateus 26:74 – Aí ele começou a se amaldiçoar e a jurar: “Não conheço esse homem! ” Imediatamente um galo cantou.

Atos dos Apóstolos 12:22 – Eles começaram a gritar: “É voz de deus, e não de homem”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *