Estudo de Jeremias 7:2 – Comentado e Explicado

Vai à porta do templo do Senhor; lá pronunciarás este discurso: escutai a palavra do Senhor, vós todos, povos de Judá, que entrais por estas portas para vos prosternar diante dele.
Jeremias 7:2

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 7: 2 . Permaneça nos portões da casa do Senhor – Nomeadamente, o portão leste do templo, que levava diretamente a ele, onde ele proferiu esse discurso, diante de todas as pessoas que lá entraram. E proclame aí esta palavra – proclamar significa tanto a autoridade pela qual ele falou, como a divulgação daquilo que ele falou clara e ousadamente. E como era em um lugar tão público, ou seja, na entrada da corte do povo, e não na dos sacerdotes, que ele proferiu essa profecia, possivelmente seria em uma das três festas, quando todas as homens de todas as partes do país deveriam comparecer perante o Senhor nas cortes de sua casa. Nesse caso, ele teria muitos reunidos para pregar, e esse era o momento mais oportuno para adverti-los a não confiar em seus privilégios.

Comentário de Adam Clarke

Fique no portão da casa do Senhor – Houve uma demonstração de adoração pública. O templo era considerado a residência de Deus; as cerimônias usuais de religião restauradas por Josias ainda eram observadas; e o povo foi levado a considerar o templo e seus serviços como coisas sagradas, que seriam preservativas para eles em caso de ameaça de invasão.

Comentário de John Calvin

Aqui, o Profeta faz um breve relato do sermão, no qual ele reprovou severamente o povo, porque seu trabalho havia sido inútil, embora ele o reprovasse severamente. Ele diz então que tinha um comando de cima para ficar no portão do templo. De fato, isso geralmente era feito pelos profetas: mas Deus parece ter pretendido que essa repreensão fosse ouvida por todos. Ele diz ainda que recebeu ordens de se dirigir a toda a tribo da Judéia

Portanto, é provável, e o que pode ser facilmente concluído, que esse discurso foi proferido em um dia de festa, quando houve a assembléia habitual do povo. Ele realmente não poderia ter feito esse endereço em outros dias; pois então os habitantes da cidade frequentavam apenas o templo. Mas nos dias de festa eles geralmente vinham das cidades vizinhas e de todo o país para celebrar a adoração por Deus, que havia sido prescrita na lei. Desde então, Jeremias se dirigiu a toda a tribo de Judá, concluímos, portanto, que ele falou não apenas aos habitantes da cidade, mas também a toda a tribo que se reuniu para celebrar o dia da festa.

Agora, o objetivo de seu sermão era exortá-los a se arrepender seriamente, se desejassem que Deus se reconciliasse com eles. Assim, o Profeta mostra que Deus não considerou seus sacrifícios e ritos externos, e que esse não era o modo, como eles pensavam, de apaziguá-lo. Pois depois de celebrarem a festa, todos voltaram para casa, como se todos, depois de terem feito uma expiação, tivessem Deus propiciado a eles. O Profeta mostra aqui que a maneira de adorar a Deus era muito diferente, que era reformar suas vidas.

Comentário de E.W. Bullinger

no portão: ou seja, na quadra da frente. A proclamação tem o templo e seus frequentadores como tema.

todos vós de Judá = todo Judá.

Comentário de John Wesley

Pare à porta da casa do SENHOR, e proclame ali esta palavra e diga: Ouvi a palavra do SENHOR, todos vós de Judá, que entre por estas portas para adorar o SENHOR.

O portão – O portão leste, que era o local público de saída e entrada e onde as pessoas costumavam se reunir.

Proclamar – Proclamar significa tanto a autoridade pela qual ele falou quanto a divulgação daquilo que ele falou de maneira clara e ousada; possivelmente, poderia ser em algum momento público, quando todos os homens se encontrariam.

Referências Cruzadas

1 Reis 22:19 – Micaías prosseguiu: “Ouça a palavra do Senhor: Vi o Senhor assentado em seu trono, com todo o exército dos céus ao seu redor, à sua direita e à sua esquerda.

Provérbios 1:20 – A sabedoria clama em voz alta nas ruas, ergue a voz nas praças públicas;

Provérbios 8:2 – nos lugares altos, junto ao caminho, nos cruzamentos ela se coloca;

Isaías 1:10 – Governantes de Sodoma, ouçam a palavra do Senhor! Vocês, povo de Gomorra, escutem a instrução de nosso Deus!

Jeremias 2:4 – Ouçam a palavra do Senhor, ó comunidade de Jacó, todos os clãs da comunidade de Israel.

Jeremias 10:1 – Ouçam o que o Senhor diz a vocês, ó comunidade de Israel!

Jeremias 17:19 – Assim me disse o Senhor: “Vá colocar-se à porta do Povo, por onde entram e saem os reis de Judá; faça o mesmo junto a todas as portas de Jerusalém.

Jeremias 17:19 – Assim me disse o Senhor: “Vá colocar-se à porta do Povo, por onde entram e saem os reis de Judá; faça o mesmo junto a todas as portas de Jerusalém.

Jeremias 19:2 – e vá em direção ao vale de Ben-Hinom, perto da entrada da porta dos Cacos. Proclame ali as palavras que eu lhe disser.

Jeremias 19:3 – Diga: ‘Ouçam a palavra do Senhor, reis de Judá e habitantes de Jerusalém. Assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: Trarei desgraça tal sobre este lugar que fará retinir os ouvidos daqueles que ouvirem isso.

Jeremias 19:14 – Jeremias, voltou então de Tofete para onde o Senhor o mandara profetizar e, entrando no pátio do templo do Senhor, disse a todo o povo:

Jeremias 22:1 – Assim diz o Senhor: “Desça ao palácio do rei de Judá e proclame ali esta mensagem:

Jeremias 22:2 – ‘Ouça a palavra do Senhor, ó rei de Judá, tu que te assentas no trono de Davi; tu e teus conselheiros, e teu povo que passa por estas portas.

Jeremias 26:2 – “Assim diz o Senhor: Coloque-se no pátio do templo do Senhor e fale a todo o povo das cidades de Judá que vem adorar no templo do Senhor. Diga-lhes tudo o que eu lhe ordenar; não omita uma só palavra.

Jeremias 34:4 – ” ‘Ouça, porém, a promessa do Senhor, ó Zedequias, rei de Judá. Assim diz o Senhor a seu respeito: Você não morrerá pela espada,

Jeremias 36:6 – Por isso, vá ao templo do Senhor no dia do jejum e leia ao povo as palavras do Senhor que eu ditei, as quais você escreveu. Você também as lerá a todo o povo de Judá que vem de suas cidades.

Jeremias 36:10 – Baruque leu a todo o povo as palavras de Jeremias escritas no rolo. Ele as leu no templo do Senhor, da sala de Gemarias, filho do secretário Safã. A sala ficava no pátio superior, na porta Nova do templo.

Jeremias 44:24 – Disse então Jeremias a todo o povo, inclusive às mulheres: “Ouçam a palavra do Senhor, todos vocês, judeus que estão no Egito.

Ezequiel 2:4 – O povo a quem vou enviá-lo é obstinado e rebelde. Diga-lhe: Assim diz o Senhor Soberano.

Oséias 5:1 – “Ouçam isto, sacerdotes! Atenção, israelitas! Escute, ó família real! Esta sentença é contra vocês: Vocês têm sido uma armadilha em Mispá, uma rede estendida sobre o monte Tabor.

Amós 7:16 – Agora ouça, então, a palavra do SENHOR. Você diz: “ ‘Não profetize contra Israel, e pare de pregar contra a descendência de Isaque’.

Miquéias 1:2 – Ouçam, todos os povos; prestem atenção, ó terra e todos os que nela habitam; que o Senhor Soberano, do seu santo templo, testemunhe contra vocês.

Miquéias 3:1 – Então eu disse: “Ouçam, vocês que são chefes de Jacó, governantes da nação de Israel. Vocês deveriam conhecer a justiça!

Miquéias 3:9 – Ouçam isto, vocês que são chefes da descendência de Jacó, governantes da nação de Israel, que detestam a justiça e pervertem tudo o que é justo;

Mateus 13:9 – Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça! “

João 18:20 – Respondeu-lhe Jesus: “Eu falei abertamente ao mundo; sempre ensinei nas sinagogas e no templo, onde todos os judeus se reúnem. Nada disse em segredo.

Atos dos Apóstolos 5:20 – disse: “Dirijam-se ao templo e relatem ao povo toda a mensagem desta Vida”.

Atos dos Apóstolos 5:42 – Todos os dias, no templo e de casa em casa, não deixavam de ensinar e proclamar que Jesus é o Cristo.

Apocalipse 2:7 – Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei o direito de comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus.

Apocalipse 2:11 – Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. O vencedor de modo algum sofrerá a segunda morte.

Apocalipse 2:17 – Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei do maná escondido. Também lhe darei uma pedra branca com um novo nome nela inscrito, conhecido apenas por aquele que o recebe.

Apocalipse 2:29 – Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Apocalipse 3:6 – Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Apocalipse 3:13 – Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Apocalipse 3:22 – Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *