Estudo de João 4:26 – Comentado e Explicado

Disse-lhe Jesus: Sou eu, quem fala contigo.
João 4:26

Comentário de Albert Barnes

Eu que falo contigo sou – ele sou o Messias. Foi a primeira vez que ele professou isso abertamente. Ele ainda não fez isso com os judeus, pois isso teria despertado inveja e oposição. Mas nada poderia ser apreendido em Samaria; e como a mulher parecia relutante em ouvi-lo como profeta, e declarando sua disposição em ouvir o Messias, ele declarou abertamente que era o Cristo, para que, de alguma maneira, ele pudesse salvar sua alma. Com isso, podemos aprender:

1. A grande sabedoria do Senhor Jesus em conduzir os pensamentos ao assunto da religião pessoal prática.

2. Seu conhecimento do coração e da vida. Ele deve ser, portanto, divino.

3.Ele deu evidência aqui de que ele era o Messias. Esse foi o plano de João ao escrever este evangelho. Ele, portanto, registrou essa narrativa, que foi omitida pelos outros evangelistas.

4.Nós vemos nosso dever. É aproveitar todas as ocasiões para levar os pecadores à crença de que Jesus é o Cristo, e usar todos os tópicos da conversa para ensiná-los a natureza da religião. Nunca houve um modelo de tanta sabedoria nisso como o Salvador, e só teremos sucesso se estudarmos diligentemente seu caráter.

5.Vemos a natureza da religião. Não consiste meramente em formas externas. É puro, espiritual, ativo – uma fonte sempre borbulhante. É a adoração a um Deus puro e santo, onde o coração é oferecido e onde os desejos de uma alma humilde são expirados; pela salvação.

Comentário de E.W. Bullinger

Que falam, etc. = Eu sou [Ele) quem está falando, etc. Esta é a sétima e a última das sete declarações do Senhor, e marca o clímax. Ver nota em João 4: 7 e App-176.

falar = estou falando.

Comentário de John Calvin

26. Sou eu quem falo contigo. Quando ele reconhece à mulher que; ele é o Messias, ele inquestionavelmente se apresenta como seu Mestre, de acordo com a expectativa que ela havia formado; e, portanto, acho provável, que ele passou a dar instruções mais completas, a fim de satisfazer sua sede. Tal prova de sua graça ele pretendia dar no caso desta pobre mulher, para que ele pudesse testemunhar a todos que nunca deixa de exercer seu cargo, quando desejamos tê-lo como nosso Mestre. Portanto, não há perigo de que ele desaponte um daqueles que ele acha pronto para se tornar seus discípulos. Mas aqueles que se recusam a se submeter a ele, como vemos feito por muitos homens altivos e irreligiosos, ou que esperam encontrar em outro lugar uma sabedoria mais perfeita – como os maometanos e os papistas – merecem ser movidos por inúmeros encantamentos e, por fim, ser mergulhado em um abismo de erros. Novamente, com essas palavras: “ Eu que falo contigo sou o Messias, o Filho de Deus”, ele emprega o nome Messias como um selo para ratificar a doutrina de seu Evangelho; pois devemos lembrar que ele foi ungido pelo Pai, e que o Espírito de Deus repousou sobre ele , para que ele nos trouxesse a mensagem da salvação, como Isaías declara ( Isaías 61: 1 ).

Comentário de Adam Clarke

Jesus disse-lhe: Eu sou ele? Nosso Senhor nunca falou em termos tão diretos a respeito de si mesmo com seus compatriotas; nem mesmo para seus próprios discípulos, até um pouco antes de sua morte. O motivo apresentado pelo bispo Pearce é o seguinte: A mulher estando sozinha quando Jesus disse isso e sendo samaritana, ele não tinha motivos para apreender que os samaritanos, se soubessem de sua alegação, perturbariam seu ministério antes do tempo de seu sofrimento. veio; que parece ter sido a razão pela qual ele escondeu tanto tempo de seus próprios compatriotas.

Comentário de Thomas Coke

João 4:26 . Eu que falo contigo sou ele. Que Cristo foi muito cauteloso em se reconhecer como o Messias prometido, em sua conversa com os judeus, é muito aparente. A razão para essa cautela foi frequentemente explicada neste comentário e está intimada na nota anterior, juntamente com suas razões para agir de outra maneira no momento.

Comentário de John Wesley

Disse-lhe Jesus: Eu o sou, eu que falo contigo.

Jesus disse – Tentando satisfazer o desejo dela antes que seus discípulos viessem.

Eu sou Ele – Nosso Senhor não falou isso tão claramente aos judeus que estavam tão cheios do reino temporal do Messias. Se ele tivesse, muitos sem dúvida teriam pegado em armas a seu favor, e outros o acusaram ao governador romano. No entanto, ele de fato declarou a coisa, embora negasse o título em particular. Pois em uma infinidade de lugares ele se representou, tanto como o Filho do homem quanto como o Filho de Deus: ambas as expressões que geralmente eram entendidas pelos judeus como peculiarmente aplicáveis ??ao Messias.

Referências Cruzadas

Mateus 16:20 – Então advertiu a seus discípulos que não contassem a ninguém que ele era o Cristo.

Mateus 20:15 – Não tenho o direito de fazer o que quero com o meu dinheiro? Ou você está com inveja porque sou generoso? ’

Mateus 26:63 – Mas Jesus permaneceu em silêncio. O sumo sacerdote lhe disse: “Exijo que você jure pelo Deus vivo: se você é o Cristo, o Filho de Deus, diga-nos”.

Marcos 14:61 – Mas Jesus permaneceu em silêncio e nada respondeu. Outra vez o sumo sacerdote lhe perguntou: “Você é o Cristo, o Filho do Deus Bendito? “

Lucas 13:30 – De fato, há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos”.

João 9:37 – Disse Jesus: “Você já o tem visto. É aquele que está falando com você”.

Romanos 10:20 – E Isaías diz ousadamente: “Fui achado por aqueles que não me procuravam; revelei-me àqueles que não perguntavam por mim”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *