5 maneiras de saber se sua alma está cansada

A maioria de nós sabe quando nossos corpos estão cansados.

Sentimo-nos fracos, lentos, sonolentos, irritáveis ​​e/ou incapazes de pensar com clareza. Esses sinais nos dizem que estamos cansados ​​e precisamos descansar. Como resultado, comemos, dormimos, fazemos pausas, tomamos vitaminas e talvez até nos exercitemos. Na maioria das vezes, tomar essas medidas ajuda nossos corpos a se refrescarem, energizados e prontos para começar.

Mas às vezes nosso cansaço não é físico – é espiritual. A Bíblia nos diz que nossas almas podem se cansar e precisar de descanso: 

“Vinde a mim, todos vocês que estão cansados ​​e carregando cargas pesadas. Eu vou te dar descanso. 29 Tornem-se meus servos e aprendam comigo. Sou gentil e livre de orgulho. Vocês encontrarão descanso para suas almas. 

Mateus 11:28-29

É fácil acreditar que o descanso que precisamos dos fardos e desafios da vida é puramente físico ou mental. O descanso físico é certamente importante, mas Jesus nos ensina que há outro tipo de descanso que precisamos para suportar o estresse, as pressões e as responsabilidades da vida. Este é o resto da alma. 

Você sabe reconhecer quando sua alma está cansada? Caso contrário, você pode começar a procurar refrescos nos lugares errados e ficar frustrado por não conseguir encontrar a renovação que está procurando. 

1 – Você tem dificuldade em acreditar nas promessas de Deus

E eu os levarei à terra que jurei com mão erguida dar a Abraão, a Isaque e a Jacó. Eu o darei a você como uma posse. Eu sou o Senhor’”. 9 Moisés relatou isso aos israelitas, mas eles não deram ouvidos a ele por causa de seu desânimo e trabalho árduo.

Êxodo 6:8-9

Nesta passagem, Deus estava dando ao seu povo esperança e visão para seu futuro. Ele prometeu levá-los para sua própria terra, longe da terra do Egito, onde foram brutalmente oprimidos e escravizados. 

Mas os israelitas não deram ouvidos a Deus e sua promessa por causa de seu desânimo e trabalho duro. 

Os israelitas certamente estariam fisicamente esgotados e exaustos. Mas não foi só o cansaço físico que os fez parar de ouvir a Deus e suas promessas. A Bíblia nos diz que eles estavam desanimados . 

Desanimar é ser privado de confiança ou coragem. Parece que os israelitas estavam experimentando um cansaço espiritual além do desgaste físico. Talvez estivessem cansados ​​de acreditar e esperar que Deus os ajudaria.  

Deus estava se movendo ativamente para resgatar seu povo por meio de Moisés e Arão, mas os israelitas estavam muito desencorajados para ouvir ou acreditar nas palavras encorajadoras de Deus. O desânimo e a não crença nas promessas de Deus são sinais de que nossa alma está cansada.  

2 – Você não sabe por onde começar com a oração

Além disso, o Espírito nos ajuda. Somos muito fracos, mas o Espírito nos ajuda com nossa fraqueza. Não sabemos orar como deveríamos, mas o próprio Espírito fala a Deus por nós. Ele implora a Deus por nós, falando com ele com sentimentos profundos demais para palavras.

Romanos 8:26-27

Orar é espiritual. A oração não exige muito esforço físico; você pode orar em qualquer lugar, a qualquer hora e sem falar em voz alta. Mas quando nossa alma está cansada, fazer o esforço de orar pode ser um desafio. 

Podemos nos sentir fracos e inseguros sobre o que orar ou por onde começar. Descobrir como expressar em palavras o que sentimos, pensamos ou precisamos exige esforço espiritual e emocional, e isso pode ser difícil quando nossa alma está cansada.

A boa notícia é que não precisamos nos preocupar exatamente com o que dizer quando oramos. Romanos 8 nos ensina que o Espírito fala a Deus em nosso favor “com sentimentos profundos demais para palavras”. Isso significa que mesmo quando não temos ou confiança para pronunciar as palavras em oração a Deus, o Espírito ainda fala a Deus em nosso favor.  

Sabendo disso, não temos que deixar que nada nos impeça de orar. Em nossos momentos mais fracos , quando nem sabemos o que dizer, a oração pode nos ajudar a nos conectar com Deus e encontrar o descanso espiritual que procuramos. 

3 – Você está focado nas pessoas

Você acha que eu me importo com a aprovação dos homens ou com a aprovação de Deus? Você acha que eu estou em uma missão para agradar as pessoas? Se eu ainda estou girando minhas rodas tentando agradar os homens, então não há como eu ser um servo do Ungido, o Rei Libertador.

Gálatas 1:10

Viver para agradar outras pessoas é um exercício cansativo e fútil, que esta tradução descreve como “girar nossas rodas”. 

É preciso muita energia emocional para tentar agradar a todos ao nosso redor. Preocupamo-nos muito com o que as pessoas pensam, pensamos demais nas coisas que dizemos e fazemos e até comprometemos o que acreditamos para obter a aprovação dos outros. E no final, não podemos nem controlar se outras pessoas nos aprovam ou não. 

Então, se viver para a aprovação das pessoas é tão cansativo, por que fazemos isso? Provavelmente existem muitas razões, mas uma grande delas é a gratificação instantânea. Quando sua alma está cansada, é difícil continuar acreditando no invisível e esperando sua recompensa celestial. É muito mais fácil viver para uma solução rápida de atenção das pessoas. 

O problema é que essa atenção e aprovação são temporárias e insatisfatórias. Resulta e causa cansaço espiritual. 

Qual é o antídoto? Não diga à sua mão esquerda o que sua mão direita está fazendo. Comece a fazer coisas que você não conta a ninguém. Pratique estar nos bastidores. 

Pode parecer contra-intuitivo que servir nos bastidores seja revigorante, mas talvez sair da roda de hamster de agradar as pessoas seja mais rejuvenescedor do que costumamos perceber. 

4 – Você está se acomodando

17 Assim que os tiraram, um deles disse: “Fujam para salvar suas vidas! Não olhe para trás e não pare em nenhum lugar da planície! Fuja para as montanhas ou você será varrido!” 18 Mas Ló lhes disse: “Não, meus senhores, por favor! 19 O teu servo achou graça aos teus olhos, e tu mostraste grande bondade para comigo, poupando-me a vida. Mas não posso fugir para as montanhas; este desastre me alcançará, e eu morrerei. 20 Veja, aqui está uma cidade perto o suficiente para correr, e é pequena. Deixe-me fugir para ele — é muito pequeno, não é? Então minha vida será poupada.”

Gênesis 19:17-20

Deus tinha um destino para Ló e sua família. Para chegar a este destino, Deus lhe disse para ir grande (as montanhas). Mas Ló se contentou com uma vida mais conveniente e fácil (a planície). Essa escolha teve um grande impacto em sua vida e em sua família.

Deus tem um destino para cada um de nós. Mas quando estamos vazios de fé e cansados ​​de alma, podemos nos contentar com o que é confortável e familiar.

Como você se estabeleceu?

5 – Você é incrédulo

A man making a confession to the cross, shot under dawn sky

21 Jesus perguntou ao pai do menino: “Há quanto tempo ele está assim?” “Desde a infância”, respondeu. 22 “Muitas vezes o jogou no fogo ou na água para matá-lo. Mas se você pode fazer alguma coisa, tenha pena de nós e nos ajude.” 23 “’Se você puder’?” disse Jesus. “Tudo é possível para aquele que crê.” 24 Imediatamente o pai do menino exclamou: “Creio; ajude-me a superar minha incredulidade!”

Marcos 9:21-24

Nossa fé determina o resultado de nossas vidas! Jesus ensina que o que recebemos será um reflexo do que cremos.  

Um indicador de estar com a alma cansada é a incredulidade. A incredulidade nos torna negativos, cínicos e infelizes. A grande notícia é que quando escolhemos focar em Jesus, ele pode aumentar nossa fé.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *