O que o jovem rico nos ensina sobre a felicidade

Quando criança, minha ideia de felicidade era assistir desenhos animados de sábado de manhã.

Eu pegava minha tigela de cereal, ligava a TV e relaxava no sofá, aproveitando cada momento. Eu estava feliz.

Muitas vezes, à medida que envelhecemos, nossa definição de felicidade muda. A maioria das pesquisas aponta esses fatores como importantes para a felicidade geral:

  • Renda individual
  • Situação do mercado de trabalho
  • Saúde física
  • Família
  • Relações sociais
  • Valores morais
  • Experimentando emoções positivas 

Embora eu concorde que cada um desses fatores é certamente importante para nosso bem-estar geral, o problema com esta lista é que muitas das áreas acima são imprevisíveis e estão fora de nosso controle. Minha felicidade quando criança desapareceu à medida que cresci porque muitos dos fatores listados acima como necessários para a felicidade geral foram preenchidos com experiências negativas ou não aconteceram. Quando eu estava no ensino médio, a felicidade parecia indescritível e sempre fora de alcance.

No segundo ano da faculdade, tornei-me cristão e comecei a perceber que minha ideia de felicidade não era tudo o que se dizia. Seria sempre falho pelo meu desejo constante por mais. Eu não sabia que Deus era a solução, mas sabia que minha ideia de felicidade era um problema.

Desde que me tornei cristão, aprendi que a felicidade não é sustentável sem um relacionamento com Deus. Se ser feliz depende do nosso humor, de uma situação positiva ou de um relacionamento, podemos ter momentos felizes, mas não podemos mantê-los por causa da imprevisibilidade da vida. Ficaremos constantemente procurando por coisas, pessoas ou eventos para nos fazer felizes. 

Em contraste, Deus é constante. Ele nunca muda. Assim podemos contar com ele mesmo quando a vida é imprevisível. 

O desafio é que ter um relacionamento com Deus muda fundamentalmente a definição de felicidade, e a mudança é difícil.

1 – Redefinindo a felicidade

Meu filho, dá-me o teu coração. Deixe seus olhos encontrarem a felicidade em meus caminhos.

Provérbios 23:26

Essa escritura nos ensina que a felicidade vem quando entregamos nosso coração a Deus. Não diz que a felicidade é quando conseguimos o emprego, o rapaz ou a rapariga, quando temos um bebé, ou quando vamos para as férias dos nossos sonhos. Diz que a felicidade vem quando abraçamos os caminhos de Deus.

Vamos olhar para a história de um jovem (o jovem rico rico) que lutou para chegar a um acordo com essa definição espiritual de felicidade. Suas falsas definições de felicidade o impediram de experimentar a verdadeira felicidade. 

2 – A busca pela felicidade

Um dia um homem veio a Jesus. “Professor”, ele perguntou. ‘Que coisa boa devo fazer para viver com Deus para sempre?’ 17Jesus respondeu: ‘Por que você me pergunta sobre uma coisa boa? Só Deus é bom. Ninguém mais. Se você quer ter uma vida real, deve obedecer às leis de Deus.’

Mateus 19:16-17

Este homem queria saber exatamente o que fazer para viver com Deus para sempre. Sua atitude parece ser algo como querer os códigos de trapaça para um videogame, e eu me relaciono. Muitas vezes eu quero o caminho mais fácil para Deus com o mínimo de resistência.

Ele está procurando por algo, mas esse homem não parece interessado no processo de construir um relacionamento correto com Deus. Ele parece interessado apenas no resultado.

Há uma citação de Dan Milman que diz: “A jornada é o que nos traz felicidade, não o destino”. Pense nas viagens que você fez ao longo dos anos. Muitas vezes, ir do “ponto A ao ponto B” nem é a parte mais memorável; é o que aconteceu no meio que nos lembramos para sempre. 

O que esse homem não sabia é que a jornada de percorrer a vida com um Deus que nos ama e acredita em nós é o caminho para a felicidade. 

3 – A felicidade começa com o desejo de profundidade 

18 O homem perguntou a Jesus: ‘Que leis devo obedecer?’ Então Jesus respondeu: ‘Não mate ninguém. Não faça sexo com ninguém que não seja sua esposa. Não roube ninguém. Não diga coisas que não são verdadeiras sobre as pessoas. 19 Ame seu pai e sua mãe e obedeça-os. Ame as outras pessoas tanto quanto você ama a si mesmo.’ 20’Sempre obedeci a essas leis’, respondeu o jovem. — O que mais devo fazer? 

Mateus 19:18-20

Jesus respondeu ao jovem rico listando alguns princípios básicos necessários para agradar a Deus. Tenha em mente que estas são leis que podem ser obedientemente obedecidas, o que significa que podem ser feitas sem necessariamente envolver o coração. Então o jovem provavelmente estava começando a se sentir muito bem com suas chances.

Mas então ele perguntou: “O que mais devo fazer?” Ele deve ter sentido que estava faltando alguma coisa. 

Alguma vez você já se sentiu assim? Eu tenho. 

Meus momentos “o que mais” com Deus sempre foram quando Deus quer que eu coloque mais segurança nele e menos em mim. Talvez eu esteja tentando ser um bom cristão, mas sinto que ainda falta algo. Cada um desses momentos tem sido assustador e estimulante porque exige mais fé em Deus.  

Atualmente, meu “o que mais” é Deus querendo que eu adote o valor da vulnerabilidade. É um desafio para mim, porque me treinei ao longo de muitos anos para ser uma pessoa privada. Eu nunca compartilhei tudo em meu coração e mente, porque tenho muito medo de ser rejeitado ou prejudicado de alguma forma.

Felizmente, anos de seguir a Deus graciosamente reduziram isso. Cada vez que Deus me ajudou a arriscar um pouco mais a rejeição e a autoproteção, me senti um pouco mais feliz porque meu relacionamento com ele e com aqueles ao meu redor se tornou mais próximo. Ainda assim, Deus quer que eu mude mais porque ele quer que eu seja feliz.  

Que tal para você? Quais são os momentos “o que mais” em sua vida? Quando Deus lhe pediu para fazer algo fora da sua zona de conforto que foi difícil, mas uma vez que você fez isso, você ficou realmente mais feliz?

4 – Pessoas felizes valorizam relacionamentos espirituais

21Jesus lhe disse: ‘Se você quer ser completamente bom, então você deve fazer isso: você deve vender tudo o que você tem. Então dê o dinheiro para os pobres. Se você fizer isso, terá muitas coisas valiosas no céu. Então volte e seja meu discípulo.’ 22 Ao ouvir isso, o jovem foi embora. Ele não estava feliz. Ele estava se sentindo triste porque era um homem muito rico.

Mateus 19:21-22

Jesus disse ao jovem rico que seu “que mais” era abrir mão de tudo o que tinha. Por que Jesus pediria isso a ele? Ele queria que ele fosse pobre? 

Não, de jeito nenhum. Havia muitos seguidores de Deus que eram ricos e de boa posição ( Mateus 27:57 , Lucas 8:3 ). Jesus sabia que o bem mais valioso do jovem e sua fonte de felicidade eram suas riquezas. Para estar em um relacionamento correto com Deus e encontrar felicidade duradoura, ele precisaria valorizar seu relacionamento com Deus mais do que qualquer outra coisa.

O que valorizamos importa e é evidente em como gastamos nosso tempo, com quem o gastamos e onde investimos nossos corações. Podemos nos dedicar a seguir todas as regras como esse jovem rico sem nos dedicarmos ao nosso relacionamento com Deus. Isso significa que podemos participar de todos os eventos da igreja, servir aos outros e até ler a Bíblia e orar regularmente sem valorizar nosso relacionamento com Deus mais do que qualquer outra coisa. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *