Estudo de Salmos 17:1 – Comentado e Explicado

Súplica de Davi. Ouvi, Senhor, uma causa justa! Atendei meu clamor! Escutai minha prece, de lábios sem malícia.
Salmos 17:1

Comentário de Albert Barnes

Ouça o certo – Margem, como em hebraico, “justiça”. A oração é que Deus consideraria o que era “certo” no caso, ou que ele justificaria o salmista daquilo que estava errado. É a expressão de sua confiança confiante, mesmo na presença de Deus, que sua causa estava certa e que ele estava pedindo apenas o que seria consistente para um Deus “justo” fazer. Só podemos oferecer uma oração aceitável quando temos certeza de que seria correto que Deus a respondesse, ou que seria consistente com a justiça perfeita e eterna atender nossos pedidos. Deve-se observar aqui, no entanto, que o fundamento da petição do salmista não é que “ele” era justo, ou seja, ele não baseou sua petição no fundamento de seus próprios méritos, mas que sua “causa” era justo; que ele foi injustamente oprimido e perseguido por seus inimigos. Não podemos pedir a Deus que interponha em nosso favor, porque temos uma reivindicação a seu favor com base em nosso próprio mérito; podemos pedir que ele se interponha porque o mal é feito, e sua glória será promovida para garantir o que é justo e correto.

Atenda ao meu clamor – A palavra usada aqui – ??? rinnâh – significa um grito de alegria, Salmo 30: 5 ; Salmo 42: 4 ; Salmo 47: 1 ; ou um lamento triste, clamor, lamento, Salmo 61: 1 ; et soepe. É expressivo, em ambos os casos, de sentimentos profundos que se exalam de maneira audível. Aqui denota o sincero “pronunciamento” da oração.

Preste atenção à minha oração – Veja as anotações no Salmo 5: 1 .

Isso não sai de lábios fingidos – Margem, como no hebraico, “sem lábios de engano”. Ou seja, isso é sincero ou procede do coração. A pronunciação dos lábios não deturpa os sentimentos do coração. A verdadeira oração é aquela em que os lábios “representam” os sentimentos reais da alma. Na oração hipócrita, um não é uma representação adequada do outro. É evidente que a oração aqui não era mera oração mental ou um mero desejo do coração. Foi proferida oração, ou oração oral; e, embora privado, era na forma de palavras pronunciadas. O sentimento foi tão grande que foi expresso em um grito audível a Deus. Emoções profundas geralmente encontram vazão em expressões tão audíveis e fervorosas. Compare a fervorosa oração do Salvador no jardim do Getsêmani, Lucas 22:41 e segs.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 17.

Davi, confiante em sua integridade, pede defesa de Deus contra seus inimigos: ele mostra seu orgulho, arte e ânsia; ele ora contra eles confiando em sua esperança.

Uma oração de Davi.

Título. ???? ???? tephillah ledavid, uma oração de Davi. O autor, neste Salmo, ora sinceramente pela libertação de seus inimigos; quem ele descreve como pronto para engoli-lo. Nos versos 4 e 5, ele justifica sua inocência e retrata seus inimigos no dia 14 como pessoas intoxicadas pela prosperidade. Nos versículos 3 e 15, parece ser uma peça noturna. O Dr. Delaney supõe que tenha sido escrito após a separação de David com Jonathan, e exilado. Veja 1 Samuel 20:42 .

Salmos 17: 1 . Ouça o certo, ó Senhor Ouça, ó justo Senhor ] Houbigant.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 17: 1 . Ouça o certo, ó Senhor – hebraico, z , tzedek, justiça, isto é, minha causa justa, ou eu, que, apesar de todas as suas acusações e calúnias, é justo em minha conduta em relação a eles e a todos os homens. Atenda ao meu clamor – Minha oração fervorosa, atendida com fortes gritos. Isso não sai de lábios fingidos – o hebraico ????? ???? envia-lhe mirmah, lábios de engano ou dolo, que falam uma coisa quando o coração conhece e projeta outra. Essa profissão de sinceridade em suas palavras abre caminho para seu apelo solene a Deus, nos versículos seguintes.

Comentário de E.W. Bullinger

Título. Oração. Hebraico. Tephillah. Um dos cinco Salmos assim chamados (17; 86; 90; 102; 142). Veja App-63. É uma oração do Messias, o verdadeiro David; em vista dos Salmos 16: 6-11 , compare Salmos 17:15 .

Ouça. . . comparecer . . . Dê ouvidos. Figura do discurso Anabasis . App-6.

certo = justiça. Compare os Salmos 17:15 e Estrutura.

SENHOR. Hebraico. Jeová.

orelha. Figura do discurso Anthropopatheia. App-6. Compare os versículos: Salmos 17: 2 , olhos; 7, mão; 8, asas; 15, cara.

fingido = inocente.

Comentário de Adam Clarke

Ouça o que é certo – Atenda à justiça da minha causa, ??? ???? Yehová tsedek , o justo Jeová. “Ó justo Jeová, atenda ao meu clamor.”

Não sai dos lábios fingidos – Minha súplica é sincera; e o desejo do meu coração acompanha as palavras dos meus lábios.

Comentário de John Calvin

1. Ouça a minha justiça, ó Jeová. O salmista começa o salmo estabelecendo a bondade de sua causa. Ele faz isso porque Deus prometeu que não permitirá que os inocentes sejam oprimidos, mas sempre os apoiará por fim. Alguns explicam a palavra justiça como denotando oração justa, uma interpretação que me parece insatisfatória. O significado é que Davi, confiando em sua própria integridade, interpõe Deus como um juiz entre ele e seus inimigos, para conhecer ou determinar em sua causa. Já vimos, em um salmo anterior, que, quando tivermos que lidar com homens iníquos, poderemos protestar de maneira garantida nossa inocência diante de Deus. Como, no entanto, não seria suficiente para os fiéis terem o testemunho de aprovação de uma boa consciência, David acrescenta à sua fervorosa oração de protesto. Mesmo pessoas irreligiosas podem freqüentemente se gabar de ter uma boa causa; mas, como não reconhecem que o mundo é governado pela providência de Deus, contentam-se em desfrutar da aprovação de sua própria consciência, enquanto falam, e, mordendo um pouco, suportam os ferimentos que lhes são causados ??de maneira bastante obstinada do que firmemente, vendo que eles não buscam nenhum consolo na fé e na oração. Mas os fiéis não apenas dependem da bondade de sua causa, mas também comprometem com Deus que Ele possa defendê-la e mantê-la; e sempre que alguma adversidade lhes ocorre, eles se dirigem a ele em busca de ajuda. Este é, portanto, o significado da passagem; é uma oração que Deus, que sabia que Davi havia feito com justiça e cumprisse seu dever sem dar oportunidade a alguém para culpá-lo (339) e, portanto, para ser molestado por seus inimigos com injustiça, o olharia graciosamente ; e que ele faria isso especialmente porque, confiando em sua ajuda, ele nutria boa esperança e, ao mesmo tempo, orava a ele com um coração sincero. Pelas palavras clamor e oração, ele quer dizer a mesma coisa; mas a palavra chorar e a repetição do que denota, por uma expressão diferente, servem para mostrar seu veemente, sua intensa seriedade de alma. Além disso, quando os hipócritas falam alto em louvor a si mesmos e mostram aos outros um sinal da grande confiança que eles têm em Deus, proferem gritos altos, Davi protesta consigo mesmo que ele não fala enganosamente; em outras palavras, que ele não faz uso de seu clamor e oração como pretexto para cobrir seus pecados, mas entra na presença de Deus com sinceridade de coração. Por essa forma de oração, o Espírito Santo nos ensina que devemos diligentemente viver uma vida íntegra e inocente, para que, se houver alguém que nos cause problemas, possamos nos gabar de ser culpados e perseguidos injustamente. . (340) Novamente, sempre que os iníquos nos atacam, o mesmo Espírito nos chama a participar em oração; e se algum homem, confiando no testemunho de uma boa consciência de que desfruta, negligencia o exercício da oração, defraude a Deus a honra que lhe pertence, ao não se referir a sua causa e não o deixar julgar e determinar nele. Aprendemos também que quando nos apresentamos diante de Deus em oração, isso não deve ser feito com os ornamentos de uma eloquência artificial, pois a melhor retórica e a melhor graça que podemos ter diante dele consiste em pura simplicidade.

Comentário de John Wesley

Ouve, ó SENHOR, o direito, ouve o meu clamor, ouve a minha oração, que não sai dos lábios fingidos.

O certo – Considere minha justa causa.

Referências Cruzadas

2 Crônicas 7:15 – De hoje em diante os meus olhos estarão abertos e os meus ouvidos atentos às orações feitas neste lugar.

Neemias 1:6 – que os teus ouvidos estejam atentos e os teus olhos estejam abertos para ouvir a oração que o teu servo está fazendo dia e noite diante de ti em favor de teus servos, o povo de Israel. Confesso os pecados que nós, os israelitas, temos cometido contra ti. Sim, eu e o meu povo temos pecado contra ti.

Salmos 5:2 – Atenta para o meu grito de socorro, meu Rei e meu Deus, pois é a ti que imploro.

Salmos 7:8 – O Senhor é quem julga os povos. Julga-me, Senhor, conforme a minha justiça, conforme a minha integridade.

Salmos 18:20 – O Senhor me tratou conforme a minha justiça; conforme a pureza das minhas mãos recompensou-me.

Salmos 18:44 – Assim que me ouvem, me obedecem; são estrangeiros que se submetem a mim.

Salmos 43:1 – Faze-me justiça, ó Deus, e defende a minha causa contra um povo infiel; livra-me dos homens traidores e perversos.

Salmos 55:2 – ouve-me e responde-me! Os meus pensamentos me perturbam, e estou atordoado

Salmos 61:1 – Ouve o meu clamor, ó Deus; atenta para a minha oração.

Salmos 66:19 – mas Deus me ouviu, deu atenção à oração que lhe dirigi.

Salmos 86:1 – Inclina os teus ouvidos, ó Senhor, e responde-me, pois sou pobre e necessitado.

Salmos 140:12 – Sei que o Senhor defenderá a causa do necessitado e fará justiça aos pobres.

Salmos 142:1 – Em alta voz clamo ao Senhor; elevo a minha voz ao Senhor, suplicando misericórdia.

Salmos 142:6 – Dá atenção ao meu clamor, pois estou muito abatido; livra-me dos que me perseguem, pois são mais fortes do que eu.

Salmos 145:18 – O Senhor está perto de todos os que o invocam, de todos os que o invocam com sinceridade.

Jeremias 3:10 – Apesar de tudo isso, sua irmã Judá, a traidora, não voltou para mim todo o coração, mas sim com fingimento”, declara o Senhor.

Daniel 9:18 – Inclina os teus ouvidos, ó Deus, e ouve; abre os teus olhos e vê a desolação da cidade que leva o teu nome. Não te fazemos pedidos por sermos justos, mas por causa da tua grande misericórdia.

Mateus 15:8 – ‘Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.

João 1:47 – Ao ver Natanael se aproximando, disse Jesus: “Aí está um verdadeiro israelita, em quem não há falsidade”.

1 João 3:21 – Amados, se o nosso coração não nos condenar, temos confiança diante de Deus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *