Estudo de Salmos 89:35 – Comentado e Explicado

Jurei uma vez por todas pela minha santidade: a Davi não faltarei jamais.
Salmos 89:35

Comentário de Albert Barnes

Uma vez jurei por minha santidade – isto é, de uma vez por todas; – um único juramento – um juramento uma vez feito por mim – garante isso. Jurar por sua “santidade” é prometer sua própria natureza santa; para ter certeza de que ele é santo; para apostar toda a questão de sua santidade nisso. Ou seja, se isso não fosse realizado – se ele falhasse nisso – provaria que ele não era um Deus santo.

Que eu não mentirei para Davi – Margem, como em hebraico, “se eu mentir”. O significado é que ele seria encontrado fiel à promessa. Ver Salmo 89: 3-4 ; compare 2 Samuel 7: 8-16 .

Comentário de Thomas Coke

Salmos 89:35 . Uma vez jurei, etc. – Uma coisa juro pela minha santidade; ( Não mentirei para Davi 🙂 Salmos 89:36 . Sua semente durará para sempre, etc. Salmos 89:37 . Como a lua, ela ficará firme para sempre, e será uma testemunha fiel no céu: ou seja, “A lua será uma testemunha fiel desta promessa de Deus, enquanto continuar nos céus”. Veja Mudge e Houbigant.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 89:35 . Uma vez jurei por minha santidade, etc. – Aqui, ele designa algumas razões pelas quais ele não violaria sua aliança com Davi, embora ele devesse ter apenas o que fazer e que, por justa causa, quebrou sua aliança feita com outros; Primeiro, porque essa aliança foi confirmada por seu juramento, que acrescentou não apenas mais solenidade, mas mais estabilidade e certeza, de acordo com o raciocínio do apóstolo, Hebreus 6: 13-18 , segundo o qual ele mostra que Deus acrescentou um juramento a seu juramento. promessa feita a Abraão, fazer e provar que é imutável; e Hebreus 7:20 , etc., onde ele prova que o sacerdócio de Melquisedeque é imutável, porque foi confirmado por um juramento. E embora os julgamentos, simplesmente ameaçados, nem sempre tenham sido executados, mas às vezes impedidos; contudo, aquelas cominações, confirmadas por juramento, foram assim prestadas e declaradas irrevogáveis, como vemos Números 14: 28-30 ; Jeremias 44:26 . 2d, porque Deus jurou por sua santidade; no qual ele raramente fala ou xinga, e quando o faz, constantemente acrescenta mais peso e confirmação ao que é declarado, como Salmos 60: 6 ; Salmos 108: 7 ; Amós 4: 2 .

Comentário de Adam Clarke

Uma vez jurei – tomei uma decisão sobre essa cabeça e me ativei à minha santidade; é impossível que eu mude, e não precisa de um segundo juramento, o que já foi feito é de uma obrigação sem fim.

Comentário de John Calvin

35. Uma vez jurei por minha santidade. Deus agora confirma por juramento o que ele declarou anteriormente que havia prometido a Davi; pelo qual parece que não era uma questão de pouca importância; sendo certo que Deus não interporia seu santo nome em referência ao que não tinha conseqüências. É um sinal de singular bondade para ele, ao ver-nos propensos a desconfiar, fornecer um remédio para ele com tanta compaixão. Temos, portanto, menos desculpas se não abraçarmos, com fé verdadeira e inabalável, sua promessa que é tão fortemente ratificada, pois, em seu profundo interesse por nossa salvação, ele não retém seu juramento, para que possamos ceder toda a credibilidade à sua palavra. Se não considerarmos suficientemente sua simples promessa, ele acrescenta seu juramento, por assim dizer, por uma promessa. O advérbio uma vez, (551) denota que o juramento é irrevogável e que, portanto, não temos a menor razão para estarmos apreensivos com qualquer inconstância. Ele afirma que jurou por sua santidade, porque não pode ser encontrado um maior que ele, por quem ele possa jurar. Ao jurar por Ele, nós o constituímos juiz e o colocamos como soberano sobre nós, assim como ele é nosso soberano por natureza. É uma maneira de expressão mais enfática para ele dizer, pela minha santidade, do que se tivesse dito por mim mesmo, não apenas porque amplia e exalta sua glória, mas também porque é muito mais adequado para a confirmação da fé, chamando de volta, como o faz, os fiéis à habitação terrestre que ele havia escolhido para si, para que não achassem necessário procurá-lo à distância; pois, pelo termo santidade, não tenho dúvida, ele se refere ao santuário. E, no entanto, ele jura por si mesmo e por nada mais; pois, ao nomear o templo que ele havia designado como sede, ele não se afasta; mas, apenas acomodando sua linguagem a nossos rudes entendimentos, jura por sua santidade que mora visivelmente na terra. Com relação à forma elíptica do juramento, vimos, em um salmo anterior, que essa era uma maneira de jurar bastante comum entre os hebreus. Assim, eles foram avisados ??de que o nome de Deus não deveria ser usado sem a devida consideração, para que, ao usá-lo de forma imprudente e irreverente, devessem atrair para si a vingança divina. A forma abrupta e suspensa de expressão foi, por assim dizer, um freio para impedi-los e dar-lhes oportunidade de reflexão. Não é incomum que Deus peça emprestado algo do costume comum dos homens.

Referências Cruzadas

Salmos 110:4 – O Senhor jurou e não se arrependerá: “Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque”.

Salmos 132:11 – O Senhor fez um juramento a Davi, um juramento firme que ele não revogará: “Colocarei um dos seus descendentes no seu trono.

Amós 4:2 – O SENHOR Soberano jurou pela sua santidade: “Certamente vai chegar o tempo em que serão levados com ganchos, e os últimos de vocês com anzóis.

Amós 8:7 – O SENHOR jurou contra o orgulho de Jacó: “Jamais esquecerei coisa alguma do que eles fizeram.

2 Tessalonicenses 2:13 – Mas nós, devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade.

Tito 1:2 – fé e conhecimento que se fundamentam na esperança da vida eterna, a qual o Deus que não mente prometeu antes dos tempos eternos.

Hebreus 6:13 – Quando Deus fez a sua promessa a Abraão, por não haver ninguém superior por quem jurar, jurou por si mesmo,

Hebreus 6:17 – Querendo mostrar de forma bem clara a natureza imutável do seu propósito para com os herdeiros da promessa, Deus o confirmou com juramento,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *