Estudo de Salmos 103:6 – Comentado e Explicado

O Senhor faz justiça, dá o direito aos oprimidos.
Salmos 103:6

Comentário de Albert Barnes

O Senhor executa retidão e julgamento – isto é, “justiça”. Ele vê que a justiça é feita aos oprimidos. Ele está do lado deles. Sua lei, seus comandos, suas decisões judiciais, suas interposições providenciais estão a seu favor. Isso não significa que será feito de uma só vez; ou que nunca haverá atraso; ou que eles não sofram nem por muito tempo – pois isso ocorre de fato; mas o significado é que Deus tem seu verdadeiro interesse no coração; que nos momentos apropriados, e sempre e onde quer que haja qualquer relação dele no caso, seus atos são a favor daqueles que são oprimidos; e que, mais cedo ou mais tarde, haverá interposições em seu nome que justificarão inteiramente sua causa.

Para todos os oprimidos – Por leis severas; por governos injustos; pela escravidão; por decisões injustas nos tribunais; pelo orgulho e poder das pessoas más. Compare as anotações em Isaías 1:17 , as anotações em Isaías 1: 23-27 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 103: 6-7 . O Senhor executa o julgamento por todos os oprimidos – que, sendo uma perfeição singular e aquela em que a maioria dos príncipes do mundo era e é defeituosa, é justamente celebrada em Deus. Ele fez conhecer seus caminhos para Moisés – Suas leis, freqüentemente denominadas seus caminhos; ou, os métodos de lidar com os homens, e especialmente com seu povo; sua natureza misericordiosa e graciosa e providência, que é particularmente chamada de caminho de Deus, Êxodo 33:13 , em comparação com os Salmos 103: 18-19 , e cap. Salmos 34: 6-7 , e que é descrito aqui nos seguintes versículos. Seus atos, etc. – Suas obras maravilhosas e graciosas.

Comentário de E.W. Bullinger

O Senhor. Hebraico. Jeová. App-4.

Comentário de Adam Clarke

O Senhor executa – Isso será feito porque o Senhor vingará seus eleitos que clamaram a ele dia e noite por sua libertação: “Ele é lento para irar-se;” mas ele vai punir. “Ele é abundante em misericórdia”, e ele salvará. O pecador perseverante será destruído; o humilde penitente será salvo.

Comentário de John Calvin

6. Jeová executa a justiça Davi, depois de contar os benefícios divinos concedidos a si mesmo, passa agora desta consideração pessoal para ter uma visão mais ampla do assunto. Contudo, não há dúvida de que, quando declara que Deus é o socorrista dos oprimidos, ele se inclui entre os muitos, pois desfrutara da ajuda divina sob muitas perseguições; e, a partir de sua própria experiência, ele descreve o caráter em que Deus está acostumado a se manifestar em relação a todos os que são injustamente afligidos. Como os fiéis, enquanto estão neste mundo, sempre vivendo entre lobos, usando o número plural, ele celebra uma variedade de libertações, para nos ensinar que é uma obra comum de Deus socorrer seus servos sempre que os vê serem prejudicados. Portanto, somos ensinados a ter paciência quando descobrimos que Deus decide vingar nossos erros e que ele nos cobre com o escudo de sua justiça, ou nos defende com a espada de seu julgamento, sempre que somos agredidos injustamente. .

Referências Cruzadas

Deuteronômio 24:14 – Não se aproveitem do pobre e necessitado, seja ele um irmão israelita ou um estrangeiro que viva numa das suas cidades.

Jó 27:13 – “Este é o destino que Deus determinou para o ímpio, a herança que o mau recebe do Todo-poderoso:

Salmos 9:9 – O Senhor é refúgio para os oprimidos, uma torre segura na hora da adversidade.

Salmos 10:14 – Mas tu enxergas o sofrimento e a dor; observa-os para tomá-los em tuas mãos. A vítima deles entrega-se a ti; tu és o protetor do órfão.

Salmos 12:5 – “Por causa da opressão do necessitado e do gemido do pobre, agora me levantarei”, diz o Senhor. “Eu lhes darei a segurança que tanto anseiam. “

Salmos 72:4 – Defenda ele os oprimidos entre o povo e liberte os filhos dos pobres; esmague ele o opressor!

Salmos 72:12 – Pois ele liberta os pobres que pedem socorro, os oprimidos que não têm quem os ajude.

Salmos 109:31 – pois ele se põe ao lado do pobre para salvá-lo daqueles que o condenam.

Salmos 146:7 – Ele defende a causa dos oprimidos e dá alimento aos famintos. O Senhor liberta os presos,

Provérbios 14:31 – Aquele que oprime o pobre com isso despreza o seu Criador, mas quem ao necessitado trata com bondade honra a Deus.

Provérbios 22:22 – Não explore os pobres por serem pobres, nem oprima os necessitados no tribunal,

Provérbios 23:10 – Não mude de lugar os antigos marcos de propriedade, nem invada as terras dos órfãos,

Isaías 14:4 – assim você zombará do rei da Babilônia: Como chegou ao fim o opressor! Sua arrogância acabou-se!

Isaías 14:17 – e fez do mundo um deserto, conquistou cidades e não deixou que os seus prisioneiros voltassem para casa? “

Isaías 58:6 – “O jejum que desejo não é este: soltar as correntes da injustiça, desatar as cordas do jugo, pôr em liberdade os oprimidos e romper todo jugo?

Jeremias 7:6 – se não oprimirem o estrangeiro, o órfão e a viúva e não derramarem sangue inocente neste lugar, e se vocês não seguirem outros deuses para a sua própria ruína,

Ezequiel 22:7 – Em seu meio eles têm tratado pai e mãe com desprezo, e têm oprimido o estrangeiro e maltratado o órfão e a viúva.

Ezequiel 22:12 – Em seu meio há homens que aceitam suborno para derramar sangue; você empresta visando lucro e a juros e obtém ganhos injustos, extorquindo o próximo. E você se esqueceu de mim; palavra do Soberano Senhor.

Miquéias 2:1 – Ai daqueles que planejam maldade, dos que tramam o mal em suas camas! Quando alvorece, eles o executam, porque isso eles podem fazer.

Miquéias 3:2 – Mas odeiam o bem e amam o mal; arrancam a pele do meu povo e a carne dos seus ossos.

Tiago 2:6 – Mas vocês têm desprezado o pobre. Não são os ricos que oprimem vocês? Não são eles os que os arrastam para os tribunais?

Tiago 5:1 – Ouçam agora vocês, ricos! Chorem e lamentem-se, tendo em vista a miséria que lhes sobrevirá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *