Estudo de Salmos 105:3 – Comentado e Explicado

Gloriai-vos do seu santo nome; rejubile o coração dos que procuram o Senhor.
Salmos 105:3

Comentário de Albert Barnes

Gloriai-vos em seu santo nome – A palavra original traduzida “glória” é a mesma palavra que é comumente usada para denotar “louvor”, e tem esse significado aqui. A idéia é: em seus louvores, deixe o assunto principal ser o nome de Deus – o santo nome pelo qual ele escolhe ser conhecido. O hebraico é “o nome de sua santidade”. Isso implica

(a) que devemos nos alegrar em Deus – em seu próprio nome – naquilo pelo qual ele escolhe se tornar conhecido;

(b) que é um assunto especial de louvor e alegria que o nome dele seja “santo”; isto é, que ele é um ser santo.

Isso pode ser motivo de verdadeiro regozijo apenas para aqueles que são eles mesmos santos; mas devidamente considerada, uma das maiores razões para se regozijar em Deus é o fato de ele ser santo; que ele não pode encarar o pecado, mas com aversão. Não haveria base de confiança em Deus se não fosse assim.

Regozije-se o coração deles que buscam o Senhor – que desejam conhecê-lo; que vêm para elogiá-lo. Que seus corações se alegrem – ou que sejam felizes:

(a) porque eles são “autorizados” a procurá-lo;

(b) porque estão inclinados a procurá-lo;

(c) porque eles têm um Deus para chegar – Um tão poderoso, tão santo, tão bom, tão gracioso.

Comentário de E.W. Bullinger

piedosos. Veja a nota em Êxodo 3: 5 .

Comentário de Adam Clarke

Gloriai-vos no seu santo nome – Mostre o nome de Jesus: exulte nele – louve-o. Seu nome foi chamado Jesus; porque ele veio para salvar seu povo de seus pecados.

Regozije-se o coração deles – Ou seja, regozije- se o coração daqueles que buscam o Senhor: por isso é acrescentado:

Comentário de John Wesley

Gloriai-vos no seu santo nome; exulte o coração deles que buscam ao Senhor.

Glória – Glória no Deus a quem você serve, como o único Deus verdadeiro.

Referências Cruzadas

Salmos 9:10 – Os que conhecem o teu nome confiam em ti, pois tu, Senhor, jamais abandonas os que te buscam.

Salmos 34:2 – Minha alma se gloriará no Senhor; ouçam os oprimidos e se alegrem.

Provérbios 8:17 – Amo os que me amam, e quem me procura me encontra.

Isaías 45:19 – Não falei secretamente, de algum lugar numa terra de trevas; eu não disse aos descendentes de Jacó: ‘Procurem-me à toa’. Eu, o SENHOR, falo a verdade; eu anuncio o que é certo”.

Isaías 45:25 – Mas no Senhor todos os descendentes de Israel serão considerados justos e exultarão.

Isaías 55:6 – Busquem o Senhor enquanto se pode achá-lo; clamem por ele enquanto está perto.

Jeremias 9:23 – Assim diz o Senhor: “Não se glorie o sábio em sua sabedoria nem o forte em sua força nem o rico em sua riqueza,

Lamentações 3:25 – O Senhor é bom para com aqueles cuja esperança está nele, para com aqueles que o buscam;

Lucas 11:9 – “Por isso lhes digo: Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta.

1 Coríntios 1:29 – para que ninguém se vanglorie diante dele.

1 Coríntios 1:31 – para que, como está escrito: “Quem se gloriar, glorie-se no Senhor”.

Gálatas 6:14 – Quanto a mim, que eu jamais me glorie, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por meio da qual o mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *