Estudo de Isaías 10:21 – Comentado e Explicado

Um resto voltará, um resto de Jacó, para o Deus forte.
Isaías 10:21

Comentário de Albert Barnes

O remanescente … – Ou seja, aqueles que serão deixados após a invasão de Senaqueribe.

Voltará – Abandonará seus ritos idólatras e locais de adoração, e adorará o Deus verdadeiro.

O poderoso Deus – O Deus que havia demonstrado seu poder em vencer e destruir os exércitos de Senaqueribe.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 10: 21-23 . O remanescente retornará – hebraico, ???? ????? , shear-jashub, o nome dado a um dos filhos do profeta (ver Isaías 7: 3 ), em confirmação da verdade das promessas de Deus. Pode ser processado, como aqui, o remanescente, ou, um remanescente, ou, mas um remanescente, retornará; ao poderoso Deus hebraico, ?? ???? , a própria denominação dada a Cristo, Isaías 9: 6 . Pois embora o teu povo Israel – ou o teu povo, ó Israel; a quem o profeta, por um apóstrofo, dirige seu discurso; seja como a areia, etc. , ainda um remanescente – Ou apenas um remanescente , como antes; retornará – Por que isso é uma ameaça em relação a alguns, bem como uma promessa em relação a outros, é evidente a partir disso e do versículo seguinte. O consumo decretado transbordará – diz-se que os julgamentos de Deus transbordam quando se espalham geralmente, sendo a metáfora retirada de uma inundação que varre tudo à sua frente. A destruição do povo de Israel já foi decretada pelo conselho fixo de Deus e, portanto, deve ser executada, e como um dilúvio os transborda, com ou em retidão, como a palavra é traduzida em Romanos 9:28 , ou seja, com justiça, e ainda com clemência, na medida em que poupou um considerável remanescente deles, quando poderia tê-los destruído completamente. No meio da terra – Em todas as partes da terra, exceto Jerusalém, que deveria ser preservada na invasão assíria. O bispo Lowth traduz esses versículos: “Embora teu povo, ó Israel, seja como a areia do mar, apenas um remanescente deles retornará. A consumação decidida transborda com rigorosa justiça: por um decreto completo e decisivo Jeová, o Senhor dos exércitos, cumprirá no meio da terra. ” A afirmação do profeta de que apenas um remanescente de Judá e Efraim deve ser preservado e retornar em verdadeiro arrependimento a Deus, pode justamente causar admiração e ofensa, tanto a judeus quanto a israelitas, no momento em que ele falou essas coisas: pois implicava que longe, a maior parte do povo deveria perecer, o que eles devem ter concebido altamente improvável, especialmente porque eram naquela época muito numerosos e florescentes. O profeta, portanto, declara repetidamente, e mais explicitamente, que Deus havia determinado, por um decreto absoluto e preciso, exercer assim sua justiça e severidade sobre eles. É evidente que este é o sentido da passagem atual, embora exista alguma dificuldade nas expressões. Essa profecia foi, em parte, cumprida no cativeiro babilônico, mas não há dúvida de que ela também tem uma referência aos tempos do Messias: veja nota em Romanos 9:27 . De fato, como Lowth observa, o remanescente, tão milagrosamente preservado em Jerusalém desde a invasão de Senaqueribe, era um tipo ou figura desse pequeno número de convertidos sob o evangelho, denominado s???µe??? ( Atos 2:47 ) , como deve ser salvo, a saber , como deve escapar da vingança que caiu sobre o corpo principal da nação judaica, por seu pecado em rejeitar a Cristo. E haverá outro remanescente deles que será salvo nos últimos dias da Igreja Cristã.

Comentário de Adam Clarke

Os remanescentes voltarão – ao Deus poderoso – ???? ?? El gibbor , o Deus poderoso ou conquistador; o Messias, a mesma pessoa mencionada em Isaías 10: 6 ; do capítulo anterior.

Comentário de John Calvin

21. Um remanescente deve retornar. Esta é uma confirmação da declaração anterior. Contudo, nas palavras ??? ???? , ( Shear Yashub ), um remanescente deve retornar , parece haver uma alusão àquela passagem na qual o filho de Isaías foi chamado Shear-jashub . ( Isaías 7: 3. ) Em nossas observações, afirmamos que esse nome peculiar lhe foi dado em referência ao evento, para que pudesse ser considerado como uma promessa da libertação futura a respeito da qual seu pai profetizou. Era necessário que os judeus fossem confirmados de várias maneiras, para que estivessem convencidos de que o Senhor finalmente os traria de volta. Esse também é o design do que ele adiciona imediatamente –

Ao poderoso Deus; isto é, àquele a quem o povo, depois de ter retornado de sua antiga apostasia, reconhecerá ser o guardião de sua salvação. Este atributo, poderoso , é atribuído a Deus pelo bem da ocasião em que as palavras foram usadas. Ele poderia ter achado suficiente expressar poder pelo nome ?? , ( El ) Deus , que também significa poderoso ; mas ele escolheu igualmente acrescentar a ele ???? , ( gibbor ), isto é, forte ou poderoso , a fim de excitar o povo a uma maior confiança. Como foi possível que o povo se dirigisse aos assírios e egípcios, mas porque eles não achavam que Deus era suficiente para eles? Esta é a fonte de todos os males, quando não estamos totalmente convencidos de que em Deus tudo é o que pode ser desejado para a nossa salvação.

Referências Cruzadas

Isaías 7:3 – Então o Senhor disse a Isaías: “Saiam, você e seu filho Sear-Jasube, e vão encontrar-se com Acaz no final do aqueduto do açude Superior, na estrada que vai para o campo do Lavandeiro.

Isaías 9:6 – Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.

Isaías 9:13 – Mas o povo não voltou para aquele que os feriu, nem buscou o Senhor dos Exércitos.

Isaías 19:22 – O Senhor ferirá os egípcios; ele os ferirá e os curará. Eles se voltarão para o Senhor, e ele responderá às suas súplicas e os curará.

Isaías 55:7 – Que o ímpio abandone seu caminho, e o homem mau, os seus pensamentos. Volte-se ele para o Senhor, que terá misericórdia dele; volte-se para o nosso Deus, pois ele perdoará de bom grado.

Isaías 65:8 – Assim diz o Senhor: “Quando ainda se acha suco num cacho de uvas, os homens dizem: ‘Não o destruam, pois ainda há algo bom’; assim farei em favor dos meus servos; não os destruirei totalmente.

Oséias 6:1 – “Venham, voltemos para o Senhor. Ele nos despedaçou, mas nos trará cura; ele nos feriu, mas sarará nossas feridas.

Oséias 7:10 – A arrogância de Israel testifica contra ele, mas, apesar de tudo isso, ele não se volta para o Senhor, para o seu Deus, e não o busca.

Oséias 7:16 – Eles não se voltam para o Altíssimo; são como um arco defeituoso. Seus líderes serão mortos à espada por causa de suas palavras insolentes. E por isso serão ridicularizados no Egito.

Oséias 14:1 – Volte, ó Israel, para o Senhor, para o seu Deus. Seus pecados causaram sua queda!

Atos dos Apóstolos 26:20 – Preguei em primeiro lugar aos que estavam em Damasco, depois aos que estavam em Jerusalém e em toda a Judéia, e também aos gentios, dizendo que se arrependessem e se voltassem para Deus, praticando obras que mostrassem o seu arrependimento.

2 Coríntios 3:14 – Na verdade as mentes deles se fecharam, pois até hoje o mesmo véu permanece quando é lida a antiga aliança. Não foi retirado, porque é somente em Cristo que ele é removido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *